Buscar

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA (Farmácia de manipulação)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA 
BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO: ASPECTOS REGULATORIOS
Gurupi - TO
Fevereiro/2021
Disciplina: Estágio Supervisionado Profissionalizante IV 
Professora: Jessyca Karla
Acadêmica: Pahedra de Sousa Ferreira
 
CURSO DE FARMÁCIA
9° PERÍODO
Gurupi - TO
Fevereiro/2021
Relatório da Aula Prática, Parte 1 - 17/02/2021 
Na aula do dia 17/02/2021 a professora deu início lembrando aos alunos o porquê de saber sobre a teoria do devido tema. Precisando assim, saber de algumas legislações, sendo a manipulação um pouco mais burocrático que drogarias. Relembrou também que é preciso saber de todas as normas, exemplo: como manipular, como se paramentar, como não deixar ocorrer contaminação cruzada do medicamento, seguindo então, os passos da RDC Nº 67, DE 8 DE OUTUBRO DE 2007.
Na aula, pode ser observada imagens de como era as boticas antes e como são hoje. 
Com base em uma pesquisa da INCQS/FIOCRUZ – ANVISA (boletim informativo de junho de 2005) Entre 2000 e 2005 a INCQS registrou 51 casos de não conformidades, erros que não poderiam ocorrer.
Outro erro ocorreu em Brasília – 2003, criança de 12 anos morre após dar entrada em UTI com sinais de intoxicação, a mesma fazia tratamento com Clonidina – Laudo da Fundação Oswaldo Cruz atesta erro de manipulação. (A clonidina é um agonista alfa-2 adrenérgico que tem propriedades sedativas, ansiolíticas e analgésicas. E, portanto, pode ser usada como pré-medicação para reduzir a dor pós-operatória em crianças.)
Mais um caso notificado pelo Folha de S. Paulo, “overdose” faz três mortes na mesma família, parentes tomaram comprimidos manipulados para combater dor de artrite em Itabuna-BA. Foi constado que as capsulas continham associação de Piroxican com Colchicina para tratar artrite – Laudo do INCQS: “os sintomas clínicos são compatíveis com superdose de Colchicina”.
Também citada a RDC nº 354 de 18/12/2003, estabelece critérios adicionais de Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos em Farmácias.
- Baixa dosagem e alta potência, ex: Clonidina, Digoxina, Minoxidil.
- Alta dosagem e baixa potência, ex: Verapamil, Clindamicina, Carbamazepina. 
Dentro da Farmácia de Manipulação sempre devemos exercer o Sistema de Garantia da Qualidade, na Portaria nº 438 de 17/06/2004 é criado o GT responsável pela revisão dos procedimentos instituídos para o atendimento às BPM.
O que é BPMF? Estabelecer os requisitos mínimos de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF) a serem observados na manipulação, conservação e dispensação de preparações magistrais, oficinais, bem como para aquisição de matérias-primas e materiais de embalagem.
O que é Farmácia? É um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas e preparadas de forma personalizada para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde.
Objetivo da RDC Nº 67, DE 8 DE OUTUBRO DE 2007, tem por finalidade dispor normas e padrões de instalações físicas; equipamentos e recursos humanos; aquisição e controle da qualidade da matéria-prima; armazenamento; avaliação farmacêutica da prescrição; manipulação; fracionamento; conservação; transporte e dispensação das preparações. 
Continuação da Aula Prática, Parte 2 – 18/02/2021
A professora deu início à aula com a continuação da explicação da RDC Nº 67, DE 8 DE OUTUBRO DE 2007, onde, resumidamente podemos compreender que a RDC conta com 8 anexos sobre boas práticas em manipulação, sendo elas:
I - Boas Práticas de Manipulação em Farmácias;
II - Boas Práticas de Manipulação de Substâncias de Baixo Índice Terapêutico;
III - Boas Práticas de Manipulação de Antibióticos, Hormônios, Citostáticos e Substâncias Sujeitas a Controle Especial;
IV - Boas Práticas de Manipulação de Produtos Estéreis;
V - Boas Práticas de Manipulação de Preparações Homeopáticas;
VI - Boas Práticas para Preparação de Dose Unitária e Unitarização de Doses de Medicamento em Serviços de Saúde;
VII - Roteiro de Inspeção para Farmácia;
VIII - Padrão Mínimo para Informações ao Paciente, Usuários de Fármacos de Baixo Índice Terapêutico.
Dando entrada em Matérias-primas e Matérias de Embalagem, a qualificação do Fabricante/Fornecedor deve ser feita cumprindo no mínimo o cumprimento das normas de Boas Práticas de Fabricação ou Fracionamento e Distribuição de Insumos.
Controle de Qualidade de Matérias-primas e Matérias de Embalagem, sempre fazer, exemplos: Solubilidade, pH, peso, volume, ponto de fusão, densidade, caracteres organolépticos e avaliação do laudo de análise.
Para realizar uma correta manipulação devemos seguir os padrões do POP, que é um procedimento Operacional Padrão para farmácia, é um recurso muito simples que serve como um roteiro padrão para as atividades realizadas. Serve como um meio para alcançar melhores resultados, utilizando-se do planejamento e organização. 
Dando continuidade, a professora explicou um pouco sobre o livro de receituário (dentro da manipulação), livro destinado ao registro de todas as preparações magistrais manipuladas em farmácia.
O controle de estoque da farmácia de manipulação é um dos principais fatores de sucesso do negócio. Mas para isso, é necessário que sua gestão seja bem executada, o que exige dedicação, aprimoramento e ferramentas adequadas, visando evitar os erros mais comuns no controle de estoque da sua farmácia. Visando o estoque mínimo, deve ser realizado o controle em processo, devidamente documentado, para garantir o atendimento às especificações estabelecidas para o produto, não sendo permitida sua terceirização.
Na Rotulagem e Embalagem devem existir procedimentos operacionais escritos para rotulagem e embalagem de produtos manipulados. Os rótulos devem ser armazenados de forma segura e com acesso restrito. Na Conservação e Transporte, a empresa deve manter procedimentos escritos sobre a conservação e transporte, até a dispensação dos produtos manipulados que garantam a manutenção das suas especificações e integridade. 
Na Garantia da Qualidade tem como objetivo assegurar que os produtos e serviços estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos. 
E por fim, vimos mais alguns exemplos de erros na manipulação, onde alguns pacientes veio ao óbito. Por isso sempre devemos nos atentar e seguir os padrões e normas estabelecidas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando