Buscar

Fisiologia Humana: Hormônios e Néfron

Prévia do material em texto

Trabalho Dirigido
	
	Curso Enfermagem
	Disciplina: Fisiologia Humana
	
	ATENÇÃO!
	1- O aluno deve enviar essa atividade resolvida até o dia 
2- As respostas devem ser digitadas e enviadas no word.
3- Essa atividade vale até 10,0
4- A pontuação obtida será incorporada na nota da AP2.
	GABARITO
	1ª questão
	C
	2ª questão
	D
1. Maria apresenta redução dos hormônios T3 e T4 no sangue, TSH aumentado e é tratada com levotiroxina. Qual disfunção endócrina a paciente possui?
a) Doença de Addison
b) Doença de Cushing
c) Hipotireoidismo
d) Hipertireoidismo
e) Feocromocitoma
2. O gráfico apresenta as oscilações hormonais ao longo de um ciclo menstrual regular. 
Fonte: UFRGS, 2018 (Modificada)
Sobre o gráfico, avalie as afirmações a seguir:
I. O ciclo menstrual inicia-se com a menstruação no dia 0 que é precedida pelo aumento dos níveis séricos dos seguintes hormônios gonadotrópicos: estrogênio, progesterona, TSH e gonadotrofina coriônica. 
II. A ovulação ocorre por volta do 14º dia do ciclo após um pico na concentração sérica de Hormônio Luteinizante. No período em torno do 14º dia, chamado de período fértil, a mulher deve evitar ter relação sexual desprotegida com seu parceiro caso não deseje engravidar.
III. A produção de estrogênio é maior durante a segunda fase do ciclo ovariano graças à existência do corpo albicans no útero.
IV. A desintegração do corpo lúteo (por volta do 26º dia) leva a queda dos níveis de progesterona e, posteriormente, a descamação do endométrio (menstruação).
Marque a alternativa que apresenta apenas as sentenças corretas:
A) I, apenas
B) II, apenas
C) I e III, apenas
D) II e IV, apenas
E) I, II, III e IV
3. Fale sobre o funcionamento do eixo hormonal Hipotalâmico-Hipofisário-adrenal. Cite uma doença que pode surgir após a disfunção em uma das glândulas do eixo.
Resposta: O eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal atua na regulação de respostas circunstanciais a diversas, modulando o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, proporcionando excitabilidade do córtex cerebral. Além de produzir efeitos anti-inflatorios e supressão da resposta imune. Ele funciona como mecanismo entre as glândulas, hormônios e regiões do mesencéfalo, que induz o ( SAG ) síndrome de adaptação geral. Nele também ocorre a liberação do hormônio ( CRH ) liberador de corticotrofina levando ao aumento da produção de hormônios adrenocorticotrófico (ACTH ), que o leva a estimular a liberação de cortisol.
4. O néfron é uma estrutura microscópica capaz de eliminar resíduos do metabolismo do sangue, manter o equilíbrio hidroelectrolítico e ácido-básico do corpo humano, controlar a quantidade de líquidos no organismo, regular a pressão arterial e secretar hormônios, além de produzir a urina.
A figura abaixo aponta os diferentes segmentos que compõem o néfron. Fale o nome de cada um dos segmentos apontados na figura e sua função. 
 
Resposta:
1- Cápsula de Browman: Possui um formato de uma taça e envolve o glomérulo. Os glomérulos são a série de capilares arteriais com pressão hidrostática elevada quando comparada a outros capilares. Essa pressão faz com que seja forçada a saída do liquido do sangue do glomérulo para o interior da cápsula formando o filtrado glomerular.
2- Túbulo contorcido proximal: Essa parte do néfron recebe o filtrado glomerular, que sofrerá o processo de absorção e excreção de substâncias.
3- Alça de hele: Essa alça possui um formato de U, sendo constituída por um ramo descendente e um ramo ascendente. É nela que acontece a retenção de parte de água.
4- Túbulo contorcido distal: Nessa porção do néfron serão feitas trocas iônicas, ocorrendo a absorção de sódio e secreção de potássio. Esse tubo se abre no ducto coletor que será responsável por receber o material produzido nos néfrons ( urina ) e transporta-lo para a pelve renal.
5- Túbulo coletor: É um tubo de maior calibre e que carrega o filtrado até pelve renal lá ocorre a formação da urina a partir do processamento final do filtrado.
5. O trato gastrintestinal secreta hormônios que irão atuar no próprio trato gastrintestinal, iniciando e regulando atividades digestivas. São exemplos desses hormônios: gastrina, grelina, leptina, colecistocinina, secretina e motilina, somatostatina, peptídeo liberador de gastrina. 
Escolha apenas dois dos hormônios citados acima e para cada um deles fale o local onde é produzido e os efeitos gerados.
Resposta: Gastrina: É um hormônio peptídeo que estimula a secreção de ácido clorídrico e estimula a mobilidade do estômago. É secretado pela célula G no antro do estômago. O principal fator que estimula a produção é a elevação do PH estomacal, porém alimentos ricos em proteínas, níveis séricos elevados de cálcio também podem estimular sua produção. 
Possíveis efeitos: Nefrite aguda intersticial, pancreatite entre outros.
Secretina: É um hormônio polipeptídio com 27 aminoácidos produzida pelas células S do duodeno em resposta a um PH entre 2 e 4 ( muito ácido ) a principal função é estimular a secreção de bicarbonato de sódio no pâncreas. 
Possíveis efeitos: Ansiedade, fraqueza, sedação entre outros.
6. A respiração adequada depende, pelo menos em partes, da integridade e funcionamento dos alvéolos respiratórios. Descreva a estrutura do alvéolo e o fenômeno da hematose.
Resposta: Os alvéolos são minúsculos sacolas ocos, cuja extremidades abertas são continuas com luzes das veias respiratórias, tipicamente. O ar em dois alvéolos adjacentes é separado por uma única parede alveolar.
A hematose é o processo de trocado gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono. Devido a esse processo , mediando o sistema respiratório e o circulatório, o sangue venoso , concentrado em CO2 é convertido em sangue arterial rico em O2, é distribuído aos tecidos do organismo para provimento das reações metabólicas das células.

Continue navegando