Buscar

Filme A grande aposta resumo e reflexão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
A Grande Aposta ou The Big Short título original.
O filme trata - se sobre a antecipação de 4 (quatro) investidores cada um com suas peculariedades sobre a bolha imobiliária na crise de 2008, que gerou uma queda brusca, um colapso do mercado financeiro americano.
O mercado imobiliário gerava uma grande confiança, por demonstrar ser de baixo risco, com bastante estabilidade, e assim Lewis Ranieri tornou a atividade bancária bastante lucrativa, com seus título hipotecários, até o momento em que as hipotecas se escassearam, pois não existiam muitas casas e para assegurar esse negócio, o banco encheu as hipotecas com títulos mais arriscados, as subprimes.
Na visão de Michael Burry percebe que, desde 2000 os identificadores de colapso, os mesmos que indicaram o colapso do mercado imobiliário.
A quebra da Bolsa americana ocorreu em24 de outubro de 1929 conhecida como " Quinta - Feira Negra"; Gerando a Grande Depressão da década de 30.
Com, a complexidade das hipotecas, os índices de fraude, o salário líquido estável (sem aumento significativo) e aumento relevante do valor das casas. Com essas informações, Michael, por ter autonomia de atuação para investimentos na firma, passa a operar vendido no mercado imobiliário, ele aposta contra, comprou $1.3 bilhão em CDS de títulos hipotecários – um seguro contra calote caso o título subjacente não seja honrado. Outros investidores também operaram vendido, e descobriram que realmente o mercado imobiliário estava em crise, visto que, os corretores de hipoteca faziam contrato com qualquer um, sem verificar se a pessoa tinha renda ou trabalhava, além disso, os requerentes de hipotecas não entendiam as taxas, hipotecárias estas cheias de taxas variáveis.
O que tornava o mercado tão seguro, era a “certeza” de que a pessoa iria pagar a hipoteca, porque quem não paga a hipoteca, certo? Errado. E isso junto à complexidade das taxas da hipoteca foram os principais motivos pelo declínio do mercado imobiliário, gerando inúmeras pessoas sem casa, desempregadas, falidas, um grande desastre. Mas também o lucro exorbitante daqueles que operaram vendido.
Reflexão
Exercer cargos de Gerência em qualquer nível de hierarquia, exige com que estejamos sempre atentos aos pequenos sinais, para identificar qualquer oportunidade que tenhamos descoberto antes da concorrência, certamente isso depende da habilidade analítica de cada gerente.
Sair na frente muitas vezes pode garantir a sobrevivência da organização no setor.
Pena que em toda crise ecônomica ou política, infelizmente quem sempre paga a conta são os mais pobres, principalmente no países subdesenvolvidos.
E pouquissímas pessoas chegam a multiplicar suas fortunas durante as crises.

Continue navegando