Buscar

Atividade CPC 00 e 01

Prévia do material em texto

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras - FAFIC
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
COMPONETE CURRICULAR:TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS DE CONTABILIDADE
PROFESSORA:EDNA MARIA DE MELO VIEIRA
ALUNO(A):__________________________________________DATA:__/____/____ 
ATIVIDADE EM SALA
1. (Q. 33 –02/18) Com base na referida NBC TG Estrutura Conceitual, reconhecimento envolve a descrição do item, a mensuração do seu montante monetário e a sua inclusão no balanço patrimonial ou na demonstração do resultado. Segundo a norma, os itens que satisfazem os critérios de reconhecimento devem ser reconhecidos no balanço patrimonial ou na demonstração do resultado. A falta de reconhecimento de tais itens não é corrigida pela divulgação das práticas contábeis adotadas nem tampouco pelas notas explicativas ou material elucidativo. Referente ao assunto intitulado reconhecimento à luz da referida norma, assinale a alternativa INCORRETA. 
A) As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado quando ocasionarem em decréscimo nos benefícios econômicos futuros, relacionado com o aumento de um ativo ou a diminuição de um passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade. Isso significa, na prática, que o reconhecimento da despesa ocorre simultaneamente com o reconhecimento de aumento nos passivos ou de diminuição nos ativos (por exemplo, a alocação por competência de obrigações trabalhistas ou da depreciação de equipamento). 
B) A receita deve ser reconhecida na demonstração do resultado quando resultar em aumento nos benefícios econômicos futuros relacionado com o aumento de ativo ou com a diminuição de passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade. Isso significa, na prática, que o reconhecimento da receita ocorre simultaneamente com o reconhecimento do aumento nos ativos ou da diminuição nos passivos (por exemplo, o aumento líquido nos ativos originado da venda de bens e serviços ou o decréscimo do passivo originado do perdão de dívida a ser paga). 
C) Um ativo não deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. Ao invés disso, tal transação deve ser reconhecida como despesa na demonstração do resultado. Esse tratamento não implica dizer que a intenção da administração ao incorrer nos gastos não tenha sido a de gerar benefícios econômicos futuros para a entidade ou que a administração tenha sido mal conduzida. A única implicação é que o grau de certeza quanto à geração de benefícios econômicos para a entidade, além do período contábil corrente, é insuficiente para garantir o reconhecimento do ativo. 
D) Um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos seja exigida em liquidação de obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará puder ser mensurado com confiabilidade. Na prática, as obrigações originadas de contratos ainda não integralmente cumpridos de modo proporcional – proportionately unperformed (por exemplo, passivos decorrentes de pedidos de compra de produtos e mercadorias ainda não recebidos) – não são geralmente reconhecidas como passivos nas demonstrações contábeis. Contudo, tais obrigações podem enquadrar-se na definição de passivos caso sejam atendidos os critérios de reconhecimento nas circunstâncias específicas, e podem qualificar-se para reconhecimento. Nesses casos, o reconhecimento dos passivos exige o reconhecimento dos correspondentes ativos ou despesas.
2. (Q. 34 –02/18) À luz da NBC TG Estrutura Conceitual, mensuração é o processo que consiste em determinar os montantes monetários por meio dos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado. Esse processo envolve a seleção da base específica de mensuração. Ainda, segundo a norma, um número variado de bases de mensuração é empregado em diferentes graus e em variadas combinações nas demonstrações contábeis. Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Custo histórico. Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço. Os passivos são reconhecidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço. 
( ) Custo corrente. Os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações. 
( ) Valor realizável (valor de realização ou de liquidação). Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos seus montantes de liquidação, isto é, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações. 
( ) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de saídas líquidas de caixa que se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações. 
A sequência está correta em 
A) F, F, F, F. B) F, F, V, V. C) F, V, V, V. D) V, V, V, V.
3. (Q. 35 –01/18) A NBC TG Estrutura Conceitual citada apresenta as características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. De acordo com o exposto, NÃO representa uma característica qualitativa de melhoria: 
A) Materialidade. B) Verificabilidade. C) Tempestividade. D) Comparabilidade.
4. (Q. 36 –01/18) As características qualitativas da informação contábil-financeira útil traduzem os tipos de informação requeridas e consideradas mais úteis pelos usuários (investidores, credores por empréstimos, governo, funcionários, entre outros), existentes ou em potencial, para tomada de decisões acerca da entidade analisada. Nesse contexto, para ser útil a informação contábil-financeira necessita ser relevante e representar fidedignamente o que se propõe a representar e a utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível. De acordo com essa breve contextualização, analise as afirmativas, referentes às características qualitativas da informação contábil útil, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade contábil-financeira retratada precisa ter três atributos: Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. 
( ) Tempestividade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. 
( ) A Capacidade de Verificação significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo. 
( ) Os custos decorrentes da informação devem exceder os benefícios de produzi-la. 
A sequência está correta em 
A) V, V, V, F. B) V, V, V, V. C) V, F, V, F. D) V, F, V, V.
5. (Q. 13 –01/18) De acordo com a Estrutura Conceitual Básica da contabilidade brasileira,um ativo pode ser considerado como circulante em determinadas ocasiões. Das situações a seguir, qual NÃO condiz com a classificação de ativo circulante? 
A) Quando o ativo está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado. 
B) Quando espera-se que o ativo seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade. 
C) Quando o ativo é caixa ou equivalente de caixa, a menos que sua troca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durante pelo menos doze meses após a data do balanço. 
D) Quando o ativo representar direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens. 
6. (Q.39 –02/16) De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, no que se refere ao reconhecimento dos elementos das Demonstrações Contábeis, é CORRETO afirmar que:
a) um ativo deve ser reconhecido no Balanço Patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos futuros.
b) um passivo deve ser reconhecido no Balanço Patrimonial quando for remota a possibilidade de uma saída de recursos para sua quitação e seu valor não puder ser estimado com confiabilidade.
c) uma despesa corresponde a um decréscimo nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais.
d) uma receita deve ser reconhecida quando resultar em diminuição nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de passivos que resultam em diminuição do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais.
7. (Q.36 –01/16) De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, no que se refere à posição patrimonial e financeira, assinale a opção INCORRETA.
a) Ativo é Um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.
b) Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da própria entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
c) Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
d) Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil que resultam em diminuições do Patrimônio Líquido e que estão relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais.
8. (Q.37 –01/16)De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que: 
a) as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.
b) a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.
c) as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.
d) a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
9. (Q. 01–01/19) Com base na NBC TG 01 (R4) – Redução ao valor recuperável de ativos, analise as afirmativas a seguir. 
I. A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação. 
II. As perdas por desvalorização reconhecidas para o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) devem ser revertidas em períodos subsequentes. 
III. A entidade deve avaliar ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo. 
Estão corretas as afirmativas 
A) I, II e III. B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas.
10. (Q. 14–01/19) De acordo com a NBC TG 01 (R4), a Companhia G & F S.A. possui em seu ativo imobilizado uma máquina que, com o passar do tempo, verificou-se perda do valor de mercado e também de desempenho econômico. Diante disso, decidiu-se calcular o valor da possível redução ao valor recuperável desse ativo, de acordo com os dados a seguir: 
 Valor Contábil da Máquina – R$ 425.000,00; 
 Valor em Uso da Máquina – R$ 414.800,00; 
 Valor Justo da Máquina – R$ 415.000,00; e, 
 Gastos para colocar a Máquina à Venda – R$ 35.000,00. 
Nesse contexto, a perda por desvalorização a ser reconhecida é de: 
A) R$ 10.000,00. B) R$ 10.200,00. C) R$ 45.000,00. D) R$ 45.200,00. 
425.000,00 – 414.800,00 = 10.200,00
11. (Q. 11–02/18) A NBC TG 01 trata da redução ao valor recuperável de ativos e assevera que ao avaliar se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, a entidade deve considerar fontes externas e internas de informação. Nesse contexto, pode-se considerar uma fonte interna de avaliação: 
A) Evidência disponível de obsolescência ou de dano físico de um ativo. 
B) Valor contábil do patrimônio líquido da entidade maior do que o valor de suas ações no mercado. 
C) Mudanças significativas com efeito adverso sobre a entidade que ocorreram durante o período, ou ocorrerão em futuro próximo, no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal, no qual a entidade opera ou no mercado para o qual o ativo é utilizado. 
D) Taxas de juros de mercado ou outras taxas de mercado de retorno sobre investimentos que aumentaram durante o período, e esses aumentos provavelmente afetarão a taxa de desconto utilizada no cálculo do valor em uso de um ativo e diminuirão materialmente o valor recuperável do ativo.
12. Considere os dados a seguir e verifique se há necessidade de se reconhecer a perda por irrecuperabilidade do ativo:
Valor do ativo: 			$ 4.000,00VP = VF/ ( 1 + i ) n + VF/ ( 1 + i ) n + VF/ ( 1 + i ) n 
Depreciação acumulada	$ (1.600,00)
Informações para determinação do preço líquido de venda:
Valor de mercado do ativo: 		$ 3.800
Despesas associadas à venda: 	$500
Para calcular o valor em uso, considere os seguintes fluxos de caixa:
	Período
	Fluxo de caixa líquido
	Ano 1
	420,00
	Ano 2
	426,00
	Ano 3
	432,00
	Ano 4
	438,00
	Ano 5
	444,00
	Taxa de desconto (i = 8%) 
· Valor líquido recebido pela alienação do ativo no 5º ano: 800,00
Após essas informações, verifique se o ativo sofreu desvalorização, caso isso tenha ocorrido será preciso reconhecer uma perda por imparidade, faça sua contabilização. 
VP = VF/ ( 1 + i ) n + VF/ ( 1 + i ) n + VF/ ( 1 + i ) n 
VP = 420/ ( 1,08 ) 1 + 426/ ( 1,08 ) 1 + 432/( 1,08 ) 1 + 43/ ( 1,08 ) 1+ 1244/ ( 1,08 ) 1
VP= 388,89+365,22+342,93+321,94+846,64=> 2265,62
Vcl= 4000- 1600= 2400
VR=3800-500= 3300
13. A indústria ABC vai efetuar o Teste de Impairment, e para isso apurou as seguintes informações.
	Imobilizado (valor de custo)
	R$95.000,00
	(-) Depreciação Acumulada
	R$19.000,00
	
	
	Valor Justo, liquido das despesas com vendas
	R$73.500,00
	Valor em uso
	R$69.000,00
Com base nessas informações, verifique se o ativo sofreu desvalorização, caso isso tenha ocorrido será preciso reconhecer uma perda por imparidade, faça sua contabilização.
Valor contábil liquido 95000-19000= 76000
Valor reculperavel=73500
Perdas 76000-73500=2500
Contabilização 
D perdas por irrecuperabilidade ( resultado)
C perdas estimadas( redutora do ativo)
14. (Q.5 –02/11). Uma empresa industrial possui um ativo imobilizado cujo custo histórico é igual a R$ 50.000,00 cuja depreciação acumulada equivale a R$ 12.000,00. A empresa apurou, para esse ativo, um valor justo líquido de despesas de venda de R$ 10.000,00 e um valor em uso de R$ 20.000,00. Com base nos dados informados, considerando a NBC TG 01- Redução ao valor recuperável de ativos- o valor a ser registrado como perda por desvalorização do ativo imobilizado será: 
a)18.000,00 b)28.000,00 c)30.000,00 d) 40.000,00
PD: valor contábil - valor em uso
PD: R$ 38.000,00 - R$ 20.000,00
PD:18.000,00
15. Uma Sociedade Industrial, ao analisar um determinado Ativo Imobilizado, identificou as seguintes evidências, em 31.12.2014:
	Informações:
	Valor líquido de venda
	R$ 2.040.000,00
	Valor em uso
	R$ 2.000.000,00
	Saldos contábeis:
	Valor contábil bruto - custo de aquisição
	R$ 3.200.000,00
	Depreciações acumuladas
	R$ 800.000,00
	Perda estimada em valor não recuperável
	R$ 240.000,00
De acordo com a NBC TG 27 (R2) - Ativo Imobilizado, a perda por redução ao valor recuperável complementar a ser reconhecida no resultado, ao final do período de 2014, é de:
a) R$ 120.000,00. B) R$ 240.000,00. C)R$ 1.040.000,00. D)R$ 1.200.000,00. 
Valor contábil liquido: 3.200.000 – 800.000- 240.000 =2160000
Valor reculperavel 2.040.000
Perda 2.160.000-2.040.000=120.000
16. (Q. 42–01/18) Em 02/04/2014, uma empresa adquiriu um computador para ser utilizado por sua secretária por R$ 8.000. Na data, a empresa pagou R$ 100,00 de frete, R$ 300,00 para instalação dos programas necessários ao funcionamento do computador e R$ 200,00 para contratar um antivírus anual. Além disso, o computador veio com garantia de um ano e a empresa adquiriu garantia estendida por mais um ano, por R$ 100,00. A vida útil econômica do computador no momento da compra era de oito anos. No entanto, a empresa esperava utilizá-lo por cinco anos e depois doá-lo. Em 31/12/2016, a administração da empresa realizou o teste de recuperabilidade de seu computador. Nesta avaliação, ela constatou que o valor presente dos fluxos de caixa futuros esperados pelo uso do computador era de R$ 2.970. Já o valor líquido de venda na data era de R$ 3.240,00. Assinale a alternativa que indica o valor contábil do computador em 31/12/2017 com base nas informações anteriores e de acordo com a NBC TG 27 (R4) – Ativo Imobilizado e a NBC TG 01 (R4) – Redução ao Valor Recuperável de Ativos. 
A) R$ 1.620,00. B) R$ 1.800,00. C) R$ 2.100,00. D) R$ 3.240,00.
ativo imobilizado:
R$ 8.000 + R$ 100 + R$ 300 = R$ 8.400
R$ 8.400 / 60 = R$ 140/mês
Tendo de uso: 9 meses do ano de 2014, 12 meses de 2015 e 12 meses de 2016: 9+12+12=33
O valor da depreciação acumulada do computador: R$ 140 x 33 = R$ 4.620
Valor contábil: R$ 8.400 – R$ 4.620 = R$ 3.780
O balanço patrimonial :
	Imobilizado
	
	Computadores e Periféricos
	3.240
	Computador
	8.400
	(-) Depreciação Acumulada
	(4.620)
	(-) Perda estimada ao valor recuperável
	(540)
vida útil :60 meses 
já foi depreciado: 33 meses. 
depreciação para os meses remanescentes 60-33=27
depreciação mensal: 3780/27=120
depreciação acumulada referente a 2017: 120 x 12 = R$ 1.440
valor contábil de 31/12/2017: 3.240 – 1.440 = R$ 1.800

Continue navegando