Buscar

Atividade 1 Nutrição UnP

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP
CAMPUS MOSSORÓ - CURSO DE NUTRIÇÃO
	
	
	ALUNO(A): Nayara Miriam do Nascimento Araújo
	PROFESSOR: Dr. Fausto Pierdoná Guzen 
	DISCIPLINA: Interação Droga-Nutriente
	CURSO: Nutrição
	PERÍODO: 4
	TURNO: Matutino
	SEMESTRE: 2020.2
	DATA: 14/10/2020
	NOTA: 
Questão 1 - Quem nunca tomou um medicamento sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina. A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de medicamentos, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2018, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. (Valor 0,5)
Analise as afirmativas abaixo.
I – A automedicação pode promover uma dosagem adequada ou excessiva.
II – O uso de analgésicos caracteriza usos irracionais em grande escala.
III – Antibióticos são controlados devido o uso irracional do produto.
a) Apenas a I está correta. 
b) Apenas a I e a II estão corretas. 
c) Apenas a II e a III estão corretas.
d) Apenas a III está correta.
e) I, II e III estão corretas.
Questão 2 – A imagem abaixo demonstra alteração na estabilidade do suplemento (Valor 0,5)
Assinale a alternativa correta no que diz respeito à alteração
a) Alterou a estabilidade física.
b) Alterou a estabilidade química.
c) Alterou a estabilidade microbiológica.
d) Alterou a estabilidade terapêutica.
e) Três alternativas estão corretas.
Questão 3 – No que diz respeito a medicação alopática assinale a alternativa correta (Valor 0,5)
a) Medicações éticas podem ser intercambiáveis com todas medicações similares.
b) Nos similares só encontramos o nome do princípio ativo, não apresentando nome comercial.
c) Medicações genéticas passam por testes de qualidade ex: biodisponibilidade e bioequivalência
d) Medicações similares possuem tarja amarela.
e) Medicamentos genéticos são considerados como éticos.
Questão 4 - Qual o objetivo do princípio ativo ácido alfa lipóico na formulação prescrita para resistência insulínica? (Valor 0,5)
a) Diminui a atividade das enzimas envolvidas na gliconeogênese.
b) Antiglicante.
c) Reparo de célula beta.
d) Modula a sinalização da insulina.
e) Sintetiza insulina.
Questão 5 - A absorção é a passagem das substâncias dos compartimentos corporais para o sangue, através de membranas. Vários nutrientes chegam à célula, como por exemplo a glicose, que participa da respiração celular, importante para liberar a energia. No que diz respeito ao processo absortivo assinale a alternativa correta. (Valor 0,5)
a) Drogas hidrossolúveis são bem absorvidas pelo TGI.
b) Ranitidina pode interferir na absorção de zinco.
c) Captopril pode comprometer a absorção de ácido fólico.
d) Atenolol interfere na absorção de vitamina B6.
e) Alimentos que deixam o pH do estômago mais básico pode interferir na absorção de drogas como a digoxina. 
Questão 6 - Paciente de 48 anos de idade utiliza Atenolol, Captopril e Furosemida para tratamento da hipertensão. Após análise nutricional você observou que o paciente realiza 40% da sua dieta diária com produtos fonte de lipídeo. Isso tem alguma consequência para o tratamento? Justifique. (Valor 0,5)
O Atenolol é usado principalmente no controle da hipertensão arterial e da angina. O captopril é indicado no tratamento de insuficiência cardíaca congestiva associado à diurético e digitálicos. A furosemida age na prevenção ao inchaço. A má alimentação com quantidade excessiva acima de 30% de lipídios na alimentação, causa piora em seu caso clínico. O mais indicado seria o consumo de frutas secas,queijo sem sal,azeite de oliva, água de coco,alimentos integrais.
Questão 7 – Paciente depressivo em tratamento com antidepressivos inibidores da MAO deu entrada no hospital Tarcísio Maia em Mossoró com suspeita de acidente vascular encefálico. Na anamnese o médico relatou que a utilização do medicamento e o consumo alimentar desencadeou tal quadro. Como isso foi possível? Justifique com base alimentar. (Valor 0,3333)
 Assim como em qualquer medicamento, existem os efeitos colaterais. Com o indibidor da MAO não seria diferente, alguns alimentos trazem riscos de interação, alimentos como, queijos, vinhos e embutidos que podem desencadear o aumento considerável da pressão arterial. 
BOA PROVA!
Disciplina: Interação Droga- Nutriente
Dicente: Nayara Miriam do Nascimento Araújo
Matricula: 201913249
ATIVIDADE
TEMÁTICA: Farmacologia da Depressão
ESTAÇÃO 1
Responda:
1-) Por que as mulheres são mais afetadas pela depressão quando comparado aos homens?
Devemos entender que é muito importante acrescentar que muitos estudiosos alegam que a diferença ocorre devido ao fato de as mulheres buscarem mais ajuda profissional e, com isso, vemos mais diagnósticos femininos presentes nos consultórios. Os homens são acostumados a negar os sintomas desde criança, fazendo com que seja mais difícil o conhecimento da doença para o sexo masculino.
Apesar disso, outros fatores podem ajudar no aparecimento da depressão nas mulheres. Abaixo mostrarei alguns fatores:
Gravidez: alguns eventos durante a gestação ou no período pós-parto, como solidão, menoridade e baixo apoio emocional, podem trazer sintomas depressivos.
Menopausa: durante esse período da vida da mulher o risco de desenvolver depressão é considerado duas vezes maior. A alteração dos hormônios pode afetar a reprodução de neurotransmissores que estão ligados à depressão, gerando a doença.
Período menstrual com as bruscas oscilações hormonais, as mulheres tornam-se mais vulneráveis aos transtornos de humor, podendo gerar sintomas depressivos
2-) Por que a depressão é subnotificada? 
 Vivemos uma subnotificação de problemas de saúde mental em escala catastrófica, e há consequências muito sérias”, diz à Folha o professor de psicologia clínica na Universidade Columbia Andrew Solomon. Ele afirma que o isolamento social necessário na pandemia pode contribuir para um aumento nos casos de depressão. “Como temos que lidar com uma doença grave, a Covid-19, as pessoas acabam achando que saúde mental é um luxo, algo não essencial no momento. Não é um luxo, as pessoas morrem de depressão, as pessoas deixam de funcionar, há vários problemas físicos que são consequências da depressão”, afirma Solomon.
Depressão é uma doença muito comum e tratável. Para as pessoas que estejam se sentindo muito pressionadas, sugiro que procurem ajuda profissional, não tenham medo de tomar remédios e fazer terapia. Não é um sinal de fraqueza, é um sinal de coragem
3-) Apresente 4 sintomas característicos da depressão? 
· tristeza recorrente;
· falta de interesse ou prazer diminuído em atividades de rotina;
· Problemas com o sono ou a alimentação;
· Ganho ou perda de peso não intencional 
ESTAÇÃO 2
Leia o quadro abaixo e entenda como agem os antidepressivos.
Responda:
1-) Na sua opinião qual antidepressivo é mais eficaz? Justifique? 
 
A inibidores seletivos da recaptação de serotonina, tendo em vista 
Além de menos efeitos colaterais, a substancia tem um efeito maximizado, já que a duração é maior no processo de comunicação dos neurônios. 
2-) Por que os antidepressivos afetam o libido e o apetite?
não há resposta definitiva para a prevalência desses sintomas entre os pacientes tratados com antidepressivos. Os estudos produzem resultados variados, e o número de pessoas afetadas mostra muitas diferenças, de 25% a 73% dos pacientes medicados. Antidepressivos, especialmente os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), podem ter impacto na vida sexual. Os sintomas podem incluir diminuição da libido, ejaculação retardada, disfunção erétil e incapacidade (ou retardamento) de atingir o orgasmo.
ESTAÇÃO 3
- Leia a descrição abaixo
- Responda:1-) Qual a relação da serotonina com o estado depressivo?
A relação é que em um cérebro deprimido a produção de serotonina é diminuída, ou seja, não a produção. Em um cérebro saudável a serotonina apresenta aumento na produção. A serotonina atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas e, por isso, quando se encontra numa baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão.
2-) Você acha que podemos viver sem antidepressivos e que a adequação nutricional são capazes de resolver o problema da depressão?
Não, acredito que adequação nutricional, pode ser capaz de evitar a depressão. Mais não elimina as chances de se ter a doença, já que existem outros fatores para o desenvolvimento da doença. 
3-) Pesquise alimentos que possam ajudar no tratamento do quadro depressivo.
1 – o chocolate
2 – Soja
3 – Algumas frutas como: 
 Abacate
· Limão
· Melancia
· Banana
· Mamã
4 – Castanha do Pará 
5 –  Carboidratos complexos
· Lentilha e feijão
· Pão integral
· Arroz integral
· Batata-doce
Pesquise e elabore estratégias alimentares antiviróticas (fortalecimento da imunidade)
- Café da manhã:
Cuscuz 100g 1 ovo cozido, suco de acerola
- Lanche da Manha: 
Salada de Frutas, suco de laranja
- Almoço: 
Arroz Feijão Salada de tomate Frango ou carne assada 100g ½ copo de suco sem açúcar
- Lanche da Tarde:
mix de castanha
- Jantar: 
Macaxeira 90g 1 ovo
- Lanche da Noite: 
Banana 1 und + canela + aveia
Monte um esquema alimentar apresentando alimentos versus benefícios
Café da Manha
Cuscuz 
Os carboidratos complexos presentes no cuscuz são fonte de energia; as vitaminas A e B1 auxiliam nos impulsos nervosos e na regeneração célula
Ovo Cozido 
O ovo é uma excelente fonte de vitaminas A, D, E e B12, que, de uma maneira geral fazem bem aos olhos, pele, ossos e memória, respectivamente. As vitaminas e os sais minerais estão contidos na gema 
Suco de Acerola
A acerola é uma fruta rica em vitamina C, A e do complexo B, sendo importante para fortalecer o sistema imunológico e combater infecções

Continue navegando