Buscar

atividade 01 fundamentos de patologia humana

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
DISCIPLINA: Fundamentos de Patologia Humana
PROFESSORA: Ana Flávia
ALUNA: Maryanne Pereira Franco Adriano
TURMA: P4 turma A
Questionário 
1) As células são participantes ativos em seu ambiente, ajustando constantemente sua estrutura e função para se adaptarem às demandas de alterações e de estresse extracelular. Normalmente, as células mantêm um estado normal chamado homeostasia, no qual o meio intracelular é mantido dentro de uma faixa razoavelmente estreita dos parâmetros fisiológicos. Explique de forma sucinta o quadro a seguir:
 
RESPOSTA: a lesão celular ocorre quando as células são estimuladas de uma forma intensa a ponto de não serem capazes de se adaptar ou quando são expostas a agentes nocivos ou são prejudicadas devido a anormalidades intrínsecas. A lesão pode progredir a partir de um estágio reversível e culminar na morte celular, podendo ser por apoptose ou por necrose, na necrose: Morte das células ou tecidos causados por uma doença ou lesão, enquanto que a apoptose: morte celular programada ou apoptose celular é imprescindível para o desenvolvimento dos animais. Entretanto, a célula pode sofrer adaptações, essas adaptações são alterações reversíveis no tamanho, número, fenótipo, atividade metabólica ou funções celulares, em resposta a modificações em seu meio ambiente.
2) Quais são as principais respostas adaptativas? 
RESPOSTA: as principais respostas adaptativas são: alterações reversíveis no tamanho, número, mudança do fenótipo/ função celular, podendo assumir várias formas distintas. 
3) Conceitue hipertrofia. Cite três exemplos.
RESPOSTA: hipertrofia é o aumento do tamanho da célula, podendo ser fisiológica ou patológica e, é causada pelo aumento da demanda funcional ou por estimulação de hormônios e fatores de crescimento. Exemplo de hipertrofia temos: hipertrofia do útero durante a gravidez, hipertrofia muscular, hipertrofia do músculo cardíaco. 
 4) Conceitue Hiperplasia. Cite três exemplos.
RESPOSTA: A hiperplasia é o aumento do número de células em um órgão ou tecido em resposta a um estímulo. É o resultado da proliferação de células maduras induzida por fatores de crescimento. Tendo como exemplo: hiperplasia do endométrio, hiperplasia da próstata, hiperplasia celular causando psoríase. 
 5) Conceitue atrofia. Cite três exemplos. 
RESPOSTA: A atrofia é definida como a redução do tamanho de um órgão ou tecido que resulta da diminuição do tamanho e do número de células, Temos como alguns exemplos: atrofia cerebral, atrofia muscular, atrofia muscular espinhal.
6) Conceitue metaplasia. Cite três exemplos. 
RESPOSTA: É a alteração reversível na qual um tipo de célula é diferenciado e substituído por um outro tipo celular. Exemplo de metaplasia é a colunar para escamosa no trato digestório, metaplasia causada pela mucosa brônquica de pessoas fumantes e metaplasia óssea para cartilaginosa. 
7) A lesão celular resulta de alterações bioquímicas e funcionais em um ou mais dos vários componentes celulares essenciais. Quais os alvos mais importantes dos estímulos nocivos durante o processo de lesão celular? 
RESPOSTA: As mitocôndrias e o DNA.
8) Explique quais são as consequências morfológicas e funcionais da diminuição de trifosfato de adenosina (ATP)?
RESPOSTA: A redução dos níveis de ATP causa morte celular por necrose, redução da síntese de proteína.
 9) A importância do Ca2+ na lesão celular foi estabelecida pelo achado experimental de que o cálcio extracelular depletado retarda a morte celular após hipóxia e exposição a algumas toxinas. Normalmente, o cálcio livre no citosol é mantido por transportadores de cálcio dependentes de ATP, em concentrações 10.000 vezes menores do que a concentração do cálcio extracelular ou do cálcio intracelular sequestrado nas mitocôndrias e no RE. Explique como o cálcio participa dos mecanismos de lesão celular. 
RESPOSTA: os íons cálcio, possui um acúmulo nas mitocôndrias e levam a abertura dos poros de transição de permeabilidade mitocondrial e, leva à falência a geração de ATP. Ativa enzimas que possuem efeito de "deletar" a célula, como exemplo a fosfolípide-dano na membrana-, protease-proteína de membrana e do citoesqueleto-. Resulta também no apoptose, pelo aumento da permeabilidade mitocondrial. 
10) Tendo em vista que a integridade da membrana celular é fundamental para sua viabilidade, exemplifique quatro mecanismos de dano as membranas e suas principais consequências. 
RESPOSTA: Mecanismos da Lesão de Membrana: Nas células isquêmicas, os defeitos de membrana resultam da depleção de ATP e da ativação de fosfolipases mediada pelo cálcio. A membrana plasmática pode também ser danificada diretamente por várias toxinas microbianas, proteínas virais, componentes líticos do complemento e por uma variedade de agentes químicos e físicos. Aumento da degradação dos fosfolipídios: Uma lesão celular acentuada está associada com o aumento da degradação dos fosfolipídios da membrana, provavelmente devido à ativação de fosfolipases endógenas por elevação dos níveis de Ca2+ no citosol e nas mitocôndrias. A degradação dos fosfolipídios leva ao acúmulo de produtos de degradação dos lipídios, incluindo ácidos graxos livres não estereficados, acil-carnitina e lisofosfolipídios, que possuem um efeito detergente nas membranas. Eles também se inserem na bicamada lipídica da membrana ou trocam de posição com os fosfolipídios da membrana, causando potencialmente alterações na permeabilidade e alterações eletrofisiológicas. 
11) As espécies reativas do oxigênio (ERO) são um tipo de radical livre derivado do oxigênio, cujo papel na lesão celular está bem estabelecido. Em muitas circunstâncias, a lesão celular envolve danos causados pelos radicais livres; essas situações incluem a lesão de isquemia-reperfusão , a lesão química e por radiação, a toxicidade do oxigênio e outros gases, o envelhecimento celular, a destruição dos micróbios pelas células fagocíticas e a lesão tecidual causada por células inflamatórias. Comente como são as duas principais vias de produção e quais efeitos patológicos podem proporcionar nas estruturas celulares.
RESPOSTA:

Continue navegando