Buscar

Relatório - Palestra - Mercado de trabalho em 2020 Mudanças e desafios para continuar empregado

Prévia do material em texto

Palestra: Mercado de trabalho em 2020. Mudanças e desafios para continuar empregado
A palestra apresentada pela Profª Msc Gerla Pereira, fala das habilidades exigidas para o mercado de trabalho em 2020, habilidades essas que foram exigidas no fórum do Desenvolvimentos das Nações. Esse fórum aconteceu há cinco anos atrás, e neste ano teve uma nova reunião para atualizar as prioridades dessas habilidades. 
Quais são elas?
1º - Resolução de problemas complexos – (Desenvolver a habilidade de resolver um problema rápido, como por exemplo: Como poder ajudar a escola aonde trabalho a passar por esse problema atual de pandemia, quais as decisões podemos tomar para ajudar a equipe?).
2º - Pensamento crítico – (Sempre está fazendo uma autoavaliação, uma autocrítica da sua capacidade de ler, interpretar, desenvolver um olhar real sobre tudo o que está acontecendo).
3º - Criatividade – (Que diferencial posso colocar no meu trabalho? Que novidade posso trazer para as minhas aulas? O que posso fazer para ajudar meus alunos?).
4º - Gestão de pessoas – (Minha capacidade de poder gerenciar minha equipe, sempre tentando colocar eles para cima, dando uma boa motivação a eles, seja meus colegas de trabalho, ou seja, eles meus alunos).
5º - Colaboração – (Capacidade de conviver, de manter as pessoas a sua volta, de ajudar, no atual cenário precisamos no manter sempre unidos).
6º - Inteligência emocional – (Como você lida com os seus sentimentos. Como você consegue colocar sua equipe para cima, motivar a eles, influenciar eles com pensamentos positivos).
7º - Capacidade de análise – (Como você faz seus julgamentos? Como você toma suas decisões?).
8º - Orientação em servir – (Desenvolver a empatia, capacidade de se colocar no lugar do outro, capacidade de ajudar o outro quando ele não sabe). 
9º - Negociação – (Habilidade de negociar, capacidade de falar, convencer, explicar e negociar seu produto, sua aula, seu projeto).
10º - Flexibilidade e adaptação – (Capacidade que você vai ter para desenvolver atitudes e atividades novas, até mesmo na hora que surgir um problema).
Hoje estima-se que 65% dos estudantes do ensino médio não fazem ideia de qual profissão a seguir. Cabe a nós professores tentar ajudar a esses alunos, para que ele possam ter pelo menos uma ideia do que querer para o próximo ano.
Com o novo cenário que estamos enfrentando existe dois tipos de pessoas, os nativos digitais e os imigrantes digitais. Quem são esses? Os nativos são as pessoas que já nasceram na era digital, que tem conhecimentos nas plataformas digitais, já os imigrantes são aqueles que estão aprendendo a mexer, a lidar com essa atualidade da era digital, pessoas que muitas nas vezes não sabem nem mexer direito com essas tecnologias. Precisamos adaptamos à essas inovações tecnológicas. Continuar a aprender, lidar com as atividades tecnológicas é o melhor caminho.
Gerenciar sua formação, sua qualificação, saber descrever sua área, mostra qual o seu diferencial, mostra que você não é apenas mais um, porque daqui 20 anos mais de 40% das profissões que existem hoje, iram deixar de existir, precisamos sempre nos reinventar e trabalhar o comportamento das pessoas. 
Só assim poderemos seguir a diante e nos manter vivos no mercado de trabalho.

Continue navegando