Buscar

RESPOSTA DESFIO RESIDUOS B

Prévia do material em texto

1. O que pode ser considerado um resíduo biológico?
OS resíduos biológicos são materiais que apresentam produtos biológicos provenientes que obteve contato com fluídos corporais e que, por conter microrganismos, oferecem risco à saúde pública e ao meio ambiente. São exemplos de resíduos biológicos: luvas descartáveis, gazes, seringas, agulhas, tubos coletores de transferência.
2. Como os resíduos biológicos são classificados?
Grupo A – Resíduos potencialmente infectantes
São resíduos que possuam presença de agentes biológicos e que apresentem risco de infecção. Ex.: bolsas de sangue contaminado.
Grupo B – Resíduos químicos
São resíduos que contenham substâncias químicas capazes de causar risco à saúde ou ao meio ambiente, independentemente de suas características inflamáveis, de corrosividade, reatividade e toxicidade. Ex.: Medicamentos para tratamento de câncer, reagentes para laboratório e substâncias para revelação de filmes de Raio-X.
Grupo C – Resíduos radioativos
São resíduos de materiais que contenham radioatividade em carga acima do padrão e que não possam ser reutilizados. Ex.: Exames de medicina nuclear.
Grupo D – Resíduos comuns
São resíduos de qualquer lixo que não tenha sido contaminado ou possa provocar acidentes. Ex.: Gesso, luvas, gazes, materiais passíveis de reciclagem e papéis.
Grupo E – Resíduos perfurocortantes
São objetos e instrumentos que possam furar ou cortar. Ex.: Lâminas, bisturis, agulhas e ampolas de vidro.
3. Indique a forma correta de descarte dos diferentes tipos de resíduos biológicos.
- RESÍDUOS DO GRUPO A
Manejo dos Resíduos GRUPO A: devem ser acondicionados em saco branco leitoso, resistente, impermeável e estar de acordo com a NBR-919115. O saco deve ser preenchido até 2/3 de sua capacidade. Deve ser sustentado por recipiente lavável, resistente e com tampa provida de sistema de abertura evitando o contato manual com os cantos arredondados e o mesmo ser resistente ao tombamento
-RESÍDUOS DO GRUPO B
os fabricantes, importadores e distribuidores deverão providenciar informação ao consumidor quanto ao perigo durante o manuseio. E devem ser acondicionados em recipientes de material rígido, adequados para cada tipo de substância química, respeitadas as suas características físico químicas e seu estado físico, e identificados de acordo com o regulamento Técnico.
- RESÍDUOS DO GRUPO C
Manejo dos resíduos representado pelo símbolo de substância radioativa, rótulo de fundo amarelo, desenho e contornos pretos
- RESÍDUOS DO GRUPO D
Nesse grupo pode acontecer a reciclagem de determinados resíduos. A Resolução CONAMA20 e símbolos de tipo de material reciclável: I - azul - papéis; II - amarelo - metais; III - verde - vidros; IV - vermelho - plásticos; V - marrom - resíduos orgânicos; VI - Roxo – rejeitos radiativos7-8,19
-RESÍDUOS DO GRUPO E
Os perfurocortantes devem ser descartados em separado, num recipiente rígido, resistente à ruptura, punctura e ao vazamento, ter tampa e estar de acordo com a norma ABNT NBR-385316. As seringas com suas agulhas devem ser desprezadas, sendo proibido o ré encapamento das agulhas. O carro para o transporte interno é exclusivo e deve conter a identificação com inscrição, símbolo e cor (branco com símbolo em vermelho
Padrão de resposta esperado
1. São resíduos ou materiais com a possível presença de agentes biológicos ou outros que se apresentem contaminados por eles, que possam trazer riscos à saúde pública, ao meio ambiente ou à saúde ocupacional.
2. Classificação dos resíduos biológicos: - 
Grupo A: resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.
- Grupo B: resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente.
- Grupo C: resíduos contaminados com radionuclídeos, provenientes de laboratório de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia. Esses não são gerados pelo Demed.
- Grupo D: resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.
- Grupo E: materiais perfurocortantes ou escarificastes, tais como agulhas e lâminas de vidro, contaminados ou não.
3. O gerenciamento dos resíduos biológicos requer um conjunto de procedimentos que devem ser cuidadosamente planejados e implementados. Dessa forma, é possível prevenir a propagação de doenças, minimizar os impactos ambientais e também permanecer em conformidade com os regulamentos e as leis aplicáveis. Assim, os resíduos gerados têm um tratamento eficiente e um destino adequado, sendo as instituições geradoras responsáveis pela manipulação, armazenamento e eliminação. As principais formas de destinação atuais é autoclavação e incineração.