Buscar

SP2 Fisiologia gastrointestinal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTAS: 
1) Descreva a fisiologia do Sistema Digestório:
· Como funciona a fisiologia da absorção, digestão e excreção
Deglutição: Pressão do bolo alimentar ativa neurônios sensoriais que levam informações do nervo glossofaríngeo até o bulbo (centro de deglutição);
Secreção: Movimento de material  das células para o lúmen;
Digestão; Quebra química e mecânica do alimento em unidades para a absorção;
-  Processos de digestão (hidrólise) de carboidratos, proteínas, lipídios.
           
              Absorção: Movimento do material do lúmen Fi para o LEC,
· absorção de nutrientes (cólon absortivo)  
· 
          
            Motilidade do material através do trato do GI como resultado da contração muscular.
· transporte do alimento da boca ao ânus e misturá-lo mecanicamente.   
· Macroalimentos→ microalimentos
 
     Tipos de contrações:
-Complexo motor migratório: ocorre entre as refeições quando o TGI está vazio. Tem por função varrer os restos de alimento  e eliminar bactérias direção ao reto; 
MOTILINA: ativada quando o TGI está vazio e inativada quando o TGI está cheio. 
- Peristalse: durante e após ingestão de alimentos, ondas progressivas de contração;
- Contração segmentares: proporciona a mistura;
	 	 	 	
-A parede do canal alimentar contém dois tipos principais de receptores sensitivos:
 (1) quimiorreceptores, que respondem a determinados produtos químicos dos alimentos presentes no lúmen;
(2) mecanorreceptores, como os receptores de estiramento, que são ativados quando o alimento distende a parede de um órgão do canal alimentar.
Funções do TGI: repelir invasores (função imune), transporte de nutriente, balanço de massa ( controle da entrada e saída de líquidos).
· Inervação do TGI: 
Extrinseca: SNA→ 
· simpático → Pós gangliônico, mais localizado no plexo submucoso. inervação igualmente em todo o TG e inibe a atividade da camada muscular, exceto os esfincteres 
· parassimpático → Pré gangliônico, mais localizado no plexo mioentérico. 
tem pouca inervação na boca e na faringe mas no resto nerva como um todo e normalmente tem uma ação excitatória e é inibitório apenas nos esfíncteres
        Intrinseca: SNE →    localizado na parede intestinal, controla movimentos e secrecoes gastrintestinais e é formado por dois plexos
· plexos submusoco → controla a secrecao gastrointestinal e o fluxo sanguineo no local
· plexo mioenterico → controla todos os movimentos gastrointestinais 
· Controle de esvaziamento gástrico (como o estômago sabe que é a hora de passar para o duodeno)
· Motilidade e peristaltismo
Progressão do quimo, 
	HORMONIO
	LOCAL EXCRECAO
	TECIDO ALVO
	ACAO
	FATORES DE ESTIMULACAO
	GASTRINA
	ESTOMAGO
	ESTOMAGO (G. GASTRICA)
	ESTIMULAM AS GLANDULAS E A SECREAO DO PEPSINOGENIO E DO HCL
	DISTENCAO DO ESTOMAGO PELO ALIMENTO, CAFEINA E POR PROTEÍNAS PARCIALMENTE DIGERIDAS
	SECRETINA
	DUODENO
	PANCREAS/FIGADO
	ESTIMULA A SECRECAO DOS COMPOSTOS DO SUCO PANCREATICO/AUMENTA A VELOCIDADE DE SECRECAO DA BILE
	ESTIMULADA PELO ACIDO SOBRE O DUODENO
	COLECISTOCININA
	DUODENO
	PANCREAS/VESICULA BILIAR
	ESTIMULA A LIBERAÇÃO DE ENZIMAS DIGESTIVAS/ESTIMULA A CONTRACAO E ESVAZIAMENTO
	ACIDOS GRAXOS E PROTEÍNAS PARCIALMENTE DIGERIDAS NO DUODENO
	PEPTIDEOS INIBITORIOS E CONTRACAO GASTRICA
	DUODENO
	ESTOMAGO
	DIMINUI ATIVIDADE DE CONTRACAO DO ESTOMAGO
	PRESENCA DE GORDURAS E CARBOIDRATO NO DUODENO
´´Retro-pulsão´´ → ele é importante para aumentar a mistura do alimento dentro do    estômago, aumentar o contato do alimento com o suco gástrico e possibilitar que só seja esvaziado do estômago apenas aquele alimento que já esteja bastante fracionado para passar atraves do piloro.
2) Microbiota intestinal: 
Os probióticos são caracterizados e indicados para preservar e restabelecer a homeostase do intestino.
Os prebióticos têm a capacidade de inibir a multiplicação de patógenos, oferecendo benefícios a saúde do hospedeiro.
O Transplante de Microbiota Fecal (TMF) é definido como o método pelo qual bactérias comensais, pertencentes ao TGI de pessoas saudáveis, são inseridas em pacientes com infecções bacterianas no intestino, por intermédio de tubos nasogástricos ou colonoscopia
Com o objetivo de restaurar a microbiota natural, essa terapia é mais indicada em infecções persistentes, em especial as causadas por Clostridium difficile
· O que é? 
· Do que é composta? 
· Qual sua finalidade e atuação na fisiologia digestória? 
É a população de microorganismos que habitam o tubo digestivo (flora intestinal) composta por dezenas de trilhões de bactérias, dois terços são específicos de cada indivíduo. Regulada ao longo da vida, dependendo da dieta do indivíduo, hábitos e ambiente onde vive . O estresse pode causar alterações.
Funções:
-Ajuda a digerir certos alimentos que nem o estomago nem o intestino delgado foram capazes de digerir, 
- ajuda a combater agressões de outros microorganismo mantendo a integridade da mucosa intestinal, 
- evita excesso de permeabilidade, 
- ajuda na produção 
 de vitamina K e B,
· promove efeito de barreira( sistema imunológico) 
· mantém a microbiota equilibrada em eubiose assegurando boa função digestiva.
· Prebióticos:  fibras solúveis digeridas por enzimas derivadas da microbiota intestinal e transformadas em ac. graxos de cadeia curta, promovem  a saciedade e a síntese de vitaminas.
· Probióticos:bactérias do  “bem”, estabilizam a comunidade microbiana intestinal e melhoram a integridade da mucosa. 
3) Descreva sobre a Síndrome do Cólon Irritável:
· É um distúrbio na motilidade intestinal não associado a alterações estruturais ou bioquímicas e que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e obstipação (prisão de ventre) presentes pelo menos durante 12 semanas, consecutivas ou não.
· CAUSAS:
· Motilidade anormal do intestino delgado durante o jejum, contrações exageradas depois da ingestão de alimentos gordurosos ou em resposta ao estresse;
· Hipersensibilidade dos receptores nervosos da parede intestinal à falta de oxigênio, distensão, conteúdo fecal, infecção e às alterações psicológicas;
· Níveis elevados de neurotransmissores (como a serotonina, por exemplo) no sangue e no intestino grosso;
· Infecções e processos inflamatórios;
· Depressão e ansiedade.
-O termo síndrome do cólon irritável é usado para descrever um distúrbio GI funcional, que se caracteriza por uma combinação variada de sintomas intestinais crônicos não explicáveis por anormalidades estruturais ou bioquímicas.
-A síndrome do cólon irritável caracteriza-se por sintomas persistentes ou recorrentes como dor abdominal; transtornos da função intestinal; e queixas variadas como flatulência, eructações, náuseas e anorexia, constipação intestinal ou diarreia e ansiedade ou depressão.
- Essa síndrome parece ser resultante da desregulação da atividade motora intestinal e das funções neurais centrais moduladas pelo SNC. Os pacientes com SCI tendem a apresentar motilidade exacerbada e contrações intestinais anormais em resposta aos estímulos psicológicos e fisiológicos estressantes. A função que esses fatores psicológicos desempenham na doença ainda é desconhecida. Embora alterações da atividade intestinal sejam reações normais ao estresse, essas respostas parecem ser exageradas nos pacientes com SCI.
CLASSIFICAÇÃO:
Com base na características das fezes:
SII com diarreia predominante (SII-D)
SII com constipação predominante (SII-C)
SII com sintomas mistos (SII-M)
SII sem classificação (SII-U) 
Os FODMEPs, por serem pequenas moléculas osmoticamente ativas, apresentam má absorção intestinal e rápida fermentação pela microbiota.11 Desta forma, a sua ingesta provoca distensão luminal, em virtude da maior produção de gases hidrogênio e metano, além de maior fornecimento de água para o cólon; consequentemente, há o desencadeamento de sintomas gastrointestinal. como diarreia e flatulência..
4) Mecanismos de defesa do Sistema Gastrointestinal
· Diarréia (o que causa? por que ocorre? consequências a longo prazo? - crônica -)
-É a diminuição da consistência  ou aumento
de aquosidade e/ou aumento da frequência  das evacuações. Possui várias causas como o hipertireoidismo, remoção cirúrgica de parte do intestino ou do estômago, aumento de bactérias no intestino, vírus, verminose, dieta e estresse.
-Classificação: 
a.	Diarreia Secretora: resulta da hipersecreção de água e eletrólitos pelo enterócito, como ocorre pela ação das enterotoxinas bacterianas. (substâncias tóxicas ao intestino) Pode também resultar da produção excessiva de hormônios e outros secretagogos, como no gastrinoma (gastrina), na síndrome carcinoide (seroto- nina, prostaglandinas, calcitonina), na cólera pancreática (VIPomas), no adenoma viloso, na insuficiência adrenal e no hipoparatireoidismo.
b. Diarreia Osmótica: o processo da digestão determina fi- siologicamente a transformação do conteúdo intestinal em material isosmótico. Distúrbios da digestão presen- tes nas deficiências de dissacaridases, que mantêm um conteúdo hiperosmolar, determinam a passagem de lí- quidos parietais para o lúmen intestinal e, consequente- mente, diarreia. O mesmo pode acontecer pela ingestão de agentes osmoticamente ativos como a lactulose, o ma- nitol, o sorbitol e os sais de magnésio.
c.	Diarreia Motora: resulta de alterações motoras com trânsito intestinal acelerado, como ocorre nas enterocolopatias funcionais ou doenças metabólicas e endócrinas. Surge, também, por redução da área absortiva consequente de ressecções intestinais ou de fístulas enteroentéricas.
d. Diarreia Exsudativa/Inflamatória: decorre de enfermi- dades causadas por lesões da mucosa resultantes de pro- cessos inflamatórios ou infiltrativos, que podem levar a perdas de sangue, muco e pus, com aumento do volume e da fluidez das fezes. É encontrada nas doenças infla- matórias intestinais, neoplasias, shigelose, colite pseu- domembranosa, linfangiectasia intestinal.
e. Diarreia Disabsortiva: resulta de deficiências digestivas e lesões parietais do intestino delgado que impedem a correta digestão ou absorção. Este processo pode causar diarreia com esteatorreia e resíduos alimentares.
· A diarreia crônica persiste por mais de quatro semanas e pode indicar desde síndrome do intestino irritável até condições mais graves, como doença de Crohn, retocolite ulcerativa e câncer. 
· Complicações possíveis da diarréia crônica: má nutrição e a desidratação, podendo  levar ao óbito. 
· Desequilíbrio eletrolítico : Eletrólitos importante na homeostase. Estão distribuídos nos compartimentos intra e extracelular, cuja manutenção de volume e composição, é essencial para processos metabólicos fundamentais à vida. Eles adquirem cargas negativas ou positivas responsáveis por regular a pressão osmótica. O sódio, o potássio e o cloro são eletrólitos típicos encontrados no organismo.
· 
·         - redução do volume sanguíneo
· 
· Náuseas e vômitos
· O vômito, ou êmese, a expulsão forçada de conteúdo gástrico e duodenal pela boca, é um reflexo protetor que remove materiais tóxicos do trato GI antes que eles possam ser absorvidos. Contudo, o vômito excessivo ou prolongado com perda de ácido gástrico pode causar alcalose metabólica 
· O reflexo do vômito é coordenado por um centro do vômito no bulbo. O reflexo inicia com a estimulação de receptores sensoriais e é muitas vezes (mas não sempre) acompanhado por náusea. Uma variedade de estímulos de todo o corpo pode desencadear o vômito. Eles incluem substâncias químicas no san gue, como citocinas e certos fármacos, dor, equilíbrio perturbado, como o que ocorre em um carro em movimento ou em um barco balançando, e estresse emocional. A estimulação da parede posterior da faringe também pode induzir o vômito.
· Os sinais eferentes do centro do vômito iniciam uma onda peristáltica retrógrada que inicia no intestino delgado e se move para cima. Essa onda é ajudada pela contração abdominal que aumenta a pressão intra-abdominal. O estômago relaxa de modo que a pressão aumentada force o conteúdo gástrico e intestinal de volta para o esôfago e para fora da boca.
· Vomitos→ reflexo protetor
 
· Flatulências e ruídos 
·  Flatulências→  Eliminação de ar ingerido junto com a comida e também de gases produzidos no intestino e partir de fermentação de açucares feita pelas bactérias do intestino. A média é 20 por dia, nem todos são audíveis. Gases fedidos é a composição da microbiota e da fermentação dos alimentos, como ovo, Carne e leite. A maior parte do ar do estômago é composta por misturas de nitrogênio e oxigênio derivados do ar deglutido.
· Ruídos→ estão ligados ao processo de movimentação do tubo digestivo, ocorre tanto quanto vazio ou cheio. Também podem ser gases contidos durante a ingestão de sólidos ou líquidos.
5) Fibras:
· Quais são? 
· O que são? 
· Para que servem e qual sua relação com o sistema digestório?
· Por que não são indicadas quando o paciente apresenta um caso de diarréia?
· Por serem fibras insolúveis, aumentam a movimentação intestinal e aceleram a velocidade de formação do bolo fecal, o que pode intensificar o quadro de diarreia.
· Como elas contribuem para a motilidade intestinal?
· As fibras solúveis incluem a pectina (maçã, casca de frutas cítricas, morango), as gomas (aveia e leguminosas secas) e algumas hemiceluloses.
·  Seus efeitos fisiológicos: - retardam o esvaziamento gástrico e diminuem a taxa de absorção dos carboidratos; ligam-se a ácidos biliares retardando ou reduzindo a absorção de lipídios; - aumentam o volume/maciez das fezes;
· As fibras insolúveis incluem a celulose (farinha de trigo integral, feijões, maçã, farelo, repolho, raízes vegetais), hemiceluloses tipo B (farelo, cereais, soja, grãos integrais) e lignina (vegetais maduros, trigo). 
· Seus efeitos fisiológicos: - aceleram o trânsito intestinal, reduzindo a obstipação; - aumentam o volume/maciez das fezes; - não são normalmente fermentadas. 
6) Relacione os fatores emocionais com o Sistema Digestório (diarréia e constipação)
· Isso ocorre porque há uma conexão entre o sistema nervoso central e o entérico (localizado no intestino). Esse órgão também produz uma rede imensa de neurônios, que se encarregam das funções digestivas.
· Quando estamos sob o efeito de emoções negativas, os neurotransmissores interferem nas ondas peristálticas (movimento do intestino), podendo torná-la mais 
lenta, o que causa a constipação, ou até diarreia. 
7) Qual o mecanismo de ação do OMEPRAZOL?
Redução da secreção ácida, por inibição irreversível da H+, K+-ATPase da célula parietal gástrica 
O omeprazol age por inibição da H+K+ATPase, bomba de próton enzima localizada especificamente na célula parietal do estômago e responsável por uma das etapas finais no mecanismo de produção de ácido gástrico.
8) O que é e como funciona o reflexo gastrocólico?
https://www.youtube.com/watch?v=5ol;.hjaXGb2Q_4&pbjreload=10
Causado pela chegada do alimento ao estômago, que se distende e lança o aviso para a medula espinhal, que avisa ao intestino a hora de funcionar. 30 min após a refeição.O alimento passa pelo esôfago e chega ao estômago, e a distensão do estômago manda um sinal para o SN indicando que está se alimentando, com isso o SN manda um mensagem para o intestino indicando para começar uma movimentação (estímulo da movimentação do intestino delgado e do intestino grosso). As fezes que estão no intestino vão começar a se movimentar e descer e ir até o reto.
CABIDES: 
· Sinapse
· Enterogastrona
É um hormônio que participa no processo da digestão. Enterogastrona é qualquer hormônio secretado pela mucosa do duodeno que inibe a motilidade gástrica,além de impedir a liberação da bile e do suco pancreático e a liberação do íon bicarbonato,que alcaliniza o ph duodenal. Exemplos mais comuns: ▪ secretina ▪ colecistocinina

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais