Buscar

DESAFIO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo a lista anual da revista Fortune, a Apple e o Google são as duas empresas mais admiradas no mundo. Essa não é uma notícia surpreendente para a maioria de nós, já que ambas são marcas confiáveis, com produtos e serviços inovadores; lideram seus setores em inovação; além de investir em seus funcionários e os apoiar; em seus quadros de colaboradores estão os melhores líderes visionários.
A Apple projeta computadores estilosos e fáceis de usar com software excelente (Garageband, iMovie) e se tornou rapidamente a líder ou principal concorrente em leitores portáteis de música, vendas de música online, telefones inteligentes e tablets eletrônicos (iPad). O Google reacendeu à internet por meio do seu poderoso mecanismo de busca, relacionamentos publicitários inovadores, mapas interativos e personalizáveis e software online. O Gmail se tornou o terceiro serviço de e‐mail mais popular (depois do Yahoo! e do Hotmail) antes de sair da versão beta de teste. A empresa ficou famosa por seus ambientes de trabalho agradáveis, pela sua exuberante cultura de criatividade e pela seleção e desenvolvimento de pessoas talentosas para expandir o universo da internet.
O que é surpreendente no fato da Apple e do Google serem as empresas mais admiradas do mundo é que nenhuma das duas aparecia em nenhum radar doze anos atrás, conseguindo manter alguns pontos percentuais de participação de mercado no setor de computadores. O Google sequer era registrado como empresa. Era apenas um projeto de computação de dois doutorandos em Stanford, que rapidamente ultrapassava as portas do dormitório onde se encontravam seus computadores. Liderando a lista das mais admiradas no final dos anos 1990, estavam a General Electric, a Coca‐Cola, a Microsoft e a Walt Disney. Todas ainda estão classificadas entre as mais admiradas, mas figuram mais abaixo na lista. Outras empresas que eram mais admiradas no mesmo período, como a Dell e a Merck, desapareceram completamente da lista, porque não inovaram ou entraram em apuros com condutas antiéticas.
Com base no texto, você deverá:
1) Definir o que é Comportamento Organizacional (CO).
2) Verificar e descrever os elementos do CO que contribuíram ou não para o sucesso da Apple e do Google.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Questão 1)
Comportamento organizacional (CO) refere-se à busca pela compreensão do comportamento das pessoas, equipes e organizações. Visa descrever, compreender, prever e controlar o comportamento organizacional do nível micro ao macro, a fim de responder: como e por que as pessoas agem? Como as coisas acontecem?
Questão 2)
No caso da Apple e do Google, pode-se observar que diversos elementos contribuíram para o sucesso organizacional:
1) Pessoas:
1.1) As pessoas tinham competências importantes que contribuíam para alcançarem o objetivo organizacional, tais como: inovação, criatividade, liderança.
1.2) As pessoas se sentiam valorizadas pela organização, pois havia apoio ao funcionário e um excelente ambiente de trabalho.
1.3) Havia também uma valorização e investimento nas pessoas. Os melhores talentos eram atraídos para trabalhar na empresa e havia processo de desenvolvimento de pessoas.
2) Ambiente: O ambiente interno era muito agradável, tanto que as empresas eram as mais admiradas do mercado.
3) Tecnologia: As empresas não só dispunham de tecnologia para realização do trabalho, como vendiam tecnologia (por exemplo, computador, internet).
4) As marcas das empresas eram tidas como confiáveis. As empresas apresentavam uma conduta ética, não só com os funcionários, como também com os clientes.
Esses fatores contribuíram para a Apple e Google alcançarem os seus objetivos organizacionais.

Continue navegando