Buscar

AV2 - 2B NOTA 4,2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

29614 . 7 - Gestão da Qualidade - 20202.B
AV2 - 2B
Nota final
Última tentativa com nota
5,4/6
Tentativa 1
Enviado: 21/11/20 14:01 (BRT)
4,2/6
Pergunta 1
/0,6
A evolução da qualidade no ambiente organizacional teve a contribuição de vários personagens (Gurus da Qualidade), entre eles, as de Crosby (1926 – 2001). Umas das principais contribuições deste Guru da qualidade foi:
1. A determinação de uma trilogia da qualidade, baseada em realizar, no ambiente organizacional, três atividades básicas: Planejamento – Controle - Melhoria.
2. A definição de um método para melhoria contínua que é baseado na execução de passos de forma contínua, chamado de ciclo PDCA.
3. Reunião das sete ferramentas da qualidade para controle efetivo da não qualidade em processos, sendo responsável por criar o círculos de controle.
4. Determinação dos custos da qualidade, dividindo-os em classes: custos de prevenção e avaliação e custos de falhas internas e externas.
5. A introdução do zero defeito no ambiente organizacional. O Guru afirmava que não basta produzir suficientemente bem, deve-se buscar incessantemente o zero defeito como forma de melhoria contínua. (Resposta correta)
Pergunta 2
/0,6
Para o fornecimento de componentes eletrônicos para o mercado internacional, a empresa GAUDÉRIO S. A. busca a implantação de um sistema de Qualidade Total para seus produtos, levando em consideração alguns conceitos. Em vista disso, pode-se afirmar que:
1. Incorreta: A inspeção dos produtos ou processos por meio de um controle de recepção é a única variável que pode garantir a Qualidade Total.
2. Os avanços tecnológicos e as mudanças das reais necessidades dos clientes são requisitos a serem atendidos pelo sistema da Qualidade Total, desde que adequados aos custos de produção.
3. A Qualidade Total está vinculada ao modo, tecnologia e custo da produção.
4. A qualidade do produto e a produtividade são conceitos análogos num processo de Qualidade Total, e estão intimamente relacionados.
5. A dispersão de informações dentro da empresa não contribui para o êxito do sistema de Qualidade Total. (Resposta correta)
Pergunta 3
/0,6
Deming propôs os quatorze princípios (ou pontos) de transformação na organização. Analise alguns dos 14 princípios e verifique a alternativa INCORRETA.
1. Princípio 5: Melhore continuamente o sistema de produção e de serviço para melhorar a produtividade e a qualidade e, assim, reduzir custos.
2. Princípio 1: Extinguir, nas organizações, a constância de propósitos para manter a qualidade dos produtos e serviços. (Resposta correta)
3. Princípio 4: Extinguir a prática de estabelecer negócios somente com base no preço, ou seja, torne mínimo o custo total. Estabelecer um único fornecedor para cada item e criando um relacionamento de longo prazo, baseado na lealdade e na confiança. 
4. Princípio 2: Adotar uma nova filosofia para a nova era econômica, com a gerência aprendendo quais são suas responsabilidades e assumindo a liderança para a mudança. 
5. Princípio 3: Cessar com a dependência da inspeção em massa para obter qualidade incorporando a qualidade ao produto e ao serviço.
Pergunta 4
/0,6
A medição de desempenho tornou-se uma ferramenta essencial para assegurar que os diferentes processos que compõem os negócios de uma empresa sejam mantidos alinhados. Sobre o assunto, julgue os itens a seguir.
I. Para avaliar a eficácia e a eficiência dos processos de negócios, é necessário iniciar no nível operacional, medindo a extensão dos objetivos definidos em um nível que, posteriormente, possa ser agregado para observar o escopo nos níveis tático e estratégico.
II. A medição de desempenho é uma ferramenta que está sendo cada vez mais usada por empresas que buscam obter vantagens e diferenciações competitivas, mas é uma ferramenta que precisa ser simples, contínua e eficiente para fazer valer os esforços investidos no processo.
III. A abordagem de gerenciamento de processos nos negócios foi adotada nos últimos tempos por um número crescente de empresas que procuram produzir melhores resultados de gerenciamento.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
1. As afirmativas I, II e III estão corretas. (Resposta correta)
2. As afirmativas I e II estão corretas.
3. As afirmativas I e III estão corretas.
4. Apenas a afirmativa I está correta.
5. Apenas a afirmativa III está correta.
Pergunta 5
/0,6
“Foi um dos que mais contribuiu para a literatura de gestão da qualidade do que qualquer outro profissional da qualidade. Como Deming, ele teve uma influência no desenvolvimento da gestão da qualidade em empresas japonesas. Foi o primeiro a ampliar o pensamento em controle da qualidade, enfatizando a importância da e a necessidade de uma infraestrutura de apoio.”
A quem se refere a descrição acima?
1. Armand Feigenbaum 
2. William Edwards Deming 
3. Incorreta: Kaoru Ishikawa 
4. Joseph M. Juran (Resposta correta).
5. Masao Kogure
Pergunta 6
/0,6
O diagrama de causa e efeito é usado para identificar as causas de um problema. Este diagrama é indicado para a análise:
1. De problemas simples
2. Exclusivamente de problemas relacionados à área de qualidade
3. Unicamente de problemas da área de produção
4. De problemas que envolvem aspectos sistêmicos dos processos (Resposta correta).
5. De rotinas fáceis de serem analisadas
Pergunta 7
/0,6
O ciclo PDCA é projetado para ser usado como um modelo dinâmico. Qual das opções a seguir NÃO se refere ao planejamento?
1. Incorreta: Compreende a etapa em que todas as atividades são delineadas, tendo a missão e a visão da empresa como um guia de pontos, além de outros documentos que possam interessar, como padrões, por exemplo.
2. Objetivos e métodos para alcançá-los são todos definidos nesta fase.
3. É também na fase de planejamento que muitas vezes são identificadas necessidades escondidas pela rotina ou até por conveniência.
4. Este é o momento de treinar e educar os colaboradores, além de implementar todas as práticas de acordo com o escopo do projeto. (Resposta correta)
5. O planejamento deve apontar todos os parâmetros da atividade, como deve ser executada, recursos necessários financeiros, materiais e humanos, prazos e todas as informações sobre as características da ação planejada, como em um projeto em si.
Pergunta 8
/0,6
O planejamento e controle de produção, PCP busca balancear oferta e demanda, garantindo condições operacionais adequadas para a empresa produzir o volume desejado. Um PCP que visa atender a uma produção personalizada, deve priorizar qual critério?
1. Centralizada.
2. Padronizada.
3. Velocidade.
4. Custo.
5. Flexibilidade. (Resposta correta)
Pergunta 9
/0,6
Correlacione os itens a seguir:
1.Princípio de Pareto;
2.Folhas de verificação; 
3.Histogramas.
A.São formulários usados para coletar dados sistematicamente. 
B.É mais conhecido nos círculos da qualidade como a regra 80/20.
C.São usados para traçar a frequência da ocorrência.
1. 1-A, 2-C, 3-B.
2. 1-C, 2-B, 3-A.
3. 1-A, 2-B, 3-C.
4. 1-B, 2-A, 3-C. (Resposta correta)
5. 1-C, 2-A, 3-B.
Pergunta 10
/0,6
É um formulário padronizado desenvolvido pelas empresas com dimensões objetivas, que visa registrar dados e pode ser produzido em ferramentas do pacote office Windows. A citação se refere à/ao:
1. Formulário de monitoramento
2. Folha de controle
3. Diagrama de Pareto
4. Diagrama de Causa de Efeito
5. Folha de verificação (Resposta correta).

Outros materiais