Buscar

Marketing Fundamentos e Processos

Prévia do material em texto

Marketing: Fundamentos e Processos
Aluno (a): Lucas Gimenes Ribas
Data: 05 / 03 / 2021.
Avaliação Pesquisa/Prática 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 2 (duas) questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta.
· Ao terminar, grave o arquivo com o nome Avaliação Pesquisa/Prática.
· Envio o arquivo pelo sistema.
1) O estudo do marketing é indispensável na sociedade da informação, pois ajuda a compreender, em profundidade, uma dada realidade e a planejar formas inteligentes e eficazes de comportamento mercadológico ou comportamental. Sua linha geral implica três dimensões teóricas: Fale sobre cada uma delas:
· dimensões de pesquisa, diagnóstico e leitura verticalizada da realidade:
· prognóstico, planejamento e execução de projetos,  
· controle do fluxo de informações e gerenciamento de processos de congestionamento e flexibilidade.
a) dimensões de pesquisa: serve para “afunilar” o seu nicho de clientes, de modo que assim a empresa possa trabalhar com marketing voltado apenas às pessoas que realmente tem interesse no produto/serviço da empresa.
b) diagnóstico: a principal ideia desta dimensão teórica é entrar nas profundezas da empresa, para conhecer e entender tudo sobre a empresa, o negócio e o mercado. Para tanto, algumas ações são importantes, como, por exemplo: verificar o histórico da empresa, sua reputação, seus pontos positivos e negativos, etc.
c) leitura verticalizada da realidade: trata-se de analisar os dados do mercado e da empresa além do que os dados simplesmente demonstram, é necessário se atentar para o que há “nas entrelinhas”.
d) prognóstico: obtido a partir de interpretações feitas com base no diagnóstico. Assim, é por meio do prognóstico que serão realizadas as projeções da empresa, negócio e do mercado, sendo necessário para que se realize tais projeções um planejamento das ações.
e) planejamento: é o meio pelo qual se busca fundamentar e definir quais serão as ações tomadas pela empresa a fim de alcançar o êxito desejado.
f) execução de projetos: É a fase posterior a fase do planejamento. Na execução de projetos é colocado em prática o que foi anteriormente planejado.
g) controle do fluxo de informações e gerenciamento de processos de congestionamento: o controle do fluxo de informações nada mais é que a padronização da comunicação. É dizer: criar rotinas, definir meios, estabelecer o que pode o que não pode ser comunicado, conhecer os públicos de interesse, caprichar nos conteúdos etc.
Já o gerenciamento de processos de congestionamento é para tanto os índices de produtividade quanto os resultados junto aos clientes. Como formas de solução temos como exemplo: mapear todo o fluxo de processos que estão congestionados, utilizar as ferramentas tecnológicas adequadas, e principalmente criar uma cultura de melhoria contínua dentro da empresa. É natural que com o passar dos anos e com as mudanças de equipes, de tecnologias e de tendências torne os processos obsoletos muito rapidamente. A própria diferença entre seus diversos clientes exige documentações específicas para cada um. 
h) flexibilidade: é fundamental para toda e qualquer empresa saber como lidar com as situações do dia-a-dia, melhorar gradativamente e construir bases que sustentem o alto nível. Assim, somente as empresas inteligentes e flexíveis conseguem conviver com as intempéries de mercado, com as mudanças e o desenvolvimento cada vez mais agressivo.
Parte 2: Pesquisa
2) Pesquise 3 empresas que aplicam em sua gestão os conceitos dos 4P's e 4C's utilizados como ferramenta de marketing. Indique-as nominalmente e comente a respeito do seu desempenho neste campo.
a) Havaianas
Produto: Ganhou espaço na década de 80, porém, a virada começou em meados da década de 90, quando a empresa lançou uma nova linha chamada Havaianas TOP, inovando nos modelos e também em suas cores.
Preço: Seguiu a mesma linha se ajustando à “nova Havaianas”.
Praça: A empresa se expandiu, passou a estar frequentemente nas propagandas na TV, e consequentemente abriu novos pontos de venda, agora mais direcionados a um público diversificado, que precisava ter acesso às sandálias em espaços variados.
Promoção: Se deu por meio das propagandas na TV, sempre com tons humorísticos, facilmente caiu no agrado das pessoas.
Cliente: As Havaianas cativaram seus clientes de uma forma muito simples e ao mesmo tempo muito inteligente, pois ofereceu em um simples “chinelo de dedo” uma grande variedade de modelos e cores, conseguindo dessa forma agradar vários gostos diferentes, mas sempre mantendo sua identidade por trás de cada modelo novo que era lançado.
Custo: Nada mais é que o custo-benefício para o cliente, pois o cliente da Havaianas tem sempre a sensação de que é um bom negócio comprar da mesma, por exemplo: nada mais comum que as pessoas usarem chinelo principalmente em casa, logo, um chinelo para cada pessoa seria suficiente, todavia com os diferentes modelos que a empresa oferece se tornou comum uma pessoa comprar mais de um par de chinelo das Havaianas em razão dos seus belos modelos e cores.
Conveniência: O acesso do cliente à mercadoria (chinelo Havaianas) é muito tranquilo, pois pode ser encontrado em vários pontos, como mercados, lojas de roupas, lojas de material esportivo, conveniência, e-commerce e até mesmo em farmácias e drogarias.
Comunicação: Talvez o mais fundamental dos 4C’s. Em razão disto as lojas e os produtos Havaianas são uma das marcas que mais investem em publicidade. Como falado anteriormente, é comum verem propagandas da empresa em comerciais de tv, redes sociais, entre outros lugares, sempre com tons humorísticos, o que agradava e chamava mais a atenção das pessoas. Outro ponto que se tornou marca da empresa é o slogan “Havaianas, todo mundo usa”.
b) Coca-Cola
Produto: O produto passou por algumas mudanças ao decorrer do tempo, tanto na parte da oferta quanto na composição. Atualmente, por exemplo, há versões muito mais saudáveis comparado quando da sua criação, utilizando menos açúcar e calorias em sua composição.
Preço: Um dos pontos chaves para o sucesso da empresa, além de seu sabor inconfundível, é o seu preço. Mesmo sendo o refrigerante mais popular em todo o mundo, o valor da bebida cabe do bolso de praticamente todos, sendo muito acessível, e dessa forma, é possível estar presente tanto na geladeira da pessoa de classe baixa quanto da classe alta.
Praça: A empresa somente vende por meio físico, usando escala global, tanto é que está presente com fábricas instaladas em mais de 200 países.
Promoção: Se deu por meio das propagandas na TV principalmente durante os horários de almoço, onde as famílias estão assistindo à tv e, geralmente, almoçando. Ainda, saborear uma coca cola traz ao usuário uma sensação de liberdade, estilo de vida, prazer pessoal, uma forma de identidade.
Cliente: Em razão do seu sabor inconfundível e pelo tamanho de sua marca, a Coca Cola possui um nicho de clientes completamente amplo, desde crianças à idosos, orientais e ocidentais, homens e mulheres. Tanto é que como falado anteriormente, a empresa possui fábricas instaladas em mais de 200 países, praticamente no mundo todo.
Custo: Nada mais é que o custo-benefício para o cliente, pois o mesmo tem a sensação de prazer e bem-estar ao beber uma coca cola, tanto é que muitas pessoas não se importam em pagar mais caro numa coca cola do que pagar a metade do preço em qualquer outro refrigerante.
Conveniência: Fácil acessibilidade, pois está presente em todo e qualquer mercado, conveniência, farmácias e drogarias, restaurantes, bares, vendedores ambulantes, mercearias, etc.
Comunicação: Apesar de realizar vendas somente pelo meio físico, a comunicação com o cliente está em vários lugares, como em outdoors, estampados em copos, freezers, cadeiras, camisetas... Mas onde mais ocorre a comunicação para com o cliente é nos comerciais de tv, principalmente em horáriosapropriados para degustar da bebida, como por exemplo, horário de almoço e jantar.
c) Volkswagen
Produto: A Volkswagen oferece vários veículos em diferentes países. Seus modelos são muito populares, e a facilidade de manutenção e de encontrar peças fizeram ser uma das marcas mais populares e mais procuradas no Brasil.
Preço: A empresa é líder mundial na fabricação de automóveis. Outro ponto que merece destaque é que a Volkswagen tem preços competitivos para seus produtos para países em desenvolvimento e um pouco mais caros para economias onde é vista como uma marca que pode obter uma maior lucratividade. A precificação psicológica é uma das táticas usadas pela Volkswagen para promover seus objetivos de precificação, pois causa a redução do remorso do comprador por meio da alta qualidade percebida e os ajuda a justificar o dinheiro extra que pagam pelos carros da marca.
Praça: As fábricas, as concessionárias e os carros Volkswagen estão disponíveis em praticamente todos os países do mundo. A empresa possui uma presença verdadeiramente internacional e tem uma distribuição bem definida para os países em que opera.
Promoção: A Volkswagen sempre foi enérgica em suas campanhas publicitárias. Como parte de sua estratégia de promoção de mix de marketing, a Volkswagen usou a marca 360 para promover não apenas a empresa-mãe, mas todos os seus carros individualmente. Atividades promocionais agressivas usando redes de mídia social e plataformas online, incluindo Twitter, Facebook, YouTube e Instagram ajudam a Volkswagen a permanecer no topo do jogo promocional à medida que os concorrentes estão cada vez mais entrando no espaço online.
Cliente: Por possuir modelos dos mais simples aos mais sofisticados, a Volkswagen possui um vasto número de clientes, desde os com menores rendas, até os de maiores rendas que irão compras os modelos do último ano. Os vários modelos disponíveis são capazes de atender a praticamente todos os gostos, desde que os presam por um carro para aventuras, quando os querem um veículo para carregar a família.
Custo: nada mais é que o custo-benefício para o cliente, pois o mesmo tem a garantia de estar comprando um veículo de marca confiável, bem como que caso surja algum problema no veículo, as peças de reposição são facilmente encontradas, sem falar que quando for vender terá uma facilidade maior de negociar o carro, pois é uma das marcas de melhor comercialização.
Conveniência: fácil acessibilidade, pois está presente em praticamente todo o mundo. Ainda, com uma simples busca em garagens de venda de automóveis e sites de venda de veículos como por exemplo a OLX, é possível encontrar vários modelos de carros Volkswagen.
Comunicação: A comunicação com o cliente é um dos pontos positivos da empresa, pois por se tratar de um veículo popular é facilmente visto nas ruas da cidade, em garagens, em propagandas. Pode-se afirmar com a marca Volkswagen está em todos os lugares.
Avaliação Pesquisa/Prática: Marketing: Fundamentos e Processos

Mais conteúdos dessa disciplina