Buscar

AVALIAÇÃO bimestral Psicologia da Saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação bimestral – 2º bimestre – 2020
PRÁTICAS INTEGRADAS: POLÍTICAS PÚBLICAS E PSICOLOGIA DA SAÚDE
Profa. Ana Carolina Tattaro Maranho
4ºT – Psicologia – Faculdade Católica
	
1. O que se espera dos psicólogos no contexto da AB como integrantes das equipes do NASF? 
a) É necessária uma atuação inovadora, que integre subjetividade e objetividade, tanto no papel de mediador, como de catalisador das capacidades e recursos das pessoas, da família e da comunidade, favorecendo efetivamente a promoção da saúde e a inclusão social.
b) É necessária formação especializada em Saúde da Família, priorizando os casos mais graves para atendimento individual.
c) Independentemente, é preciso um olhar integral voltado para o indivíduo. Dessa forma, faz-se necessário o atendimento clínico individual.
d) O Psicólogo, sendo o detentor de muitos saberes, não requer que se trabalhe multidisciplinarmente.
2. O ingresso das diferentes profissões de saúde nos serviços públicos, mediante concursos públicos operados por meio de provas escritas, pressupõe uma formação generalista, o que por si só não representa um problema, mas que não valoriza as especificidades da formação e, via de regra, não considera a experiência prévia para lotação do profissional. 
Qual alternativa explica melhor o problema retratado no enunciado?
a) É bastante pertinente, pois somente o conhecimento teórico é necessário.
b) A gravidade desse procedimento reside no fato de que o profissional
selecionado pode mostrar-se inapto no processo de atendimento a determinados grupos de pacientes ou serviços. No caso dos psicólogos, muitos profissionais, mesmo atuando como parte das equipes de Atenção Básica, permanecem vinculados ao atendimento individual, predominantemente focado no modelo clínico.
c) É bastante eficaz, não sendo identificado nenhum tipo de contraponto.
d) É inexistente o risco desse tipo de contratação, visto que, em todos os cursos de graduação em saúde, há formação incluída em SUS.
3. Um conceito fundamental para entender o novo modelo de assistência em saúde mental, proposta da Política Pública de Saúde Mental, é o de desinstitucionalização, que pressupõe: 
a) A desospitalização como apenas forma de tirar o paciente do hospital psiquiátrico.
b) Um processo que se dá pela redução de leitos em hospitais psiquiátricos, pressupondo transformação cultural a respeito da loucura.
c) A cura definitiva para os problemas em saúde mental.
d) A defesa dos direitos humanos, lançando os pacientes que antes estavam hospitalizados para a comunidade, sem que precise de outro tratamento, apenas dando liberdade a eles.
4. Sobre a Reforma Sanitária:
I. Foi um processo fundamental para abrir a possibilidade de repensar
modelos de atenção e atuação profissional em Saúde.
II. Foi uma ressignificação do conceito de Saúde e a inclusão dos fatores intersetoriais como seus determinantes.
III. Expressão utilizada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde.
Está correto o que se afirma em:
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) I e III
e) Todas as afirmativas estão corretas
5. A Rede de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Que tem por objetivo: promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção
__________, __________, _____________, _____________ e _____________, bem como incrementar o desempenho do Sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária; e eficiência econômica.
a) Humana, sensata, de qualidade, ética e digna
b) Contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada
c) Íntegra, honesta, sincera, responsável e digna
d) Contínua, honesta, responsável e ética
6. Orientada pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do
vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social, foi
composta em 2012 a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que se compromete, dentre outras coisas: 
I. Repensar as composições de equipes e o leque de atividades praticadas por esse ponto de atenção.
II. Reconhecer a singularidade das diversas realidades brasileiras, que necessitam de atenção e cuidado diferenciados, elaborando estratégias
de trabalho que contemplem a especificidade de cada território.
Está correto o que se afirma em:
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Nenhuma afirmativa está correta
d) Todas as afirmativas estão corretas
7. O modelo central de trabalho da Política Nacional de Atenção Básica é a Estratégia Saúde da Família que surge como proposta de __________, ___________, ___________ e _____________ as ações da AB no país.
a) sistematizar, concluir, expandir, organizar e concretizar
b) materializar, expandir, concluir e consolidar
c) organizar, expandir, qualificar e consolidar 
d) sistematizar, atender, concluir, qualificar e construir
8. São equipes de apoio que tem como missão vincularem-se as eSF e criarem espaços de discussão e construção sobre o cuidado, com o objetivo de produzir trocas de saberes entre os profissionais e compartilhamento da responsabilização pelo cuidado e pelo reconhecimento das demandas de saúde locais, que nem sempre se limitam a males fisiológicos, mas que abrangem amplas questões sociais, sanitárias, físicas, psíquicas, políticas, econômicas, culturais e ambientais de uma população.
O enunciado refere-se à/ao:
a) CAPS
b) CRAS
c) NASF
d) UPAs
e) SUAS
9. Sobre o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) enquanto um dispositivo estratégico para a melhoria da qualidade da Atenção Básica:
Parte superior do formulário
a) O Nasf é uma equipe com profissionais de diferentes áreas de conhecimento que agora compõe o quadro obrigatório da equipe de Saúde da Família.
b) Os profissionais que atuam no Nasf realizam atendimento clínico individual com cada pessoa das famílias cadastradas na Saúde da Família.
c) A composição do Nasf é definida pelos próprios gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.
d) A organização dos processos de trabalho dos Nasfs deve ser estruturada de forma dividida, levando em consideração que nenhum profissional precisa compartilhar decisões com a equipe.
10. A partir da implementação dos Nasf, exige-se uma revisão das práticas de encaminhamento, que são substituídas por ações conjuntas, como, por exemplo, consultas compartilhadas, discussões de casos, interconsultas, construção conjunta de projetos terapêuticos, ações intersetoriais, ações de educação permanente dos profissionais e da população, estímulo
da participação social, fomento da educação popular, promoção da saúde 
e humanização.
Esta afirmativa está:
a) Correta
b) Errada
11. A Clínica Ampliada é uma das ferramentas utilizadas para o NASF organizar seu trabalho. Assinale a alternativa incorreta:
a) A Clínica Ampliada está fundamentada na expansão da compreensão
acerca do processo saúde-doença. 
b) A Clínica Ampliada se aplica a todos os profissionais de saúde, naquilo que diz respeito a estimular práticas que consigam abarcar para além dos recortes privilegiados de cada especialidade. 
c) Dentro da Clínica Ampliada, é necessário o reconhecimento da complexidade e singularidade das situações vividas pelos usuários do serviço de saúde, o que exige uma construção compartilhada dos diagnósticos e das terapêuticas, pautada em ações intersetoriais, bem como no compartilhamento das decisões com os próprios usuários. 
d) A Clínica Ampliada leva a uma transformação nos meios de trabalho, formando nossos arranjos e dispositivos, que enaltecem a comunicação transversal na própria equipe e entre equipes. 
e) O trabalho da Clínica Ampliada está pautado em um trabalho clínico individual, principalmente
do Psicólogo.
12. Como deve ser os serviços de atenção psicossocial?
I. É necessário que possibilitem o acolhimento das pessoas em crise, para que todas as pessoas envolvidas possam ser ouvidas, expressem suas dificuldades, temores e expectativas.
II. É importante que sejam estabelecidos vínculos afetivos e profissionais com os usuários, para que eles se sintam realmente ouvidos e cuidados.
III. Os usuários precisam sentir que os profissionais que estão escutando-os
estão efetivamente voltados para seus problemas, dispostos e compromissados a ajudá-los.
Está correto o que se aplica em:
a) Apenas I
b) Apenas III
c) Apenas I e III
d) Apenas II
e) Todas as afirmativas estão corretas
13. O termo introduzido pela legislação do SUS (leis n. 8.080/90 e 8.142/90), no sentido de destacar o protagonismo do que anteriormente era apenas um
paciente foi:
a) Cliente
b) Freguês
c) Consumidor
d) Usuário
e) Consultante
14. Os serviços de atenção psicossocial devem ter uma estrutura bastante flexível para que não se tornem espaços burocratizados e repetitivos, pois tais atitudes representam que estariam deixando de lidar com as pessoas e sim com as doenças. Devem ser lugares onde a crise possa ser acolhida! Normalmente, leitos de suporte nos quais as pessoas possam ser internadas por um breve período.
Esta afirmação está:
a) Correta
b) Errada
15. Sobre os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial):
I. Constituem a principal estratégia do processo da reforma psiquiátrica. 
II. É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais.
III. É uma instituição de saúde mental não financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Está correto o que se afirma em:
a) I e II
b) III
c) I, II e III
d) Apenas II
e) Todas as alternativas estão corretas
16. O Ministério da Saúde, em suas Portarias n.º 336/2 e 189/2, estabeleceu as modalidades dos centros de atenção psicossocial (CAPS) e sua forma de funcionamento. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
a) Os CAPS não devem ser serviços ambulatoriais de atenção diária à saúde mental.
b) Os CAPS, independentemente do tipo, nunca abrem aos finais de semana. 
c) Os CAPS deverão funcionar, pelo menos, durante cinco dias úteis da semana (de segunda a sexta-feira) e o horário de funcionamento nos finais de semana dependem do tipo de centro.
d) Os CAPS deverão estar capacitados para realizar somente o atendimento de pacientes com transtornos mentais muito graves, pois os transtornos mentais leves podem ser atendidos pelas unidades básicas de saúde.
e) Os regimes de tratamento dos CAPS devem ser de internação.
17. Municípios com população entre 20.000 e 70.000 habitantes, devem ter um CAPS que funcione das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira. Refere-se ao:
a) CAPS II
b) CAPS I
c) CAPSi
d) CAPS III
e) CAPSad
18. Os ____________ são instalados em municípios com população acima de 200.000 habitantes e funcionam 24 horas, oferecendo leitos de atendimento à crise. Ao contrário dos hospitais psiquiátricos, esses leitos são leitos em salas abertas, com bastante possibilidade de acompanhamento das pessoas por todo o período em que ela estiver internada.
Assinale a alternativa que melhor complete o enunciado.
a) CAPSad
b) CAPS II
c) CAPS I
d) CAPS III
e) CAPSi
19. Com a implantação dos CAPS como um diferencial dos serviços de atenção psicossocial, os hospitais psiquiátricos, também denominados hospícios e manicômios, deixaram automaticamente de existir.
Esta afirmação está:
a) Correta
b) Errada
20. Nos CAPS, o princípio da intersetorialidade deve ser aplicado, pois os serviços de atenção psicossocial devem sair da sede do serviço e buscar na sociedade vínculos que complementem e ampliem os recursos existentes.
I. No campo da saúde em geral, os CAPS devem articular-se com a Estratégia Saúde da Família, centros de saúde, rede básica, ambulatórios, hospitais gerais e especializados etc.).
II. No âmbito das políticas públicas em geral, os CAPS devem articular-se com o Ministério Público, Previdência social, Delegacias, Instituições para crianças, idosos, desassistidos em geral, igrejas, políticas educacionais, de esporte, lazer, cultura e arte, turismo, transporte, ação e bem-estar social etc.)
III. Os CAPS devem articular-se no âmbito dos recursos criados pela sociedade civil para organizar-se, defender-se, solidarizar-se.
Está correto o que se afirma em:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) Apenas I
e) Todas as alternativas estão corretas
21. Um arranjo na organização dos serviços que complementa as equipes de referência em saúde, sendo um modo de produzir saúde de forma compartilhada, é o:
a) Serviço de Atenção em Saúde Mental
b) Serviço de Clínica Ampliada
c) Serviço Residencial Terapêutico
d) Apoio Matricial 
e) Projeto de Saúde no território
22. Dentre os objetivos do apoio matricial estão:
I. Aumentar a resolubilidade da Saúde da Família (SF) e produzir maior responsabilização pela saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS).
II. Romper com a lógica dos encaminhamentos indiscriminados.
III. Auxiliar as equipes a trabalhar a dimensão do sofrimento psíquico.
Está correto o que se afirma em:
a) I e III
b) Todas as afirmativas estão corretas
c) II e III
d) I e II
23. O apoio matricial busca romper com o modelo centrado nos ___________, fortalecendo a ___________, inclusive para as situações de ___________. Este estudo evidenciou a necessidade de se pautar a discussão sobre o acolhimento e atendimento da crise na Atenção Primária à Saúde.
Assinale a alternativa que melhor complete o enunciado.
a) Serviços – saúde – desencontros
b) Especialismos – atenção psicossocial – crises
c) Serviços – saúde – crises
d) Médicos – atenção psicossocial – crises
e) Médicos – medicalização – crises 
24. Uma das implicações da figura do psicólogo no apoio matricial é que possibilita a ampliação do olhar psicossocial, trazendo a necessidade da escuta, do olhar sobre o social, sobre a família, além da descentralização também do poder médico, das ações centradas no médico, aproximando-se dos preceitos trazidos pela Reforma Psiquiátrica.
Esta afirmativa está:
a) Correta
b) Errada
25. Dentre as principais intervenções do psicólogo no Consultório na Rua, estão: 
I. Tem a função de realizar atendimento clínico com as pessoas cadastradas.
II. Tem um papel na composição e na concretização da estratégia do consultório na rua em si.
III. Atuação voltada para o atendimento das pessoas em situação de rua e uma atuação dentro da equipe de que faz parte.
Está correto o que se afirma em:
a) Apenas I
b) I e III
c) I e II
d) II e III
e) Todas as alternativas estão corretas
26. Os Consultórios de Rua são formados por equipes multiprofissionais da atenção básica prestando atenção à saúde da população em situação de rua in loco. Assinale a alternativa correta.
a) Como o atendimento é na rua, não se deve realizar atividades em grupo.
b) Fazer busca ativa de agravos prevalentes na rua, priorizando a tuberculose, DST, hepatites virais, dermatoses, uso abusivo de álcool e outras drogas.
c) Realizar procura apenas dos usuários de drogas ilícitas para atuar em sua reabilitação.
d) Dar conta de todas as demandas, sem que haja necessidade de uma articulação com a rede de saúde.
e) Os Consultórios de Rua é um serviço oferecido pelo município que deve, necessariamente, ter profissionais formados em saúde mental.
27. O que faz o Psicólogo em um encontro com um sujeito em situação de rua?
a) Deve leva-lo para os serviços de atenção psicossocial.
b) Deve encaminhá-lo ao médico para que haja uma prescrição medicamentosa.
c) Deve se manter disponível para ouvir a pessoa e compreender suas experiências sem colocar barreiras apriorísticas ao contato, utilizando a interação em si mesma como veículo primordial por que se realiza a intervenção.
d) Deve oferecer um atendimento individual clínico para que esse serviço seja de qualidade.
28. É parte essencial da atuação do psicólogo inserido no Consultório na Rua o fomento, nos atendimentos, do empoderamento,
da autonomia e da
responsabilidade das pessoas em situação de rua no que tange à construção de sua própria cidadania.
Esta afirmação está:
a) Correta
b) Errada
29. O Consultório na Rua veio com a proposta de ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde, oferecendo atenção integral à saúde para aqueles que se encontram em condições de vulnerabilidade física e social. 
Quanto às equipes dos Consultórios na Rua, pode-se afirmar que:
a) São profissionais especializados em saúde mental.
b) São profissionais especializados em atenção de álcool e outras drogas.
c) São multiprofissionais que lidam com os diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua.
d) São profissionais que desempenham suas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para onde a população em situação rua deve ser encaminhada a fim de receber qualquer tipo de atendimento.
e) São profissionais que devem cumprir carga horária semanal mínima de 40 horas apenas em horário comercial.
30. A Portaria nº 1029, de 20 de maio de 2014 – reorganizou a formação das diferentes modalidades de equipe de Consultório na Rua, e acrescentou mais categorias profissionais à sua possível composição.
Considere as alternativas e assinale a incorreta.
a) A quantidade de profissionais que formam as equipes de Consultório na Rua varia entre quatro a seis profissionais, dependendo da modalidade.
b) Profissionais de nível técnico não precisam, necessariamente, compor a equipe de Consultório na Rua, como: agente social, técnico ou auxiliar de enfermagem, técnico em saúde bucal, cirurgião dentista, profissional/professor de educação física e profissional com formação em arte e educação.
c) É a gestão do município que decide como será composta a equipe de Consultório na Rua, considerando as modalidades existentes.
d) A modalidade III da equipe de Consultório na Rua segue o mesmo padrão da modalidade II, porém, acrescida de um profissional médico.
e) Dentre as categorias de profissionais que podem ser escolhidos para formar a equipe de consultório na rua estão: enfermeiro, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.
Gabarito: 
	1
	A
	2
	B
	3
	C
	4
	E
	5
	B
	6
	D
	7
	C
	8
	C
	9
	C
	10
	A
	11
	E
	12
	E
	13
	D
	14
	A
	15
	A
	16
	C
	17
	B
	18
	D
	19
	B
	20
	E
	21
	D
	22
	B
	23
	B
	24
	A
	25
	D
	26
	B
	27
	C
	28
	A
	29
	C
	30
	B

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando