Buscar

Exercício de Introdução ao Estudo da História - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício de Introdução ao Estudo da História - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3
Questão 1 de 10
O “desconstrucionismo”, ligado à filosofia pós-moderna, é uma abordagem crítica sobre a interpretação dos textos, e foi desenvolvido pelo filósofo francês Jacques Derrida. Caracteriza-se por:
A - Acreditar que os textos podem ser desmontados radicalmente, criticando a existência de relações estáveis entre texto e significado.check_circleResposta correta
B - Associar conhecimento a projetos de poder, defendendo que apenas membros de uma elite intelectual conseguem analisar textos complexos.
C - Defender que o conhecimento pode ser adquirido a partir de uma análise crítica dos textos, tornando mais objetiva a abordagem dos significados.
D - Opor-se a uma interdisciplinaridade, pois defende que múltiplas disciplinas constroem diferentes interpretações para um dado texto.
E - Sua profundidade teórica, fazendo com que seu pensamento fosse adotado pela maioria dos historiadores das últimas décadas.
Exercício de Introdução ao Estudo da História - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3
Questão 2 de 10
A falácia do argumento pelo apelo à autoridade define-se como:
A - A construção da caricatura de um argumento, que será combatido, ao invés do argumento verdadeiro.
B - A utilização de fontes primárias institucionais, mais verdadeiras, em preferência a fontes populares.
C - A verdade de uma afirmação está ligada à autoridade de uma pessoa ou grupo que a defende.check_circleResposta correta
D - O ataque que se faz à personalidade de uma pessoa, ao invés de contrapor e discutir suas ideias.
E - Representantes de um governo são considerados autoridades para falar em nome da nação ou povo.
Exercício de Introdução ao Estudo da História - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3
Questão 3 de 10
A contextualização dos eventos históricos, bem como das condições de produção das fontes primárias, é uma das primeiras atividades realizadas em análises históricas. Em história, é necessário para a correta contextualização:
A - A consulta a livros didáticos e manuais do professor.
B - A criação de uma narrativa entre fatos históricos diferentes.
C - A interpretação pelo método positivista dos eventos do passado.
D - A localização temporal e espacial dos eventos históricos.check_circleResposta correta
E - As adequadas referências bibliográficas das obras consultada
Exercício de Introdução ao Estudo da História - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3
Questão 4 de 10
Um dos erros comuns presente na chamada escola metódica, ou positivista, de história, era o chamado voluntarismo. Em que se caracteriza esse erro?
A - Na concepção de que os grupos humanos reduzem as possibilidades de ações individuais, por questões políticas ou econômicas.
B - Na crença de que as pessoas de uma época agiam apenas conforme seus desejos, sem considerar as condições sociais e culturais de suas ações.check_circleResposta correta
C - Na crença de que todos os eventos históricos ocorrem em uma linha linear, que podem ser arranjados em linhas do tempo ou cronologias.
D - Na ideia de que as pessoas não podem agir por vontade própria, mas são determinadas pelas regras sociais e pela cultura em que vivem.
E - Na ideia de que se poderia recuperar, a partir das fontes primárias, “o que realmente aconteceu” na história, segundo a frase de Leopold Ranke.
Exercício de Introdução ao Estudo da História - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3
Questão 5 de 10
Nas últimas décadas do século XX, também a disciplina de história foi influenciada pela chamada “virada linguística”, afetando a escolha de temas, abordagens de fontes, construção de explicações. Dá-se o nome de “virada linguística”:
A - À crítica à noção de fonte histórica, então voltada apenas para os textos escritos.
B - À crítica à pós-modernidade e sua defesa do relativismo no conhecimento.
C - À grande influência de conceitos da teoria da crítica literária nas Ciências Humanas.check_circleResposta correta
D - Ao recurso aos métodos estatísticos para a organização e análise de dados das fontes.
E - Ao uso de teorias culturalistas para a compreensão do passado.
Exercício de Introdução ao Estudo da História - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3
Questão 6 de 10
Ainda que a generalização faça parte da constituição de qualquer conhecimento rigoroso, inclusive científico, a generalização excessiva deforma o objeto do conhecimento e é considerada um erro de análise. Como se caracteriza a generalização excessiva em história?
A - Na comparação entre voluntarismo e determinismo, que geram erros na análise histórica.
B - Na compreensão de que diferentes períodos históricos possuem características específicas.
C - Na grande simplificação das características de períodos e eventos, criando uma caricatura histórica.check_circleResposta correta
D - Na utilização de linhas de tempo e cronologias que deformam a compreensão histórica.
E - No aumento do uso de dados seriais em análises históricas, por meio de dados econômicos
Exercício de Introdução ao Estudo da História - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3
Questão 7 de 10
O termo “pós-modernidade” refere-se a um tipo de abordagem filosófica surgida nas últimas décadas do século XX, originalmente na Europa, que acabou se difundindo por outras regiões. São algumas características desse pensamento:
A - A descrença na existência da verdade absoluta, crítica à racionalidade iluminista e à pretensão científica de conhecimento da realidade.check_circleResposta correta
B - Análise de fontes primárias, utilização de metodologias para a crítica dos documentos, utilização da narrativa como forma de apresentação de resultados.
C - Crença na separação entre sujeito e objeto, fé na possibilidade do conhecimento racional da realidade, defesa do progresso científico.
D - Crença no estabelecimento claro de causas e efeitos, análise matemática da realidade, crença na objetividade das explicações.
E - Desconfiança em relação a figuras de poder, tendência política de direita, preferência por temas ligados à educação, à saúde e à segurança.
Exercício de Introdução ao Estudo da História - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3
Questão 8 de 10
Leia com atenção o texto abaixo, escrito pelos filósofos Karl Marx e Friedrich Engels:
As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes, ou seja, a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, a força intelectual dominante. A classe que tem os meios de produção material à sua disposição tem, ao mesmo tempo, controle sobre os meios de produção mental, de modo que, em geral, as ideias daqueles que carecem dos meios de produção mental estão sujeitos a ela.
(MARX; ENGELS apud CAMPOS, R. Breve histórico do pensamento geográfico brasileiro nos séculos XIX e XX. Jundiaí: Paco editorial, 2011. p. 10).
Pode-se associar o conteúdo expresso nesse trecho ao conceito de:
A - Escola democrática, que pretende tornar inclusivo o ensino de Ciências Humanas a todos os alunos, e permitir a conscientização dos problemas da atualidade.
B - Ideologia, noção de origem marxista, e que visa explicar a predominância de ideias da classe dominante sobre uma sociedade.check_circleResposta correta
C - Método rankeano, que tem como função conhecer objetivamente a realidade, a partir de uma abordagem científica aos documentos históricos.
D - Pedagogia crítica, que tem como objetivo não apenas se constituir enquanto um ensino de conteúdos, mas também de atitudes de não-conformismo.
E - Profissionalização do historiador, que busca, por meio de suas pesquisas, construir um conhecimento que analise a vida na atualidade.
Exercício de Introdução ao Estudo da História - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3
Questão 9 de 10
Um edital do curso de Pós-Graduação em história, da Universidade Federal do Paraná, para a escolha de alunos para cursos de mestrado e doutorado, assim afirmava sobre seu processo de seleção:
A avaliação dos projetos de pesquisa é uma etapa eliminatória e classificatória do processo de
seleção, exclusiva para os aprovados nas etapas anteriores, e será realizada pelas Linhas de Pesquisa, atendida a opção de cada candidato. Os projetos deverão obedecer o modelo indicado: capa, título, resumo, definição do objeto e problemática, justificativa, objetivos, quadro teórico-metodológico, tipologia das fontes, referências bibliográficas e bibliografia.
Um projeto de pesquisa em história, construído dentro dos moldes propostos pelo edital, tem como objetivo:
A - Analisar a bibliografia existente sobre conceitos históricos, de modo que se possa aplicá-los em sala de aula.
B - Construir uma explicação histórica sobre determinado tema, que deverá ser analisada pelos “pares”.
C - Contestar visões preconceituosas ou tendenciosas de eventos históricos, a partir de métodos antropológicos.
D - Desenvolver uma análise das pesquisas já realizadas sobre determinado tema, a partir de fontes secundárias.
E - Propor a realização de uma determinada pesquisa em história, precisando elementos como tema, recortes e fontes.
Exercício de Introdução ao Estudo da História - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3
Questão 10 de 10
O historiador Francisco Doratioto assim afirma sobre os historiadores que acreditavam que as causas da Guerra do Paraguai poderiam ser encontradas exclusivamente nos interesses econômicos da Inglaterra.
Explicar a Guerra do Paraguai como tendo sido resultado da ação do imperialismo inglês carece de base documental. É, antes, resultado de bandeiras das lutas políticas dos anos [19]60 e [19]70 – como o antiamericanismo e o terceiro-mundismo –, projetadas na análise do passado (DORATIOTO, Francisco. A Guerra do Paraguai: 2ª visão. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 79).
A análise realizada por Doratioto, e expressa na frase acima, é exemplo de:
A - Como a Guerra do Paraguai é um tema pouco estudado em história.
B - Como a história se mantêm a mesma, independente do período.
C - Como a teoria queer analisa os eventos do passado.
D - Como determinada visão de mundo pode direcionar análises históricas.check_circleResposta correta
E - Como Francisco Doratioto adota uma concepção marxista da história.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando