Buscar

Sociologia da Educação - Marx (Atividade sobre o Manifesto Comunista)

Prévia do material em texto

Disciplina: Sociologia da Educação 
Tema: Refletindo sobre o Manifesto Comunista de Marx e Engels
· No Livro, os autores descrevem e defendem um movimento histórico - que na visão deles parece quase inevitável - que nos levaria do capitalismo à revolução comunista.
1- Por que eles acreditam que esse movimento é tão provável? De que forma o desenvolvimento da sociedade capitalista criaria as bases para a futura revolução comunista? Por outro lado, na opinião de vocês, quais as dificuldades para que se chegue efetivamente à revolução comunista? 
A priori, é importante salientar que para Marx e Engels, o capitalismo surgiu, em virtude do desenvolvimento histórico das forças produtivas, com influência direta da burguesia, que resultou no fim da sociedade feudal. Nesse sentido, cabe destacar que o desenvolvimento da sociedade capitalista criaria bases para a futura revolução comunista, ao passo que este modo de produção teria uma crise comercial e consequentemente, ocorreria à destruição de produtos e forças produtivas. Além disso, a concentração do capital nas mãos de poucos e o fato da burguesia unificar grandes mercados, contribuiria ainda mais, pois geraria uma revolução internacional socialista, que no futuro, alcançaria o comunismo. Vale mencionar, ainda, que os proletariados, em razão das crises comerciais e da crescente concorrência entre os burgueses, teriam seus salários reduzidos, logo, a condição de vida se tornaria cada vez mais precária. Dessa maneira, ao tomar consciência de sua força, eles se uniriam e se organizariam, logo, construiriam um movimento independente, autônomo e dono de uma maioria esmagadora. Assim, em virtude disso, o movimento que daria origem a uma revolução comunista seria provável e inevitável. Contudo, em razão do que foi dito por Marx e Engels nesse âmbito, em minha opinião é exagerado e ilusório que eles acreditassem que a maioria dos cidadãos não pertencentes a uma classe dominante, iriam se rebelar contra o capitalismo e contribuir para a revolução. Ademais, eles acreditaram fielmente nesse momento catastrófico do capitalismo, sem levar em consideração, que mesmo que ocorresse, poderia não existir o momento favorável à revolução.
2- No texto, os autores falam um pouco sobre o que deveria ser feito após a revolução comunista? Em que medida vocês concordam com as medidas propostas? Vocês acham que elas são realmente necessárias e quais as dificuldades para sua implementação? 
No Manifesto Comunista de Marx e Engels, é discutido sobre o que deveria ser feito após a revolução comunista. Nesse sentido, eles destacam sobre diversas medidas que eu concordo e considero necessárias, contudo, faz-se presente outras que eu discordo. Com base nisso, irei mencionar e explicar o motivo da discordância, primeiramente, considero importante citar, como exemplo: confiscação da propriedade dos emigrados e dos contra-revolucionários. Sob esse viés, compreendo que um dos maiores objetivos da revolução é abolir a propriedade privada, porém, acredito que esta mudança social precisa ocorrer em plena harmonia e consenso entre os cidadãos, dito isso, complemento dizendo que me preocupo com o que seria feito com as pessoas que se recusassem ou não conseguissem abandonar a ‘’alienação’’ ou deixar de seguir uma ‘’ideologia’’. Além disso, o autor destaca sobre a obrigação de trabalhar estendida a todos os cidadãos, formação de exércitos industriais, particularmente para a agricultura. Nessa perspectiva, discordo profundamente, pois existirão indivíduos que se identificam com a arte, com a música, com a literatura, então muito me preocupa sobre o que seria desses cidadãos, que não se enquadrassem nos parâmetros dessa nova sociedade. Ademais, quanto à necessidade dessas medidas, creio que as que não foram mencionadas são realmente necessárias. Todavia, seria uma tarefa árdua conseguir implementá-las, pois seria necessário que a maioria dos cidadãos concordassem com o que está sendo proposto e é imprescindível pensar também nos líderes comunistas que estariam no poder, pois eles poderiam exercê-lo em nome de interesses particulares.

Continue navegando

Outros materiais