Buscar

PRÁTICA CURRICULAR NA DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL | Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- CAMPUS CAXIAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
DISCIPLINA: PRÁTICA CURRICULAR NA DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL
DISCENTE: KARINY ALANDA TEIXEIRA COSTA
O ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO NA PRÁTICA DOCENTE: A importância das práticas curriculares no ensino de física.
Atualmente, a dificuldade de ensinar e aprender física constitui um fato perceptível no âmbito educacional. No processo de ensinoaprendizagem de física é fundamental a compreensão dos mecanismos que favorecem ao entendimento dos fenômenos e conceitos físicos pelos estudantes. Nesse sentido, o professor precisa ter clareza de seu papel como facilitador e mediador das ações pedagógicas, objetivando a efetiva aprendizagem dos educandos. Paralelamente, é essencial que o estudante tenha compromisso no processo de aprendizagem, em todos os campos que ele engloba.
O ensinoaprendizagem da física depende da disponibilidade dos estudantes em aprender, a didática do educador e o meio social no qual os alunos estão inseridos. Logo, é fundamental que o ensino da física seja contextualizado e integrado à vida do estudante, para que compreendam efetivamente os conteúdos e apliquem no seu cotidiano. Assim, o professor deve levar para a sala de aula, esses conteúdos relevantes presentes no dia-a-dia dos alunos. Vale ressaltar também que, com os avanços científicos, a aplicação de tecnologias no ensino da física configura-se como um recurso que contribui fortemente para motivar a busca e a disseminação do conhecimento.
A prática como componente curricular consiste nas atividades de formação que proporcionam a aplicação de conhecimentos ou de procedimentos próprios da atuação dos docentes. Nesse contexto, a prática curricular atua como ferramenta que vincula e contextualiza a prática pedagógica na realidade dos alunos, a fim de que a física seja compreendida significativamente, para além das fórmulas e equações, incluindo também seu papel histórico, social e cultural no mundo. Sobretudo no ambiente escolar do ensino médio, o ensino da física deve ir além do livro didático, sendo importante introduzir aulas práticas no currículo com o intuito de tornar a física mais interessante para o estudante. O professor deve ter sua didática sempre atualizada, respeitando e estimulando a curiosidade dos alunos. Dessa forma, eles se tornam atuantes no processo educativo e formativo, adquirindo conhecimento social, científico e tecnológico. 
Outro ponto importante da prática curricular são as abordagens interdisciplinares dos conteúdos, que promove uma interação entre as diferentes áreas do conhecimento e contribui para o desenvolvimento das competências do estudante. Além disso, a interdisciplinaridade na grade curricular das escolas favorece a absorção de conteúdo pelo aluno de forma mais interativa, prática e efetiva. 
Portanto, a prática curricular no ensino da física é fundamental para favorecer uma educação contextualizada e integrada na realidade social dos alunos, com o objetivo de promover a curiosidade pelos fenômenos e conceitos físicos e a compreensão de suas aplicações na “vida real”. Assim, o corpo docente pode superar as dificuldades dos estudantes nesta disciplina, alcançando um desempenho satisfatório.

Continue navegando