Buscar

TPI - Letícia Teixeira - Recursos

Prévia do material em texto

trabalho de
participação individual
	Matriz
	Disciplina: Gerenciamento de Recursos
	Turma: N/A
	Nome: Letícia Teixeira Martins de Sousa
	ROL escolhida: 1
	Resenha crítica sobre a reunião On-line
	Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line on-line (de preferência, realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:
· o entendimento do conteúdo abordado na ROL de maneira geral. Após, elabore uma análise crítica de um dos temas tratados, apresentando o conteúdo e utilizando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião, de modo a articular teoria e prática.
 
Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias suas, citação de autores e referências utilizadas.
	
1. Desenvolvimento
 Segundo o PMBOK o gerenciamento de recursos concentra-se em alocar e usar recursos necessários afim de se obter sucesso em determinado projeto, em sua fase de conclusão. Dessa forma, deixar de gerenciar e controlar os recursos com eficiência pode reduzir a possibilidade de conclusão bem sucedida do projeto (PMBOK, 2017). Para o PMBOK existem 6 processos de gerenciamento de recursos do projeto: planejar, estimar, adquirir, desenvolver a equipe, gerenciar a equipe e controlar os recursos (CAMARGO, 2020). O grande ponto de atenção deve ser as pessoas, pois é por meio de seus conhecimentos, habilidades e relacionamentos que o projeto realmente será desenvolvido e concluído com sucesso (BRASIL, 2018). Em virtudes dos fatos mencionados acima, é-se levado a acreditar que o gerenciamento de recursos é considerado um passo de extrema importância para a conclusão de um projeto com sucesso. Dessa forma, o mesmo deve ser conduzido e monitorado de perto para que as pessoas sejam alocadas de acordo com o que melhor desenvolvem dentro da equipe. Essa visão de alocação das pessoas de forma correta na equipe é um passo crucial. Durante os anos de 2018-2019 estive envolvida em um projeto no qual não havia gestor e, consequentemente, não havia gerenciamento dos recursos. Portanto, a equipe não foi alocada corretamente, as tarefas não foram delegadas e a equipe ficou sobrecarregada. Além do insucesso do projeto, a equipe fica desmotivada e abalada. Por fim, há necessidade de monitoramento dos recursos e adaptação às necessidade do projeto para concluir com sucesso todas as fases e etapas.
 Diante do atual cenário de 2018-2019, passei a liderar essa equipe afim de obter melhorias nos processos, conhecer a equipe e delegar atividades. Cheguei na conclusão de que líder é aquele que está próximo, é aquele que sabe olhar para o outro com empatia, é aquele que entende, é aquele que conhece sua equipe e tem poder de mobilizá-los para atingir um “bem comum”, sabe escutar e está junto de sua equipe buscando extrair o melhor de cada um. Pode-se dizer que o nível de produtividade da equipe aumentou, os resultados melhoraram e a equipe começou a trabalhar em harmonia, cada um desempenhando um importante papel naquilo que melhor se encaixa de acordo com as funções que lhe foram atribuídas.
 Portanto, a liderança não deve ser confundida com gerência ou chefia. Liderança representa a sua capacidade de influenciar pessoas a agir enquanto que chefe na prática é quem manda, tendo alguma forma de poder e possibilidade de coagir alguém para realizar determinada tarefa (MAIOLI, 2017).
 Desse modo, faz-se necessário distinguir e aplicar cada uma das funções da melhor maneira dentro de uma equipe para que a mesma não seja desemparada durante a condução de um projeto. 
· Referências:
BRASIL. Ministério Público do Paraná. Gerenciamento de projetos. Paraná: Ministério Público. 2018. 
CAMARGO, Álvaro Antônio Bueno de. Gerenciamento de recursos em projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2020.
MAIOLI, Silvio. Chefes ordenam, líderes comandam. Dissertação (Bacharelado em Ciências Sociais) – Faculdade de São Marcos, São Marcos, 2017.
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 6a. ed. EUA: Project Management Institute, 2017.
	
	
	
	1
	2 
	
	
	
	3

Continue navegando

Outros materiais