Buscar

psicologia da aprendizagem aol1

Prévia do material em texto

Psicologia da Aprendizagem - 20211.A
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
1) “A psicobiologia é uma área do conhecimento que busca compreender o comportamento por meio de suas bases biológicas, ou seja, utiliza-se estudos fisiológicos e genéticos, para compreender a interação entre sistema nervoso e comportamento”.
Observe as afirmações relacionadas com o conceito de psicobiologia e assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam exemplos desta área de conhecimento, e F, de falso, para as que não caracterizam.
I - ( ) A plasticidade cerebral é estudada dentro das neurociências, ela estuda a capacidade cerebral em se modificar ao longo da vida, formando novas sinapses.
II - ( ) Exames de imagem cerebral como o pet scan, possibilitam visualizar áreas cerebrais mais ativas, facilitando o diagnostico neuropsicológico.
III - ( ) A psicobiologia estuda a relação entre cérebro e comportamento.
IV - ( ) Algumas regiões cerebrais devido a sua complexidade não são estudadas pela psicobiologia, mas sim, pela nanopsicobiologia.
V - ( ) As neurociências incluem tão somente os cientistas da área da psicobiologia. 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
a) F, F, V ,F e F
b) F, V, V, F e V
c) V, F, V, F e V
d) V, V, V F e F
e) F, F, V, F e V
2) “O método científico é uma maneira compartilhada entre todo o mundo para adquirirmos conhecimento a respeito do mundo que nos rodeia. A psicologia segue os pilares para produção de conhecimento, que visam a formulação de uma hipótese; delinear um estudo para que isso seja possível, e este estudo deve utilizar um dos três métodos de se fazer pesquisa, que são o descritivo, correlacional e experimental, esses são métodos padrão para que os dados observados sejam coletados corretamente, e com isso chegar as conclusões do estudo para posteriormente serem publicadas” (p.12).
No quadro abaixo, relacione os métodos de pesquisa apresentados com suas principais características.
a) III - II – I
b) III – I - II
c) II – III – I
d) I – III - II
e) II – I – III
3) “A Psicologia Comunitária dedica-se a estudar, compreender e intervir no cenário de questões psicossociais que caracterizam uma comunidade. Salienta-se por sua praticidade e pela diversidade das opções teóricas e intencionalidades que estruturam seus fazeres” (Retirado de Kochenborger Scarparo, Helena Beatriz de Fátima Guareschi, Neuza Maria, psicologia e comunais SOCIAL FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Psicologia & Sociedade [online] 2007, 19 (PY): [de consulta: 06 de abril de 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=309326391024> ISSN 0102 -7182 ). 
A psicologia comunitária pertence ao grupo da psicologia social. No Brasil, está surgiu como um meio para atender a população que carece de assistência social, mas, é importante lembrar que os órgãos que compõe o sistema são para todos. Sendo assim, relacione os exemplos apresentados no quadro, com cada órgão da assistência social.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
a) III – IV - I - V - II
b) III – IV – V – I - II
c) I – III - IV - II – V
d) IV- V- II – I- III
e) II – IV – III - V – I
4) “O estudo de caso é muito utilizado na prática clínica, ele permite estudar um único participante com bastante profundidade e por um maior período. Geralmente esse tipo de estudo relata alguma intervenção clínica e mudanças no padrão de comportamento do indivíduo são relatados. Os dados coletados com esse tipo de estudo são posteriormente compartilhados para serem utilizados por profissionais que encontram casos semelhantes” (p.13). 
O texto acima apresenta informações sobre o método de pesquisa estudo de caso. Assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam um estudo amparado neste conceito, e F, de falso, para as que não caracterizam.
a) Observação de três dias com uma sala de aula inteira, para verificar a aplicação de uma nova modalidade de prova.
b) Estudo ao longo de 10 anos com uma família inteira portadora de uma síndrome rara e em intervenção médica.
c) Questionário aplicado em sala de aula para levantamento de opinião.
d) Trocar alunos de lugares para observar possível melhora em seu comportamento.
e) Entrevista individual por 6 meses para observar a mudança no comportamento de uma turma escolar.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
a) V, F, F, F e V
b) F, F, V, F e V
c) V, F, V, F e V
d) F, V, V, F e V
e) V, V, F, F e V
5) A psicologia tem origem na filosofia, razão esta de ser considerada parte das ciências humanas. Tanto a filosofia antiga, quando a moderna, a partir de seus pensamentos ideais, alimentaram as teorias conhecidas hoje, sendo que:
I) Platão era determinista, ou seja, o homem é produto do espaço e tempo, não havendo construção de suas ideias, pois esta vem de um mundo ideal, o qual seria a meta final, o ápice da existência humana.
II) Para Aristóteles, o mundo ideal baseava-se na premissa de que mente e corpo são separados, colocando o homem no centro e descontruindo o determinismo.
III) O zeitgeist do período da revolução industrial influenciou totalmente os filósofos e escritores desta época, descontruindo toda a ideia de Deus no centro do universo, a partir daí todo o teocentrismo foi erradicado da filosofia.
IV) Os filósofos pré-socráticos eram reducionistas.
V) A filosofia moderna foi um marco na interpretação do homem, como dono de sua mente e corpo, visto que a partir daí ele foi visto como produto delas. 
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
a) As afirmativas I, II e V estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) As afirmativas II e IV estão corretas.
6) A respeito da escola psicológica associacionista, assinale V, de verdadeiro, para as opções que a caracterizam e F, de falso, para as que não caracterizam.
I - ( ) Se baseou em ideias filosóficas empiristas e positivistas, de Augusto Comte, que defendia que a ciência deve ser construída por meio de um protocolo sistemático de observações empíricas e de fenômenos concretos passiveis de serem observados e confirmados por consenso público.
II - ( ) Inspirou teóricos importantes na psicologia, como Ivan Pavlov, e também filósofos como John Locke, que defendia a tese aristotélica que o homem nasce sem qualquer conhecimento prévio, ou seja, como uma tábula-rasa. Para Locke o conhecimento é fruto da sensação (experiência sensorial) e reflexão (cognitiva mental).
III - ( ) Está presente na psicologia atual.
IV - ( ) Estudava a consciência fracionadamente.
V - ( ) Surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
a) V, F, V, F e V
b) F, V, V, F e V
c) V, F, F, F e V
d) F, F, V, F e V
e) V, V, V, F e F
7) A psicologia clínica se dedica ao estudo dos transtornos mentais e aspectos psíquicos do ser humano. Sendo assim, observe as afirmativas abaixo.
I) A psicologia clínica não atende grupos de pessoas.
II) São modelos de atendimento clínico o comportamental, humanista, Gestalt, psicanalista e cognitivo.
III) As neurociências não atendem a prática clínica, apenas a pesquisa.
IV) O neuropsicólogo é a prática do psicólogo embasada nas neurociências e nas teorias da psicologia. Esse ramo trabalha com reabilitação neurocognitiva, testagem e avaliação neuropsicológica.
V) A psicologia social não atende individualmente. 
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
a) As afirmativas I, III e V estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.
e) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
8) “A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, para que assim seja possível predizer comportamentos, interpretar ações, compreender a dinâmica de um grupo, etc. A Associação americana de Psicologia (APA) lista mais de 50 divisões de atuação dentro da psicologia, porém paraa pesquisa existem apenas quatro, que são a biológica, a cognitiva, a comportamental e a social” (p.09).
No quadro abaixo, relacione os tipos de pesquisa apresentados com suas principais características. Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta
a) II – I – IV - III
b) IV – III - II - I
c) I – III - IV - II
d) II – IV – III – I
e) III – IV - I - II
9) “Falar em grupos, pensar em grupo. Dizendo assim, podemos ler de duas maneiras: falar e pensar nos grupos como algo de que não fazemos parte, e, se o fazemos, é como coordenadores, ou falar e pensar em grupo, como que pertencendo a ele, construindo seus conceitos e movimentos. A primeira ideia nos tira o sentido de autoria e identidade grupal, de participantes. A segunda nos coloca como agentes, falando em grupos porque vivemos neles (seja aqui de qualquer tipo, família, trabalho), e pensando em grupo porque é necessário pensar a experiência de/do ser em grupos” (Retirado de: Jorge & Muller, 2003, em: Psicologia dos grupos: movimentos de grupo para uma psicologia como ciência. Psic, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 32-35, dez. 2003. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142003000200005&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 06 abr. 2019).
O texto acima é uma reflexão a respeito de grupos, relacione-o com os conceitos apresentados abaixo de acordo com a psicologia social.
I) Um grupo é caracterizado por um quantitativo de pessoas envolvidas em um mesmo intuito.
II) As pessoas comportam-se diferentemente em cada grupo.
III) A família não é considerada um grupo, porque nela não há um líder.
IV) A família é o primeiro grupo social em que um indivíduo se insere.
V) Em alguns grupos é possível se observar vários perfis de componentes, sempre há um porta-voz, assim como sempre há um bode expiatório.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
a) As afirmativas II e IV estão corretas.
b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas I, II , IV e V estão corretas.
10) Leia o texto sobre tecnologia e educação.
 “Nem todas as tecnologias inventadas pelo homem são relevantes para a educação. Algumas apenas estendem sua força física, seus músculos. Outras apenas lhe permitem mover-se pelo espaço mais rapidamente e/ou com menor esforço. Nenhuma dessas tecnologias é altamente relevante para a educação. No entanto, as tecnologias que amplificam os poderes sensoriais do homem, sem dúvida, o são. O mesmo é verdade das tecnologias que estendem a sua capacidade de se comunicar com outras pessoas. Mas, acima de tudo, isto é verdade das tecnologias, disponíveis hoje, que aumentam os seus poderes mentais: sua capacidade de adquirir, organizar, armazenar, analisar, relacionar, integrar, aplicar e transmitir informação” (Retirado de: CHAVES, Eduardo OC. Tecnologia na Educação. Encyclopedia of Philosophy of Education, edited by Paulo Ghirardelli, Jr, and Michal A. Peteres. Published eletronically at, p. 14, 1999).
Considerando que na atualidade há um grande avanço tecnológico e de uso de celular por crianças, marque a opção que apresenta uma reflexão psicológica da tecnologia na infância.
a) Do ponto de vista neurocognitivo, “aprender” um novo hábito é um treino que se torna prazeroso.
b) A criança utiliza a brincadeira como processos de desenvolvimento e aprendizagem para evoluir cognitivamente.
c) Quando a criança interage com uma interface pronta, as imagens, cenários, desenvolver das histórias já estão prontos, de modo que o interlocutor participa passivamente, não estimula o processo de criação e imaginação.
d) As brincadeiras infantis estimulam a imaginação, a criação.
e) é imprescindível que a criança pratique exercícios como brincar com massinha de modelar no jardim de infância, pegue um papel e o transforme em bola, etc, eles estimulam a imaginação.

Continue navegando