Buscar

Resumo de toxoplasmose

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMÃO- TOXOPLASMOSE
Toxoplasma gondii
Introdução: É um protozoário de distribuição geográfica mundial (possuindo alta prevalência sorológica), ele é intracelular obrigatório e é encontrado em fezes de felinos, podendo se hospedar em humanos ou outros animais (possui um ciclo de vida completo em dois hospedeiros). O T.gondii pode ser encontrado em vários tecidos e células (exceto hemácias) e líquidos orgânicos. Nos felídeos podem ser encontradas formas do ciclo sexuado (células do epitélio intestinal), assexuado e formas de resistência (no meio exterior junto com as fezes do animal). 
Formas infectantes do T.gondii:
· Taquizoítos (2): organismos de rápida multiplicação da infecção aguda;
· Bradizoítos (3): organismos de multiplicação lenta ou de repouso nos cistos do toxoplasma e durante a infecção crônica;
· Oocistos (1): se desenvolvem nos esporocistos, dentro de oocistos que são eliminados pelas fezes do gato.
	 
FONTE: GOOGLE IMAGENS
Agente etiológico: Toxoplasma gondii
 Via de infecção: oral (cistos encontrados em carne crua ou oocistos encontrados em alimentos ou água contaminadas, jardins, caixas de areia, latas de lixo ou disseminados mecanicamente por moscas, baratas, minhocas etc.) e congênita ou transplacentária. 
· Quando um hospedeiro se infecta com o parasito, ocorre a multiplicação na porta de entrada e logo em seguida ocorre a sua disseminação por todo o organismo através das vias linfática e sanguínea.
Sintomatologia: Geralmente, na primeira infecção, as pessoas infectadas são assintomáticas, não precisando de tratamentos específicos. Na toxoplasmose aguda há uma séria de sintomas quem precisam de uma profilaxia adequada: linfadenopatia bilateral (cervical ou axilar discreta e autolimitada); pequena síndrome gripal com febre, mal-estar, faringite (minimizando a mononucleose infecciosa) e hepatoesplenomegalia. Para infecções disseminadas fora do olho e do Sistema Nervoso Central, pode haver pneumonite, miocardite, meningoencefalite, polimiosite, febre alta, calafrios e prostração. Na infecção congênita, 90% das crianças são assintomáticas e apenas 10% sintomáticas. Entre as sintomáticas há manifestações sistêmicas, manifestações neurológicas e oculares e, também, pode haver perda auditiva e neurossensorial. Em pacientes imunodeprimidos será comum a toxoplasmose ocular (coriorretinite necrosante) e a toxoplasmose cerebral (déficit motor focal, confusão mental, cefaleia, febre e ataxia).
Diagnóstico: pode ser clínico ou laboratorial, sendo o laboratorial mais fácil de se realizar. 
· Testes sorológicos ou imunológicos: Reação de Sabin Feldman (RSF), teste de imunofluorescência indireta (RIF), Hemaglutinação indireta (HA), ELISA.
· Exames complementares: nos exames de sangue o paciente pode apresentar linfocitose atípica, anemia leve, leucopenia e enzimas hepáticas ligeiramente elevadas durante a fase aguda da doença. 
Profilaxia: 
· Não ingerir carnes cruas;
· Tratar água para evitar contaminação;
· Controlar a quantidade de gatos do local, bem como fazer seus tratamentos;
· Queimar as fezes do gato;
· Fazer o exame pré-natal para toxoplasmose em todas as gestantes;
· Desenvolvimento de vacinas.
Tratamento: 
· Associação de pirimetamina (Daraprim) com a sulfadiazina ou a sulfadoxina (Fansidar).
· Toxoplasmose ocular: há a administração de um anti-inflamatório (Meticorten) e antiparasitários.
· Encefalite em aidéticos: associação de pirimetamina e sulfadiazina ou pirimetamina e clindamicina.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso.8.ed.rev.Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 
Neves, DP. Parasitologia humana. 13ª ed. São Paulo: Atheneu. 2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais