Buscar

PORTFOLIO ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome: Sheila Duriguetto Dos Santos
RU: 1166060
Polo: Ubá Minas Gerais
	Ano/serie e idade do aluno:
O aluno cursa o 9º ano e tem 14 anos
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
O aluno possui Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/TDAH, e tem como características a desatenção, hiperatividade-impulsividade, os seus principais sintomas são as dificuldades de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares mais simples; dificuldades em organizar tarefas e atividades; relutar em desenvolver encargos que necessitam esforço de concentração e perder coisas necessárias no seu dia-a-dia; irritabilidade e impulsividade são algumas das características deste aluno com TDA/H.
	Atividade escolhida (marque um X):
(x ) Atividade 1
( ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
Para dar início a esta atividade escolhi a matemática, a proposta é incluir o aluno em uma atividade atrativa para que interaja junto com os outros através da motivação. O auxílio dos jogos é muito importante para que a criança se sinta menos cobrada ou seja e como se fosse aprendendo brincando, para essa atividade foi escolhido o Bingo de Expressões.
A aprendizagem através de jogos facilita a concentração pois a criança precisa estar a tenta, pois tem em mente o interesse de ganhar, e com isso podemos incluir o raciocínio lógico, a concentração a atenção precisa estar atento ao professor, aritmética, convívio social, e podemos assim conviver com as diferenças em grupos.
Dessa forma a aprendizagem fica mais prazerosa, os jogos matemáticos estão ligados a regras instruções, operações, deduções, definições e desenvolve o raciocínio. Os jogos são atividades pedagógicas e devemos sempre utilizar em sala de aula.
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):
- Verificar a compreensão para resolver expressões numéricas que foram trabalhadas em atividades anteriores; 
- Estimular atenção às orientações do professor;
- Adaptar atividades para que todos interajam com igualdade de aprendizagem, independente da dificuldade, assim haver inclusão no ambiente no qual está inserido e assim compreender suas capacidades e necessidades.
	Resultados esperados (até 10 linhas):
Durante a atividade foi verificado o desempenho matemático do aluno, e sua atenção durante a atividade, que foi dirigida como uma brincadeira, foram observados: erros, dificuldades, habilidades, socialização e concentração.
Neste encontro, os alunos participantes do momento desenvolveram as atividades propostas com mais autonomia, pouco pediram auxílio individual e apresentaram bons resultados. Com este tipo de atividade foi possível atingir os objetivos propostos, além da aprendizagem tiveram espirito de equipe e trabalharam em conjunto uns ajudando os outros, não houve competitividade e sim socialização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando