Buscar

AVI Gestão de Pessoas Danilo

Prévia do material em texto

AVI Gestão de Pessoas - EAD
01Questão: 
“O reconhecimento inicial dos stakeholders vai determinar todos os passos da sequência. Então, o melhor é identificar, logo no começo, quem são as partes interessadas.
Os investidores, ocupantes da alta gerência e clientes internos e externos ocupam a camada mais elevada. Abaixo deles, estão os gerentes de áreas envolvidas, a equipe do projeto, parceiros e fornecedores. Há, ainda, os stakeholders externos, como os que estão ligados à comunidade impactada pelo projeto, se for o caso.
Identificar cada parte e entender seu papel é essencial. Também é interessante criar subconjuntos, como entre os stakeholders-chave, os que podem ameaçar e os que apoiam o negócio durante o desenvolvimento.
Não se esqueça de avaliar a influência deles e de classificá-los de acordo com a importância. Isso ajuda a estabelecer o senso de prioridade, na hora de atender às expectativas.”
Fonte: https://www.projectbuilder.com.br/blog/saiba-mais-sobre-o-gerenciamento-de-stakeholders-no-pmbok/
 
Com base nas partes interessadas de um projeto de sua empresa e na relação de poder x interesse, atribua formas e meios de comunicação com as partes interessadas de acordo com as 4 categorias apresentadas no gráfico.
 
Resposta:
São considerados stakeholders-chave as pessoas que vão ser diretamente impactadas pelo projeto ou aquelas que são muito influentes. Outra definição interessante para esses indivíduos que sofrem impacto direto é a de stakeholders primário. Alguns deles são:
•	fornecedores;
•	clientes;	 
•	proprietários;
•	concorrentes;
•	acionistas;
•	investidores.
Obs: retirem Essas marcações pois quando for enviar ele salva o texto desconfigurado, o texto vai todo bagunçado! O meu foi, não sei se ele, vão considerar! 
Outra classificação que merece destaque é a dos stakeholders internos e externos. Os stakeholders internos são aqueles que fazem parte do ambiente empresarial, estão envolvidos com as atividades da organização e, de certa forma, também podem fazer parte dos stakeholders primários:
•	gestores;
•	colaboradores;
•	diretores;
•	gerentes;
•	equipe do projeto.
Dependendo do projeto a ser realizado e da comunidade a ser afetada por ele, outros stakeholders podem ser reconhecidos como primários. Já os stakeholders secundários são as pessoas cujo impacto é indireto, podendo ser positivo ou negativo. 
Exemplos:
•	mídia
•	imprensa
•	grupos ambientalistas
•	governos internos e externos
•	organizações sem fins lucrativos
•	instituições financeira
Para que o gerenciamento de stakeholders, do projeto seja eficiente, é importante entender a quantas anda o relacionamento entre as partes interessadas. A partir das táticas genéricas e das específicas, é o momento de compreender se ocorreram mudanças na classificação, por exemplo.
Também, é relevante medir a satisfação, acompanhar se as expectativas têm sido atendidas e assim por diante. A partir desses resultados, é possível redirecionar a atuação, de modo a torná-la ainda mais estratégica.
02 Questão:
“De imediato, é necessário considerar que a comunicação empresarial não flui no vazio, não se realiza à margem das organizações, mas está umbilicalmente associada a um particular sistema de gestão, a uma específica cultura organizacional e que é expressão, portanto, de uma realidade concreta. Para que a comunicação empresarial seja assumida como estratégica, haverá, pois, necessidade, de que essa condição lhe seja favorecida pela gestão, pela cultura e mesmo pela alocação adequada de recursos (humanos, tecnológicos e financeiros), sem os quais ela não se realiza. A intenção ou o desejo apenas não produz a realidade. Logo, se esses pressupostos não estiverem devidamente satisfeitos, será prematuro concluir pelo caráter estratégico da comunicação empresarial. Mais ainda: a comunicação não será estratégica em função unicamente do trabalho mais ou menos competente dos profissionais de comunicação. Há exigências outras que, infelizmente, fogem ao seu controle.”
Fonte:
BUENO, Wilson da Costa. A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ESTRATÉGICA: DEFININDO OS CONTORNOS DE UM CONCEITO. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 4, n. 7, p. 11-20, jan./jun. 2005
 
As pessoas como recursos nas organizações, necessitam apresentar uma comunicação adequada visando atuar em seus níveis estratégicos, e também buscam um desempenho eficaz nas equipes de trabalho. Você viu no texto que muito se falou na estratégia das organizações e seu reflexo nos diversos níveis. Responda como estão classificados os níveis estratégicos e em que nível de colaborador eles correspondem.
Resposta!
Comunicação Interna hoje é uma ferramenta estratégica de negócios. A comunicação interna é um fator estratégico para o sucesso das organizações, porque atua principalmente em três frentes: é fundamental para os resultados do negócio, é um fator humanizador das relações de trabalho e consolida a identidade da organização junto aos seus públicos
As organizações modernas possuem uma característica essencial para o sucesso, que é o contínuo processo de melhoria de todas as suas atividades, onde se torna indispensável o uso de uma boa comunicação. Esta, quando ocorre internamente, possibilita a todos os níveis organizacionais uma melhor interação no alcance das metas e dos objetivos, promovendo o desenvolvimento do conhecimento de cada colaborador de forma flexível, enriquecendo o capital intelectual da empresa, motivando a força de trabalho em equipe e o comprometimento na obtenção de resultados, permitindo melhor adaptação às mudanças do mercado.
Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa.
A empresa que não favorece a cultura da comunicação e da participação acaba perdendo confiança, produtividade, qualidade, credibilidade e, consequentemente, clientes, negócios e mercado, o que significa baixa competitividade. Em um mercado globalizado onde a tecnologia é ferramenta vital, as empresas necessitam se lançar no mar da inovação, criatividade e competitividade adaptando-se às novas realidades de mercado. Essa tecnologia desempenha um papel fundamental na comunicação interna em um bom relacionamento com as pessoas envolvidas motivando-as a ser eficientes e produtivas, proporcionando agilidade e eficiência que garantem a satisfação de todos!

Continue navegando