Buscar

trabalho 1 Bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE COMPLEMENTAR
(VALOR: 2,0) Relacionar o video, referente ao envelhecimento, com a devida fase das Teorias Psicológicas do Envelhecimento (Tradicionais, Transição ou Contemporâneas) e suas devidas características. Justifique sua resposta.
Ao longo dos anos, estudos comprovam que o envelhecimento não está relacionado apenas com fenômenos biológicos, mas também social e psicológico, atingindo o ser humano na plenitude de sua existência, modificando sua relação com o tempo, com o mundo, e com sua própria história.
O envelhecimento leva a várias mudanças fisiológicas e biológicas em todo o organismo, havendo uma distinção de doenças crônicas nestes indivíduos, que constituem a maior parcela de pessoas que necessitam de atendimento nos serviços de saúde. Esse envelhecimento fisiológico compreende uma série de alterações nas funções orgânicas devido exclusivamente aos efeitos da idade avançada sobre o organismo, fazendo com que o mesmo perca a capacidade de manter o equilíbrio homeostático e que todas as funções fisiológicas gradualmente comecem a declinar.
No vídeo assistido, o narrador, fala que “ A morte, assim como a vida, é um processo constituído no interior de nossas células (...), é um processo no qual pouco a pouco os órgãos entram em falência (...) “. Onde demonstra como as nossas células vão envelhecendo ao longo da vida, e quais aspectos podem influenciar nesse processo.
Buscando relacionar o vídeo com as teorias estudadas, podemos observar que todas as teorias levam em conta esse processo de envelhecimento fisiológico e biológico, mas buscam relacionar e aprimorar cada uma delas com os aspectos psicológicos, sociais, culturais, entre outros, tirando um pouco da visão de linearidade de nascer, crescer, envelhecer e morrer. 
Segundo Neri (2009), “o envelhecimento biológico, é definido como a diminuição progressiva da capacidade de adaptação e de sobrevivência”.
E ainda: “O envelhecimento, ou senescência, é um processo universal, determinado geneticamente para os indivíduos da espécie, motivo pelo qual é também chamado de envelhecimento normal”. 
Erik Erikson (1963-1964), um dos pioneiros nos estudos sobre o desenvolvimento humano, com a formulação da Teoria do Desenvolvimento durante toda a vida, explicitava que o desenvolvimento se processa ao longo da vida e que o sentido da identidade de uma pessoa se desenvolve através de uma série de estágios psicossociais durante toda a vida. 
 Na Teoria Clássica, a primeira entre as teorias, se refere aos estágios da vida, o desenvolvimento das fases desde bebe até o início da vida adulta. Somente anos depois foi-se dando importância para a questão do envelhecimento. Ainda assim, tiveram muita resistência para se desvincular dos paradigmas de ciclo da vida. Nessa teoria, temos o desenvolvimento psicológico ao longo da vida, tarefas evolutivas, atividade, afastamento e estações da vida adulta. No vídeo vemos esse desenvolvimento, quando mostra a “atividade/evolutiva”, falando que aos 70 anos a nossa face é a 35ª cópia da primeira face. 
As Teorias Contemporâneas, trouxe o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda vida, Baltes (1987;1997), traz o olhar da capacidade funcional, de seleção e otimização. Ele dizia que toda essa visão de curso de vida é importante para se refletir todo ciclo e as influencias que demos no decorrer do desenvolvimento. O autor ainda propõe três novos princípios gerais que dizem respeito as questões biológica-cultura que envolvem a trajetória de vida de cada indivíduo: a plasticidade biológica e a genética, onde a partir de uma idade existe um declínio natural.
Podemos concluir, que esse assunto sobre envelhecimento e idosos, ainda é muito “novo”, pois por muito tempo, não se imaginava que a população idosa cresceria em tamanha proporção. A pouco tempo começou a se olhar para o idoso com mais cuidado, e buscar em si métodos para se aprimorar essa convivência. Sabemos que os aspectos biológicos e fisiológicos refletem muito na velhice, e isso é inevitável, mas se ao longo da vida se pensar um pouco mais na velhice, pode-se buscar se “preparar” para uma velhice mais saudável e tranquila. E a psicologia juntamente com um trabalho multifuncional, é primordial para que se alcance esse objetivo. 
REFERENCIA: 
NERI, A.L. Conceitos e teorias sobre o envelhecimento. In: Teorias do envelhecimento. Cap.16, pg.17 a 42.

Outros materiais