Logo Passei Direto
Buscar

prova N2 Saúde Coletiva

User badge image
Adriana Roger

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Entende-se Epidemiologia como o estudo dos fatores que determinam a periodicidade e a distribuição das doenças nos grupos humanos. Enquanto a clínica se empenha no estudo da doença no indivíduo, examinando cada caso, a epidemiologia se dedica aos problemas de saúde em grupos de pessoas.
Entre as alternativas a seguir, identifique a alternativa que melhor descreve a Vigilância Epidemiológica.
Refere-se aos procedimentos de cobrança dos tributos não pagos, iniciando por via administrativa e indo até à inscrição do correspondente crédito tributário em dívida ativa, da qual procede-se à emissão do título executivo extrajudicial denominado Certidão de Dívida Ativa, o que faz iniciar a fase de cobrança judicial.
Refere-se a vigilância relacionada ao controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, assim como os agravos e atenuantes de situações de saúde.
É a coleta de dados ambientais, no que diz respeito a atividades prévias ou pós intervenções no meio ambiente.
É qualquer associação de indivíduos que se relacionam a fim de conseguir objetivos comuns por meio do próprio grupo social.
Refere-se ao conjunto de intervenções com foco individual, coletivo ou ambiental responsável pela atuação sobre os Determinantes Sociais de Saúde.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como AIDS, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose.
Sobre a Vigilância em Saúde, analise as opções a seguir.
I. A Vigilância em Saúde está paralelamente relacionada ao processo saúde-doença presentes em época e contexto que se passa.
II. A Vigilância em Saúde pode ser definida de forma específica pela função de observar a relação dos pacientes contaminados e não contaminados, assim como os agravos e fatores de risco.
III. A observação de forma sistematizada dos contatos de doentes, com intuito de acompanhar os eventos à saúde e fatores secundários, podem ser compreendidas como finalidades da vigilância em saúde.
IV. A Vigilância em Saúde não busca a observação da distribuição, tendências e distribuição de doenças por meio de coleta, processamento, consolidação e divulgação de informes de morbidade e mortalidade.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
II, III e IV.

Determinantes sociais são compreendidos como fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Qual alternativa a seguir corresponde a um determinante social da saúde?
Grau de inclusão social e educação.
Fatores biológicos.
Cor da pele.
Interações hormonais.
Cor do cabelo e olhos.

João Pedro é gestor municipal da Atenção Básica de uma cidade metropolitana, no exercício de suas atividades ele identifica o aumento considerável no número de notificação de tuberculose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao analisar esses dados, ele percebe que o aumento se dá majoritariamente no público masculino, com faixa etária de 20 a 25 anos, e mesmo local de trabalho.
Nesse contexto, como o gestor deve proceder?
João Pedro diante dessa situação deve buscar reunir-se com as equipes de saúde das unidades e buscar formas de intervenção e melhoramento do panorama de saúde.
João Pedro precisa verificar se esses dados são fidedignos, pois é comum subnotificação, não sendo importante considerar esses dados.
Para a gestão de saúde não é importante considerar esses dados, pois a tuberculose não é uma doença de importância clínica.
João Pedro deve marcar uma reunião com a equipe de saúde e encontrar uma forma de penalizá-la por irresponsabilidade.
Nesse caso não há necessidade de intervenção, é normal tais acréscimos.

Vigiar: verbo transitivo direto. Estar atento a; observar atentamente. Observar oculta ou secretamente; espreitar. Cuidar atenciosamente; olhar por; velar. Estar atento ou desperto. Fazer a verificação de; controlar, fiscalizar. Ficar de guarda, de sentinela; estar alerta. Estar ou ficar prevenido; acautelar-se, precaver-se.
Levando em consideração a Vigilância em Saúde, analise as alternativas a seguir e identifique a opção correta.
A abordagem individual é a principal característica da Vigilância em Saúde, pois o caráter subjetivo e peculiar de cada ser é levado em consideração.
A abordagem em grupo, vendo de forma geral e não específica, é uma das maiores peculiaridades da Vigilância em Saúde.
A Vigilância em Saúde é compreendida como uma forma de monitorar, acompanhar e identificar situações relacionadas a doenças e possíveis agravos, individuais ou coletivas.
As demandas da Vigilância em Saúde se centram em práticas individuais, detendo-se as atividades curativistas.
A Vigilância em Saúde compreende a intervenção de forma não participativa nas atividades e necessidades da população.

Entre os níveis de prevenção em saúde identificam-se medidas com o objetivo de promover intervenções em populações sadias, ou em pacientes na fase inicial de doenças e, ainda, casos em que a doença já está instalada.
Nesse sentido, assinale a alternativa que melhor representa o conceito de Prevenção Terciária.
Consiste na ação implementada para a redução dos danos e prejuízos de uma determinada condição de saúde/patologia de um indivíduo ou população.
Consiste na proteção dos indivíduos ou coletividades para intervenções médicas inapropriadas, com intuito de oferecer alternativas eticamente aceitáveis.
Diz respeito às medidas preventivas de cunho diagnostico e de rastreio, como exames de testes rápidos e exames citopatológicos.
Diz respeito a ações que têm o intuito de amenizar os riscos e fatores que levem ao adoecimento, inclui medidas de promoção da saúde e proteções especificas.
Está relacionada a medidas de cuidados paliativos, como as demandas de pacientes com diagnósticos crônico-degenerativos.

As Leis Orgânicas de Saúde são aquelas que dispõem sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), são elas as leis 8.080/90 e a 8.142/90.
Sobre a participação complementar do sistema pelo setor privado, avalie as proposições a seguir.
I. Os proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços privados, que sejam contratados mediante participação complementar, podem exercer funções de chefia ou ter cargos de confiança no SUS.
II. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o SUS poderá contratar serviços pela iniciativa privada, isto é, participação complementar.
III. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.
IV. Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do SUS, mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I, III e IV.

O termo Prevenção Quaternária teve sua definição pela primeira vez conhecida em 1995 na Conferência da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA), por meio de Marc Jamoulle.
Sobre a Prevenção Quaternária, assinale a alternativa que melhor conceitua essa prática.
Consiste na proteção dos indivíduos ou coletividades contra intervenções médicas inapropriadas, com intuito de oferecer alternativas eticamente aceitáveis.
Atrelado aos métodos clínicos e farmacológicos, no intuito de desenvolver atividades mais intervencionistas.
Atrela-se a atividades de rastreio e diagnóstico clínico de doenças crônico-degenerativas.
Consiste em atividades relacionadas à prevenção de doenças, antes da doença acontecer.
As ações implementadas para a redução dos danos e prejuízos de uma determinação condição de saúde/patologia de um indivíduo ou população.

Leia o trecho a seguir. "As redes de atenção à saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por uma missão única, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, [...] no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa e de forma humanizada."
Sobre as RAS, analise as afirmativas a seguir.
I. As RAS são arranjos que se organizam de forma sistematizada, a fim de responder às necessidades específicas de saúde, por meio de uma atenção integrada e organizada.
II. Nas RAS, todos os níveis de atenção estarão organizados e conectados de forma a promover o cuidado integral.
III. A coordenação das RAS fica sob a responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (Atenção Básica), que se coloca como ordenadora do sistema.
IV. As RAS estão organizadas e situadas dentro de uma região de saúde, porém não se deve levar em consideração questões geográficas e particularidades da área.
II e III.
II, III e IV.
I, II e III.
I e II.
I e IV.

Quando nos referimos à prevenção de doenças, atrelamos a esse contexto os procedimentos por meio dos quais os indivíduos e coletividades, necessariamente aqueles com particularidades e fatores de risco para uma doença, são tratados para prevenir a ocorrência daquela determinada situação.
Desse modo, sobre os níveis de prevenção em saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Como exemplo da Prevenção Primária temos as ações generalistas, de incentivo ao exercício físico, alimentação saudável e correlatos.
II. Os exames de triagem e diagnóstico precoce de danos e agravos são exemplos de Prevenção Secundária.
III. Atividades com intuito de reabilitar pacientes pós-infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico são exemplos de Prevenção Quaternária.
IV. Os cuidados paliativos são exemplos clássicos de Prevenção Secundária, principalmente os atrelados a cuidados oncológicos.
II e IV.
III e IV.
I e III.
II e III.
I e II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Entende-se Epidemiologia como o estudo dos fatores que determinam a periodicidade e a distribuição das doenças nos grupos humanos. Enquanto a clínica se empenha no estudo da doença no indivíduo, examinando cada caso, a epidemiologia se dedica aos problemas de saúde em grupos de pessoas.
Entre as alternativas a seguir, identifique a alternativa que melhor descreve a Vigilância Epidemiológica.
Refere-se aos procedimentos de cobrança dos tributos não pagos, iniciando por via administrativa e indo até à inscrição do correspondente crédito tributário em dívida ativa, da qual procede-se à emissão do título executivo extrajudicial denominado Certidão de Dívida Ativa, o que faz iniciar a fase de cobrança judicial.
Refere-se a vigilância relacionada ao controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, assim como os agravos e atenuantes de situações de saúde.
É a coleta de dados ambientais, no que diz respeito a atividades prévias ou pós intervenções no meio ambiente.
É qualquer associação de indivíduos que se relacionam a fim de conseguir objetivos comuns por meio do próprio grupo social.
Refere-se ao conjunto de intervenções com foco individual, coletivo ou ambiental responsável pela atuação sobre os Determinantes Sociais de Saúde.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como AIDS, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose.
Sobre a Vigilância em Saúde, analise as opções a seguir.
I. A Vigilância em Saúde está paralelamente relacionada ao processo saúde-doença presentes em época e contexto que se passa.
II. A Vigilância em Saúde pode ser definida de forma específica pela função de observar a relação dos pacientes contaminados e não contaminados, assim como os agravos e fatores de risco.
III. A observação de forma sistematizada dos contatos de doentes, com intuito de acompanhar os eventos à saúde e fatores secundários, podem ser compreendidas como finalidades da vigilância em saúde.
IV. A Vigilância em Saúde não busca a observação da distribuição, tendências e distribuição de doenças por meio de coleta, processamento, consolidação e divulgação de informes de morbidade e mortalidade.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
II, III e IV.

Determinantes sociais são compreendidos como fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Qual alternativa a seguir corresponde a um determinante social da saúde?
Grau de inclusão social e educação.
Fatores biológicos.
Cor da pele.
Interações hormonais.
Cor do cabelo e olhos.

João Pedro é gestor municipal da Atenção Básica de uma cidade metropolitana, no exercício de suas atividades ele identifica o aumento considerável no número de notificação de tuberculose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao analisar esses dados, ele percebe que o aumento se dá majoritariamente no público masculino, com faixa etária de 20 a 25 anos, e mesmo local de trabalho.
Nesse contexto, como o gestor deve proceder?
João Pedro diante dessa situação deve buscar reunir-se com as equipes de saúde das unidades e buscar formas de intervenção e melhoramento do panorama de saúde.
João Pedro precisa verificar se esses dados são fidedignos, pois é comum subnotificação, não sendo importante considerar esses dados.
Para a gestão de saúde não é importante considerar esses dados, pois a tuberculose não é uma doença de importância clínica.
João Pedro deve marcar uma reunião com a equipe de saúde e encontrar uma forma de penalizá-la por irresponsabilidade.
Nesse caso não há necessidade de intervenção, é normal tais acréscimos.

Vigiar: verbo transitivo direto. Estar atento a; observar atentamente. Observar oculta ou secretamente; espreitar. Cuidar atenciosamente; olhar por; velar. Estar atento ou desperto. Fazer a verificação de; controlar, fiscalizar. Ficar de guarda, de sentinela; estar alerta. Estar ou ficar prevenido; acautelar-se, precaver-se.
Levando em consideração a Vigilância em Saúde, analise as alternativas a seguir e identifique a opção correta.
A abordagem individual é a principal característica da Vigilância em Saúde, pois o caráter subjetivo e peculiar de cada ser é levado em consideração.
A abordagem em grupo, vendo de forma geral e não específica, é uma das maiores peculiaridades da Vigilância em Saúde.
A Vigilância em Saúde é compreendida como uma forma de monitorar, acompanhar e identificar situações relacionadas a doenças e possíveis agravos, individuais ou coletivas.
As demandas da Vigilância em Saúde se centram em práticas individuais, detendo-se as atividades curativistas.
A Vigilância em Saúde compreende a intervenção de forma não participativa nas atividades e necessidades da população.

Entre os níveis de prevenção em saúde identificam-se medidas com o objetivo de promover intervenções em populações sadias, ou em pacientes na fase inicial de doenças e, ainda, casos em que a doença já está instalada.
Nesse sentido, assinale a alternativa que melhor representa o conceito de Prevenção Terciária.
Consiste na ação implementada para a redução dos danos e prejuízos de uma determinada condição de saúde/patologia de um indivíduo ou população.
Consiste na proteção dos indivíduos ou coletividades para intervenções médicas inapropriadas, com intuito de oferecer alternativas eticamente aceitáveis.
Diz respeito às medidas preventivas de cunho diagnostico e de rastreio, como exames de testes rápidos e exames citopatológicos.
Diz respeito a ações que têm o intuito de amenizar os riscos e fatores que levem ao adoecimento, inclui medidas de promoção da saúde e proteções especificas.
Está relacionada a medidas de cuidados paliativos, como as demandas de pacientes com diagnósticos crônico-degenerativos.

As Leis Orgânicas de Saúde são aquelas que dispõem sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), são elas as leis 8.080/90 e a 8.142/90.
Sobre a participação complementar do sistema pelo setor privado, avalie as proposições a seguir.
I. Os proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços privados, que sejam contratados mediante participação complementar, podem exercer funções de chefia ou ter cargos de confiança no SUS.
II. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o SUS poderá contratar serviços pela iniciativa privada, isto é, participação complementar.
III. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.
IV. Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do SUS, mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I, III e IV.

O termo Prevenção Quaternária teve sua definição pela primeira vez conhecida em 1995 na Conferência da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA), por meio de Marc Jamoulle.
Sobre a Prevenção Quaternária, assinale a alternativa que melhor conceitua essa prática.
Consiste na proteção dos indivíduos ou coletividades contra intervenções médicas inapropriadas, com intuito de oferecer alternativas eticamente aceitáveis.
Atrelado aos métodos clínicos e farmacológicos, no intuito de desenvolver atividades mais intervencionistas.
Atrela-se a atividades de rastreio e diagnóstico clínico de doenças crônico-degenerativas.
Consiste em atividades relacionadas à prevenção de doenças, antes da doença acontecer.
As ações implementadas para a redução dos danos e prejuízos de uma determinação condição de saúde/patologia de um indivíduo ou população.

Leia o trecho a seguir. "As redes de atenção à saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por uma missão única, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, [...] no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa e de forma humanizada."
Sobre as RAS, analise as afirmativas a seguir.
I. As RAS são arranjos que se organizam de forma sistematizada, a fim de responder às necessidades específicas de saúde, por meio de uma atenção integrada e organizada.
II. Nas RAS, todos os níveis de atenção estarão organizados e conectados de forma a promover o cuidado integral.
III. A coordenação das RAS fica sob a responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (Atenção Básica), que se coloca como ordenadora do sistema.
IV. As RAS estão organizadas e situadas dentro de uma região de saúde, porém não se deve levar em consideração questões geográficas e particularidades da área.
II e III.
II, III e IV.
I, II e III.
I e II.
I e IV.

Quando nos referimos à prevenção de doenças, atrelamos a esse contexto os procedimentos por meio dos quais os indivíduos e coletividades, necessariamente aqueles com particularidades e fatores de risco para uma doença, são tratados para prevenir a ocorrência daquela determinada situação.
Desse modo, sobre os níveis de prevenção em saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Como exemplo da Prevenção Primária temos as ações generalistas, de incentivo ao exercício físico, alimentação saudável e correlatos.
II. Os exames de triagem e diagnóstico precoce de danos e agravos são exemplos de Prevenção Secundária.
III. Atividades com intuito de reabilitar pacientes pós-infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico são exemplos de Prevenção Quaternária.
IV. Os cuidados paliativos são exemplos clássicos de Prevenção Secundária, principalmente os atrelados a cuidados oncológicos.
II e IV.
III e IV.
I e III.
II e III.
I e II.

Prévia do material em texto

Informações do teste
	Descrição
	
	Instruções
	Caso necessite a utilização do "EXCEL" clique no link ao lado -----------> excel.xlsx
	Várias tentativas
	Não permitido. Este teste só pode ser feito uma vez.
	Forçar conclusão
	Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
 Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1
1. Entende-se Epidemiologia como o estudo dos fatores que determinam a periodicidade e a distribuição das doenças nos grupos humanos. Enquanto a clínica se empenha no estudo da doença no indivíduo, examinando cada caso, a epidemiologia se dedica aos problemas de saúde em grupos de pessoas.
MONTILLA, D. E. R.  Noções básicas da epidemiologia . In: BORGES, A. P. A.; COIMBRA, A. M. C. (org.). Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP/EAD; 2008. p.135-148. 
Entre as alternativas a seguir, identifique a alternativa que melhor descreve a Vigilância Epidemiológica.
	
	
	Refere-se aos procedimentos de cobrança dos tributos não pagos, iniciando por via administrativa e indo até à inscrição do correspondente crédito tributário em dívida ativa, da qual procede-se à emissão do título executivo extrajudicial denominado Certidão de Dívida Ativa, o que faz iniciar a fase de cobrança judicial.
	
	
	Refere-se a vigilância relacionada ao controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, assim como os agravos e atenuantes de situações de saúde.
	
	
	É a coleta de dados ambientais, no que diz respeito a atividades prévias ou pós intervenções no meio ambiente.
	
	
	É qualquer associação de indivíduos que se relacionam a fim de conseguir objetivos comuns por meio do próprio grupo social.
	
	
	Refere-se ao conjunto de intervenções com foco individual, coletivo ou ambiental responsável pela atuação sobre os Determinantes Sociais de Saúde.
 
Título: Ações da Vigilância em Saúde
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como AIDS, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose.
BRASIL. Secretaria de Vigilância em  Saúde . Ministério da Saúde , [ s. l. ], 2020.  Disponível em: https://www.saude.gov.br/secretaria-svs . Acesso em: 1 jun. 2020.
Sobre a Vigilância em Saúde, analise as opções a seguir.
I. A Vigilância em Saúde está paralelamente relacionada ao processo saúde-doença presentes em época e contexto que se passa.
II. A Vigilância em Saúde pode ser definida de forma específica pela função de observar a relação dos pacientes contaminados e não contaminados, assim como os agravos e fatores de risco.
III. A observação de forma sistematizada dos contatos de doentes, com intuito de acompanhar os eventos à saúde e fatores secundários, podem ser compreendidas como finalidades da vigilância em saúde.
IV. A Vigilância em Saúde não busca a observação da distribuição, tendências e distribuição de doenças por meio de coleta, processamento, consolidação e divulgação de informes de morbidade e mortalidade.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e IV.
	
	
	II, III e IV.
 
Título: Vigilância Epidemiológica
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, II e IV.
	
	
	II e III.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Determinantes sociais são compreendidos como fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Tais fatores de risco influenciam nos riscos e vulnerabilidades que estão imersos quanto indivíduos e coletividades.
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis , Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007.
Qual alternativa a seguir corresponde a um determinante social da saúde?
	
	
	Grau de inclusão social e educação.
	
	
	Fatores biológicos.
	
	
	Cor da pele.
	
	
	Interações hormonais.
 
 
	
	
	Cor do cabelo e olhos.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. João Pedro é gestor municipal da Atenção Básica de uma cidade metropolitana, no exercício de suas atividades ele identifica o aumento considerável no número de notificação de tuberculose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao analisar esses dados, ele percebe que o aumento se dá majoritariamente no público masculino, com faixa etária de 20 a 25 anos, e mesmo local de trabalho.
Nesse contexto, como o gestor deve proceder?
	
	
	João Pedro diante dessa situação deve buscar reunir-se com as equipes de saúde das unidades e buscar formas de intervenção e melhoramento do panorama de saúde.
	
	
	João Pedro precisa verificar se esses dados são fidedignos, pois é comum subnotificação, não sendo importante considerar esses dados.
	
	
	Para a gestão de saúde não é importante considerar esses dados, pois a tuberculose não é uma doença de importância clínica.
	
	
	João Pedro deve marcar uma reunião com a equipe de saúde e encontrar uma forma de penalizá-la por irresponsabilidade.
 
Título: Vigilância em Saúde
	
	
	Nesse caso não há necessidade de intervenção, é normal tais acréscimos.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Vigiar: verbo transitivo direto. Estar atento a; observar atentamente. Observar oculta ou secretamente; espreitar. Cuidar atenciosamente; olhar por; velar. Estar atento ou desperto. Fazer a verificação de; controlar, fiscalizar. Ficar de guarda, de sentinela; estar alerta. Estar ou ficar prevenido; acautelar-se, precaver-se.
DICIONÁRIO Brasileiro da Língua Portuguesa. MICHAELIS , 2020. Disponível em:
https://michaelis.uol.com.br/palavra/4bqam/vigiar/ . Acesso em: 7 jun. 2020.
Levando em consideração a Vigilância em Saúde, analise as alternativas a seguir e identifique a opção correta.
	
	
	As demandas da Vigilância em Saúde se centram em práticas individuais, detendo-se as atividades curativistas.
	
	
	A abordagem em grupo, vendo de forma geral e não específica, é uma das maiores peculiaridades da Vigilância em Saúde.
 
Título: Determinantes de saúde aplicados
	
	
	A Vigilância em Saúde compreende a intervenção de forma não participativa nas atividades e necessidades da população.
	
	
	A Vigilância em Saúde é compreendida como uma forma de monitorar, acompanhar e identificar situações relacionadas a doenças e possíveis agravos, individuais ou coletivas.
	
	
	A abordagem individual é a principal característica da Vigilância em Saúde, pois o caráter subjetivo e peculiar de cada ser é levado em consideração.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Entre os níveis de prevenção em saúde identificam-se medidas com o objetivo de promover intervenções em populações sadias, ou em pacientes na fase inicial de doenças e, ainda, casos em que a doença já está instalada. E é importante frisar que para cada uma dessas situações se tenha o máximo de discernimento, a fim de chegar a alguma situação protetiva.
Nesse sentido, assinale a alternativa que melhor representa o conceito de Prevenção Terciária.
	
	
	Consiste na ação implementada para a redução dos danos e prejuízos de uma determinada condição de saúde/patologia de um indivíduo ou população.
	
	
	Consiste na proteção dos indivíduos ou coletividades para intervenções médicas inapropriadas, com intuito de oferecer alternativas eticamente aceitáveis
	
	
	Diz respeito às medidas preventivas de cunho diagnostico e de rastreio, como exames de testes rápidos e exames citopatológicos.
	
	
	Diz respeito a ações que têm o intuito de amenizar os riscos e fatores que levem ao adoecimento, inclui medidas de promoção da saúde e proteções especificas.
	
	
	Está relacionada a medidas de cuidados paliativos, como as demandas de pacientes com diagnósticos crônico-degenerativos.
1 pontos   
PERGUNTA 7 As Leis Orgânicas de Saúde são aquelas que dispõem sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), são elas as leis 8.080/90 e a 8.142/90. Tal arcabouço legislativo é a base para o estabelecimento e a execução do sistema em todo o território nacional, tornando exequível as garantias conquistadas pela Constituição de 1988.Sobre a participação complementar do sistema pelo setor privado, avalie as proposições a seguir.
I. Os proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços privados, que sejam contratados mediante participação complementar, podem exercer funções de chefia ou ter cargos de confiança no SUS.
II. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o SUS poderá contratar serviços pela iniciativa privada, isto é, participação complementar.
III. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.
IV. Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do SUS, mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	III e IV.
	
	
	II e III.
	
	
	I, III e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. O termo Prevenção Quaternária teve sua definição pela primeira vez conhecida em 1995 na Conferência da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA), por meio de Marc Jamoulle. Mesmo que não tenha ganhando notoriedade na prática clínica, temos o seu uso muito bem difundido na Atenção Primária à Saúde.
Sobre a Prevenção Quaternária, assinale a alternativa que melhor conceitua essa prática.
	
	
	Consiste na proteção dos indivíduos ou coletividades contra intervenções médicas inapropriadas, com intuito de oferecer alternativas eticamente aceitáveis.
	
	
	Atrelado aos métodos clínicos e farmacológicos, no intuito de desenvolver atividades mais intervencionistas.
	
	
	Atrela-se a atividades de rastreio e diagnóstico clínico de doenças crônico-degenerativas.
	
	
	Consiste em atividades relacionadas à prevenção de doenças, antes da doença acontecer.
	
	
	As ações implementadas para a redução dos danos e prejuízos de uma determinação condição de saúde/patologia de um indivíduo ou população.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Leia o trecho a seguir.
“As redes de atenção à saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por uma missão única, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, [...] no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa e de forma humanizada”.
MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Ciênc. saúde coletiva , Rio de Janeiro, v. 15, n. 5, p. 2297-2305, ago. 2010. p. 2300. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000500005&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 28 jun. 2020.
Sobre as RAS, analise as afirmativas a seguir.
I. As RAS são arranjos que se organizam de forma sistematizada, a fim de responder às necessidades específicas de saúde, por meio de uma atenção integrada e organizada.
II. Nas RAS, todos os níveis de atenção estarão organizados e conectados de forma a promover o cuidado integral.
III. A coordenação das RAS fica sob a responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (Atenção Básica), que se coloca como ordenadora do sistema.
IV. As RAS estão organizadas e situadas dentro de uma região de saúde, porém não se deve levar em consideração questões geográficas e particularidades da área.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	II e III.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II.
	
	
	I e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Quando nos referimos à prevenção de doenças, atrelamos a esse contexto os procedimentos por meio dos quais os indivíduos e coletividades, necessariamente aqueles com particularidades e fatores de risco para uma doença, são tratados para prevenir a ocorrência daquela determinada situação, mas os níveis de prevenção não consistem somente nisso.
Desse modo, sobre os níveis de prevenção em saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Como exemplo da Prevenção Primária temos as ações generalistas, de incentivo ao exercício físico, alimentação saudável e correlatos.
II. Os exames de triagem e diagnóstico precoce de danos e agravos são exemplos de Prevenção Secundária.
III. Atividades com intuito de reabilitar pacientes pós-infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico são exemplos de Prevenção Quaternária.
IV. Os cuidados paliativos são exemplos clássicos de Prevenção Secundária, principalmente os atrelados a cuidados oncológicos.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	II e IV.
	
	
	III e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	II e III.
	
	
	I e II.
1 pontos   
Clique em Enviar para enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

Mais conteúdos dessa disciplina