Buscar

Cristais de urina - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cristais de Urina
Urinálise
A urinálise é um componente essencial para avaliar o sistema urinário. Existem três tipos de coleta: a micção espontânea (urina da manhã é preferível), cateterização e cistocentese. A avaliação da urina fresca, com menos de meia hora após a coleta, é considerada ideal, porém caso não seja possível, deve-se refrigerá-la 5°C (mas não congelar) em recipiente hermético e opaco para evitar a deterioração dos componentes celulares e a perda/metabolismo de analitos. O método preserva a urina de 2h a 3h.
Cristais
Os cristais na urina podem ser encontrados em animais normais (achado incidental, não requerem tratamento), ou, em pacientes doentes, nos quais os cristais podem estar correlacionados a doença intercorrente ou podem ainda indicar uma doença primária não identificada. A observação da cristalúria deve ser correlacionada à clínica e à outros achados.
A formação de cristais depende de múltiplos fatores, incluindo espécie, raça, pH, hidratação, alimentação e doenças subjacentes. O pH urinário influencia a precipitação de cristais, e a mudança do pH urinário por modificação na dieta pode levar à dissolução desses cristais. A identificação deve ser realizada pela visualização e pela correlação a fotos e figuras, formato, cor e tamanho do cristal.
Eles podem ser do tipo: bilirrubina, carbonato de cálcio, oxalato de cácio dihidratado, oxalato de cálcio mono hidratado, fosfato de cálcio, fosfato amônio magnesiano ou estruvita (fosfato triplo) ou ácido úrico.
Oxalato de cálcio
Os cristais de oxalato de cálcio dihidratado apresentam morfologia bipiramidal e apresenta um crescimento estrutural desordenado (aparência de céu estrelado). Quando encontrados em grande quantidade em urinas recém-emitidas, deve-se suspeitar de processos patológicos como intoxicação pelo etilenoglicol, diabetes mellitus, doença hepática ou enfermidade renal crônica grave. 
A ingestão de grande quantidade de vitamina C pode promover o aparecimento desses cristais na urina, pois o ácido oxálico é um derivado da degradação do ácido ascórbico e produz a precipitação de íons de cálcio. Essa precipitação pode dar lugar também a uma diminuição no nível de cálcio sério.
A seguir, pode-se observar algumas imagens dos cristais de oxalato de cálcio:
 
Fosfato triplo (estruvita)
São prismas incolores e possuem extremidades oblíquas. O cristal é constituído por fosfato, magnésio e amônia. Podem ocorrer nos seguintes estados patológicos: pielite crônica, cistite crônica, hipertrofia de próstata e retenção vesical. Aparecem também em urinas normais (quando fica retida na bexiga). 
A seguir, imagens microscópicas:

Outros materiais