Buscar

Sequencia didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DO ENSINO DE LITERATURA
Professora: Vera Medeiros 
2021/1 – Período Letivo Especial de Verão
AVALIAÇÃO MÓDULO III – PARTE 1
ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA BÁSICA
INFORMAÇÕES INICIAIS
Discentes: Elissandra Ramos Silveira e Viviane Pereira Vaz		Data: 26/02/2021
Turma alvo: 7º ano
Texto literário que será lido: Piratas à vista de Samir Machado
Práticas de linguagem priorizadas (leitura, produção escrita, produção oral):
· Leitura;
· Produção textual;
· Produção oral da obra.
Carga horária total da sequência: 8 horas 
Competências: 
· Ampliar a competência leitora;
· Reconhecer as principais características do gênero literário.
Habilidades: 
· Reconhecer a;
· Assimilar novos vocabulários;
· Refletir sobre a crítica contida na obra;
Objetivo(s):
Geral
- Estimular a escrita criativa através dos interesses em relação ao tema.
Específicos 
- Desenvolver práticas de leitura e escrita; 
- Propiciar o contato com outros gêneros textuais que abordam a temática em estudo;
- Desenvolver o pensamento crítico dos alunos, na produção de sentidos através da leitura; 
- Propiciar um momento de interação através dos debates realizados;; 
Conteúdos que serão abordados:
· Produção textual; 
· Interpretação de texto;
· Produção oral;
· Ortografia.
Recursos materiais necessários:
Data show, internet, computador, folhas impresas e livro – Piratas à Vista
ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
MOTIVAÇÃO:
No primeiro encontro, para começo de conversa, será apresentada aos alunos a temática a ser discutida, que trata da obra de Samir Machado – Piratas à vista. 
Feedback: Neste momento discutiremos alguns assuntos abordados pelo autor a respeito da definição e finalidade da obra para assim darmos iniciarmos o estudo da temática.
INTRODUÇÃO:
A partir daí ocorrerá, através de questionamentos orais, o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes acerca da temática: 
· Você já conhecia essa obra?
· O que sabe sobre Samir Machado? Conhece suas obras?
Feedback: Espera-se que nessa iniciação do estudo do gênero os alunos mostrem interesse e manifestem suas dúvidas a respeito do conteúdo abordado, compreendendo as características  e função do gênero textual.
	Após a exploração do conceito apresentado será realizado alguns questionamentos sobre o tema da aula, os alunos deverão responder os seguintes questionamentos:
· Origem e história do gênero literário; 
· Acontecimentos que retratam na obra;
· Características, estrutura e finalidade.
Feedback: Nessa atividade espera-se que os alunos consigam expressar seus entendimentos a respeito do gênero, manifestando assim todos seus conhecimentos e suas dúvidas.
LEITURA:
A apresentação da obra será feita através de duas intervenções, a primeira os alunos serão desafiados a associar a leitura da mesma às imagens expostas na sala de aula e a outra a criação de uma frase que melhor resume a mensagem transmitida pela mesma após a leitura e compreensão da mesma. Nessa atividade a professora iniciará a apresentação a obra através de uma dinâmica, ou seja, na sala de aula estarão expostas várias imagens por todos os espaços, os mesmos deverão observar atentamente aos detalhes, cores, objetos, posições entre outros elementos que configuram as imagens apresentadas.
 	Após esse momento, realizaremos uma roda de leitura onde passaremos a explorar a obra apresentada, nesse intuito serão então questionados alguns pontos para que possamos compreender a mensagem da mesma, suas características, sua principal função social através do tema e forma apresentada, trazendo a discussão opiniões, criticidade, sugestões, análise e descobertas através da leitura (releitura).
INTERPRETAÇÃO:
Nesse momento os alunos refletirão sobre a mensagem apresentada pela obra e todo estudo do gênero, assim os mesmos responderão os questionamentos abordados pela professora promovendo um debate no grande grupo para que todos possam manifestar seus entendimentos a cerca do tema apresentado.
Pontos possíveis de serem debatidos a respeito da crônica a critério dos alunos e sugestões da professora:
· Vocês concordam com a mensagem escrita? Por quê? Resposta pessoal.
· Qual é o assunto do texto lido? Suposta resposta: Nesse questionamento espera-se que o aluno faça uma relação as rotinas pré-estabelecidas, momentos desatentos e não aproveitados seja com a família, natureza, amigos e as relações sociais. Aqueles momentos valiosos que passam despercebidos. 
· Em sua opinião qual a finalidade utilizada pelo autor ao escrever esse texto? Suposta resposta: A partir desse questionamento espera-se que os alunos justifiquem que a finalidade da autora é relacionar o tempo a forma como vivemos a vida, de forma a compreendermos quais são os nossos propósitos e quem estamos buscando nos tornarmos.
· Quais opiniões vocês tem acerca do tema abordado pela mesma? Suposta resposta: A importância de saber viver a vida e o mais fundamental ser feliz.
· Em sua opinião, o texto escolhido se refere a qual das imagens observadas na sala? Por quê? Escolha e justificativa pessoal.
· Após analisar o texto e realizar as discussões, escreva uma frase sobre a obra lida, e justifique a sua frase. Resposta pessoal
· No seu entendimento qual a mensagem que o texto busca passar para o leitor? Resposta pessoal
Feedback: O intuito de abordar esses questionamentos refere-se à intencionalidade de provocá-los a uma reflexão e criticidade ao texto apresentado, na forma de não somente ler e receber as respostas prontas ou vagas, mas poder apresentar aos mesmos uma forma interativa de questionar e debater o mesmo assunto de diferentes formas a partir de pensamentos e experiências diferentes das suas. Uma discussão e análise textual só enriquecem a partir de leitores de variadas opiniões, pois uma leitura que não nos desacomoda e desperta interesse, torna-se por ser algo sem sentido, somente palavra soltas sem conexões. 
Espera-se que nesses questionamentos bem reflexivos, os alunos possam relacionar acerca de questões do cotidiano como conflitos do amadurecer, o lado bom de envelhecer (com opiniões contrárias caso houver), as regras sociais aos quais somos todos impactados e sobre a importância de nos tornarmos protagonistas de nossas histórias. Destacar também o quanto nos constituímos enquanto sujeitos no momento em que nos permitimos pensar além do que somos desafiados, pois cada pessoa tem o seu tempo, o seu processo, sua trajetória e suas necessidades únicas, ou seja, suas coisas para transcender, para ir além, ir superando seus próprios limites e se permitindo ser feliz, aceitando sempre o lado bom e ruim das coisas como processo natural da vida.
A interpretação da obra é individual, porém, os mesmo podem relacionar a obra a respeito de viver a vida ao máximo, sem preocupação com o tempo, mas sim, com consciência, caráter, respeito ao próximo, humildade e ética. Nesse sentido a melhor forma de viver a vida é vivendo, ou seja, estar aberto às novas experiências, libertar-se de amarras, dogmas, e descobrir o quanto somos capazes e nascemos com potenciais incríveis que precisam ser desvendados, somos únicos e a vida está ai batendo a nossa porta e devemos desfrutá-la da melhor forma, vivendo, pensando e transgredindo.
	
Tarefa de fixação: Para próxima aula os alunos terão como proposta trazer uma releitura da obra Piratas à vista e uma breve descrição do autor para compartilhar no grande grupo, onde iremos explorar a diversidade de cada aluno para ampliar o conhecimento de todos.
REFERÊNCIAS:
DIEL, VITOR. Samir Machado de Machado reconta episódio histórico de invasão pirata ao Rio de Janeiro em lançamento infantil. Literatura RS, 16 de set. De 2019. Disponível em: https://literaturars.com.br/2019/09/16/samir-machado-de-machado-reconta-episodio-historico-de-invasao-pirata-ao-rio-de-janeiro-em-lancamento-infantil/ Acesso em: 25/02/20201
MARISTA, GRUPO. FTD Educação Piratas à vista. Disponível em: https://ftd.com.br/detalhes/?id=6604 Acesso em: 25/02/2021
4

Outros materiais