Buscar

Resumo Elastômero BR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nomes: Liliane Poloni e Marine Rocha Oliveira
Elastômero BR
O elastômero BR, conhecido também como borracha de polibutadieno , é um homopolímero de butadieno, C4H6, e é obtido por polimerização por solução, a mais comum, ou pode ser polimerizado por emulsão. O BR é obtido através da polimerização em solução do butadieno com diversos tipos de catalisadores. O polibutadieno polimeriza por adição, quer a forma vinilo 1,2 quer a forma trans-1,4 ou cis-1,4 é predominantemente baseada no cis-1,4 polibutadieno. A estrutura do polibutadieno [-CH2-CH=CH-CH2-]n obtido a partir do 1,3 butadieno (CH2=CH-CH=CH2).
	
A escolha do catalisador deve ser levado em conta, pois dependendo da escolha ele conduzirá para um tipo de polibutadieno, podendo variar de quase 100% cis a 100% trans ou 100% vinilo. Os mais usados são Cobalto (Co), Neodímio (Nd) e Níquel (Ni). Estes agentes catalíticos podem ser metálicos na forma de sal ou compostos organometálicos.
Polibutadieno CIS 1,4 apresenta-se como um polímero macio e de fácil solubilidade oferecendo excelentes propriedades dinâmicas, alta resiliência, muito boa resistência a abrasão, com temperatura de transição vítrea próximo a -102°C. Polibutadieno TRANS 1,4 ao contrário, apresenta-se como um elastômero rígido com temperatura de transição vítrea é -107°C, tem alta dureza, é pouco solúvel e mostra-se com alta termoplasticidade. 
Polibutadienos vinílicos, 1,2 sindiotático, isotático e atático, os dois primeiros apresentam-se rígidos, cristalinos e com pobres características de solubilidade, a temperatura de transição vítrea está entre -28°C a -15°C. Já o polibutadieno vinílico atático apresenta-se como elastômero macio com uma temperatura de transição vítrea em torno de -4°C.
O polibutadieno é a única borracha sintética cujos vulcanizados apresentam uma maior elasticidade que a dos vulcanizados de borracha natural (NR), a resistência à abrasão e a flexibilidade a baixas temperaturas são superiores. Têm uma resistência ao calor superior à dos vulcanizados de NR e semelhante à dos vulcanizados de SBR. Não resiste a derivados de petróleo, ozônio e radiação UV (radiação solar).
Pela dificuldade de processamento, a borracha de polibutadieno é usada em misturas com NR ou SBR que ajuda a completar as necessidades, que permitem incorporar maiores quantidades de negro de fumo e de óleo, e proporcionam a obtenção de maior velocidade de extrusão, maior tensão de rotura e melhor flexibilidade a baixa temperatura.
Com essas misturas há melhorias nas propriedades: maior resistência à abrasão, melhores propriedades elásticas, maior resistência à fadiga por flexão, maior flexibilidade a baixas temperaturas e maior resistência ao envelhecimento.
A aplicação de polibutadieno é em compostos para componentes de pneumáticos, bem como correias transportadoras e de transmissão. Compostos para fabricação de componentes da construção de pneus, como carcaça, laterais e banda de rodagem, devido propriedades de alta resiliência, baixa geração de calor interno, resistência a abrasão e resistência a fadiga, que este polímero confere ao composto vulcanizado.

Continue navegando