Buscar

Estudo de caso - Metodologia e técnicas de pesquisa UNINGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O texto se inicia a contar quando um colega aposentado de Rubem vai ao seu escritório em busca de um esclarecimento sobre o que significa científico, pois esta escrevendo um livro sobre tudo o que já viveu e dizem que não serve por não ser científico. Para explicar de forma mais compreensiva Rubem conta-lhe a história de uma aldeia existente a margem de um rio imenso onde habitavam criaturas misteriosas incapazes de serem capturadas. Assim havia sido por gerações. Até que um dia um dos aldeões teve a ideia de fazer uma rede (objeto que nunca havia sido feito antes). Ele a teceu, armou no rio e no dia seguinte ao retirá-la percebeu que havia capturado alguma coisa, um peixe dourado. Muitas pessoas ficaram surpresas e com seu sucesso se interessaram e começaram a confeccionar redes também, tornando se importantes pois os peixes tinham muitas utilidades, passando a serem usados de diversas maneiras. Então os pescadores fabricantes organizaram uma confraria, ao qual impuseram suas regras para participação e com o passar do tempo de tanto tecer redes e falar sobre isso eles esqueceram a linguagem falada na aldeia e acabaram por criarem sua própria linguagem passando a acreditar que era real somente aquilo que eles falavam, faziam e que estivesse relacionado a suas redes e peixes, as demais coisas desde as nuvens até as cores, cheiros, sentimentos, músicas, amor e tudo que não fossem pescados no rio com rede aprovada para eles não era real.
Com essa comparação Rubem consegue explicar para seu colega de uma maneira mais elaborada o que significa científico. Mesmo que as redes usadas fossem boas e os peixes muito bom existem inúmeras coisas que também são reais, porém não se pesca no rio com essas redes. Da mesma forma o sabiá que seu colega havia citado. Por não ser do conhecimento dos ouvintes para eles não era real.
No entanto, científico é aquilo que a ciência é capaz de explicar e provar por meio de suas teorias e conhecimentos.
No caso do texto o científico são os peixes, a rede a ciência e os pescadores são os cientistas. Onde os pescadores tem a certeza de sua pesca e os cientistas de seu conhecimento.

Continue navegando

Outros materiais