Buscar

2 - CARBOIDRATOS e LIPÍDEOS - Questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CARBOIDRATOS
1. Marque verdadeiro (V) ou falso (F), para as seguintes assertivas:
a) ( ) A síntese dos polissacarídeos segue um molde restrito que apresenta ponto de parada específico, regulado pela expressão gênica.
b) ( ) Todos os monossacarídeos possuem atividade óptica ativa, ou seja, possuem carbono quiral.
c) ( ) Os carboidratos podem tem atividade energética, e estrutural, como o glicogênio e a quitina, respectivamente.
d) ( ) Carboidratos são poli-hidroxialdeídos ou poli-hidroxicetonas ou substâncias que geram esses compostos quando hidrolisados.
e) ( ) Monossacarídeos com cinco ou mais átomos de carbono no esqueleto ocorrem predominantemente como estruturas cíclicas (em anel), formando hemiacetais (em cetoses) ou hemicetais (em aldoses).
f) ( ) A extremidade de uma cadeia com um carbono anomérico livre (não envolvido em ligação glicosídica) normalmente é chamada de extremidade redutora.
g) ( ) A celulose é um homopolossacarídeo, linear que apresenta ligação glicosídica do tipo β14.
2. Correlacione a coluna da direita com a da esquerda, e escreva na frente do polissacarídeo 1 se ele for um homopolissacarídeo e 2 se for um heteropolissacarídeo.
	Polissacarídeo
	Função
	a) Amido ( )
b) Glicogênio ( )
c) Quitina ( )
d) Celulose ( )
e) Peptídeoglicano ( )
f) Agarose ( )
g) Ácido Hialurônico ( )
h) Dextrana ( )
	( ) Estrutural em algas, material da parede celular
( ) Reserva energética em animais e bactérias
( ) Viscosidade e lubrificação de articulações
( ) Garante rigidez e força ao envelope celular
( ) Reserva energética em plantas
( ) Estrutural em artrópodes, garantindo rigidez e força ao citoesqueleto
( ) Estrutural na parede celular de plantas
( ) Estrutural em bactérias, adesão extracelular
3. Marque a alternativa CORRETA.
a) A mutarrotação é a interconversão dos anômeros α e β em solução aquosa.
b) O amido é um heteropolissacarídeo, pois é constituído por dois tipos de polímero, a amilose e a amilopectina.
c) É mais vantajoso para a célula armazenar glicose livre, do que glicogênio, já que este eleva muito a osmolaridade da célula.
d) A oxidação do carbono do carbonil (aldeido) de uma hexose forma um ácido urônico, enquanto que a oxidação do carbono C6 forma um ácido aldônico.
e) A fosforilação de hexoses no meio intracelular favorece a sua saída da célula para o meio extracelular.
4. Faça a correlação da coluna da direita com a da esquerda, e classifique os dissacarídeos em REDUTOR (1) ou NÃO REDUTOR (2)
	Dissacarídeo
	Monossacarideos Formadores
	a) Maltose ( )
b) Lactose ( )
c) Sacarose ( )
	( ) Frutose + Glicose
( ) Glicose + Glicose
( ) Galactose + Glicose
5. Quanto à molécula do glicogênio marque a alternativa INCORRETA.
a) Em relação às gorduras, o glicogênio possui a vantagem de ser solúvel em água e poder ser degradado em condições anaeróbias.
b) No fígado é encontrado uma maior concentração de glicogênio, mas as reservas são iguais em termos absolutos, em relação à musculatura esquelética, sendo que ambos os tecidos participam da manutenção da glicemia.
c) A formação de glicogênio é vantajoso para armazenar glicose, já que essa molécula evita grande variações de osmolaridade. Uma vez que se as células armazenassem a forma monomérica da glicose a osmolaridade intracelular sofreria aumento excessivo, ocasionando entrada de grande quantidade de água.
d) As enzimas envolvidas na degradação do glicogênio atuam nas extremidades não redutoras.
e) A molécula de glicogênio apresenta ligações do tipo (α14), com ligações (α16) nas ramificações, e essa molécula é mais ramificada do que o amido.
6. Quanto à ligação glicosídica, marque a alternativa CORRETA.
a) Essas ligações são prontamente hidrolisadas por bases, mas resistem à clivagem por ácidos.
b) Para que se forme a ligação glicosídica é necessário que os monossacarídeos, reajam primeiramente com uma molécula de água.
c) As ligações glicosídicas são clivadas por uma fosforólise.
d) As ligações glicosídicas são clivadas por hidrólise, sendo este um processo que retira uma molécula de água do carboidrato.
e) A ligação O-glicosídica é formada quando um grupo hidroxila de uma molécula de açúcar reage com carbono anomérico de outro, enquanto que a ligação N-glicosídica une o carbono anomérico de um açúcar ao átomo de nitrogênio em glicoproteínas e nucleotídeos.
7. Marque a alternativa CORRETA:
a) As enzimas humanas que agem sobre os açúcares podem agir tanto nos estereoisômeros D, quanto nos estereoisômeros E, apresentando a mesma afinidade para os dois compostos.
b) Nos carboidratos é mais comum encontrar isômeros D, assim como nos aminoácidos.
c) Os estereoisomerismo é biologicamente importante porque as enzimas que agem sobre os açúcares são absolutamente estereoespecíficas.
d) O glicogênio é armazenado em grânulos, compostos exclusivamente por este composto, enquanto que as enzimas para sua síntese e degradação ficam sempre armazenadas no complexo de golgi da célula.
e) A amilose consiste em cadeias longas e ramificadas enquanto que a amilopectina não apresenta ramificações, e esses dois tipos de polímeros entram na composição do amido.
LIPÍDEOS
1. Os lípideos são um grupo de compostos quimicamente diversos, e podem apresentar diversas características. Das características abaixo, a única que se refere aos lipídeos é:
a) Insolúveis em água e por isso não podem ser componentes estruturais.
b) Óleos são glicerídeos de ácidos insaturados que são sólidos à temperatura ambiente, e ao passarem por uma hidrogenação passam a ser líquidos.
c) Podem armazenar vitaminas como a A, D, E e C;
d) Quimicamente são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas que ao serem hidrolisados geram composto que podem ser usados como fonte energética;
e) Gorduras são glicerídeos de ácidos saturados que são sólidos à temperatura ambiente e possuem origem animal apenas.
2. Em relação aos lipídeos de armazenamento, assinale a alternativa INCORRETA:
a) As gorduras e os óleos utilizados de modo quase universal como formas de armazenamento de energia nos organismos vivos são derivados de ácidos graxos.
b) A oxidação celular dos ácidos graxos é uma reação extremamente favorável ao metabolismo humano por que se trata de uma reação altamente endergônica, cumprindo a função de armazenamento.
c) As posições dos carbonos com ligações duplas de um ácido graxo poli-insaturado é numerada a partir do carbono denominado como ômega. Nessa convenção, os ácidos graxos poli-insaturados com uma ligação dupla entre C-3 e C-4 são chamados de ácidos graxos ômega-3.
d) Os ácidos graxos mais comuns possuem um número par de carbonos, Em quase todos os ácidos graxos insaturados que ocorrem naturalmente, as ligações duplas encontram-se em configuração cis.
e) A partir do ácido graxo pode ser sintetizado os triacilgliceróis que são compostos por três ácidos graxos, cada um em ligação éster com uma molécula de glicerol.
3. Em relação aos lipídeos, classifique as afirmações em FALSO ou VERDADEIRO:
a) ( ) Os adipócitos armazenam grandes quantidades de triacilgliceróis, essas células possuem uma enzima , lipase, que catalisam a hidrólise dos triacilgliceróis em ácidos graxos.
b) ( ) As gorduras com ligações cis são menos prejudiciais que as com ligações trans, uma vez que as últimas aumentam o nível colesterol LDL, de triacilgliceróis e diminuem o nível de colesterol HDL.
c) ( ) A hidrogenação parcial de um óleo vegetal converte ligações duplas trans em ligações duplas cis que são menos prejudiciais à saúde.
d) ( ) As ceras biológicas são ésteres de ácidos graxos saturados e insaturados de cadeia longa com álcoois de cadeia longa, seus pontos de fusão geralmente são mais baixos que os dos triacilgliceróis.
e) ( ) Certas glândulas da pele do ser humano secretam ceras para proteger os pelos e a pele e mantê-los flexíveis, lubrificados e impermeáveis.
4. Cite uma vantagens de armazenar combustível na forma de triacilgliceróis ao invés de polissacarídeos.
5. A imagem abaixo representa o esquema de dois tipos de lipídeos de membrana, fosfolipídeos e glicolipídeos, escrevaabaixo da figura a qual tipo cada um pertence, e a diferença:
 
6. Sobre os lipídeos, classifique em VERDADEIRO ou FALSO.
a) ( ) Os fosfolipídeos e os esfingolipídeos são degradados no peroxissomo, e depois os metabólitos são exocitados pois não apresentam mais funções.
b) ( ) Os gangliosídeos ao serem degradados produzem uma ceramida, que é a molécula base dos esfingolipídeos.
c) ( ) O colesterol, o principal esterol nos tecidos animais, é anfipático, com um grupo cabeça polar e um corpo hidrocarbonado apolar.
d) ( ) Os ácidos biliares são derivados do colesterol e atuam como detergentes no intestino, emulsificando as gorduras da dieta para torna-las mais acessíveis às lipases digestivas.
7. Um adolescente, preocupado com seu peso, resolveu fazer uma dieta livre de gordura por diversas semanas. Se sua capacidade de sintetizar vários lipídeos fosse examinada, quais compostos apresentariam maior deficiência em sua síntese?
a) Triacilgliceróis.
b) Fosfolipídeos.
c) Colesterol.
d) Esfingolipídeos.
e) Prostaglandinas.

Outros materiais