Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

A predominância do senso comum e suas consequências negativas para a sociedade brasileira
Caverna escura
O senso comum são os tipos de crenças e proposições que não foram testados, verificados ou metodicamente analisados. Nesse sentido, esse conhecimento generalizado é alcançado através de uma repetição cultural, muitas vezes trazido por gerações familiares e sociedades passadas, estando cientificamente correto ou não. Entretanto, a predominância do senso comum pode trazer consequências negativas para a sociedade brasileira, tais como: intolerâncias e estagnação do conhecimento, mesmo tendo, às vezes, pequenas vantagens. Logo, a ascendência do senso comum na vida da sociedade traz consequências negativas.
 	A priori, a origem da misoginia e do racismo está ligada no senso anticientífico. Dessa forma, a mistura de repetições de velhos hábitos sociais passados de forma hereditária na cadeia social e ódio ao diferente originam as diversas formas de intolerância. Nesse contexto, os pensamentos estereotipados, como a fragilidade feminina, ininteligência comparada e serventia aos homens, ainda presentes hodiernamente, acarretam numa desvalorização de Maria, mulher brasileira, na sociedade, provando uma consequência negativa do senso comum. Além do mais, João, negro brasileiro, devido à escravização no Período Colonial, mesmo após a Lei Áurea, é visto como desigual e incapaz de assumir posições de respeito “dignas de homem branco”. Assim, percebe-se que hábitos e crenças ultrapassadas geram conflitos no presente, produzindo seres preconceituosos, involuídos e incapazes de “atualização”, o que se torna um perigo para a sociedade.
	A posteriori, para sair da estagnação do conhecimento verdadeiro, deve-se enjeitar o senso comum. Dessa forma, na Alegoria da Caverna, de Platão, o único meio de escapar das opiniões e limitações deixadas pela crença, além da limitação do corpo e dos sentidos do ser (caverna), é alcançando o conhecimento fundamentado predisposto pelo raciocínio e pela capacidade de buscar um conhecimento mais criterioso. À vista disso, pode-se retomar o estudo inerte da ciência, o qual era ditado somente pela religião, incriminando quem se opunha a essa, atrasando, demasiadamente, o avanço do conhecimento científico. Portanto, a sobreposição do senso comum à busca do conhecimento ocasionou inúmeros conflitos no passado, prejudicando a evolução de todos os campos da ciência, refletindo no presente em perguntas sem respostas.
	Destarte, consequências negativas são trazidas com o influxo do senso comum na sociedade. Desse modo, cabe à sociedade, principal agente responsável pela continuidade desse senso, excluir o pensamento estereotipado e buscar o conhecimento verdadeiro, por meio da filosofia, ciência e de livros, a fim de que João e Maria possam viver, sem serem difamados ou diminuídos, suas vidas na sociedade, e a ciência possa buscar respostas para as perguntas sem interrupção de religião. Sendo assim, os cidadãos brasileiros mergulhados no senso comum devem sair da caverna escura e alcançar o conhecimento verdadeiro.

Mais conteúdos dessa disciplina