Buscar

TRABALHO DE FUNDAMENTOS DAS MEDIDAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Francis Galton
Ana Clara Muniz
Rosimeire Alves
Sônia Cecília Rocha
Victor Pinheiro.
Francis Galton era inglês, nasceu em Birmingham no reino unido. Galton atuou como antropólogo, sociólogo, meteorologista, matemático e estatístico. Era primo de Charles Darwin.
Galton tinha grande admiração pelo avô Erasmus Darwin, em um dos livros que escreveu ele relata a admiração que tinha pelo avô, atribuía seu gosto pela ciência em razão da hereditariedade em sua família.
Em sua participação na meteorologia foi reconhecida, escreveu artigos sobre o tema e contribuiu para o entendimento de anticiclones.
Além das várias obras que escreveu, uma teve maior destaque, que foi “hereditary Genius” em 1869,cuja tese afirmava que um homem notável teria filhos notáveis.
Francis Galton teve importantes contribuições que são usadas até hoje, tais como: Os princípios de suas medidas de discriminação sensorial em testes audiométricos. A utilização de escalas de pontos e da técnica de associação livre, e o desenvolvimento de métodos estatísticos descritivos (como as medidas de tendência central e de variabilidade) e de associação entre variáveis.
Galton cunhou o conceito de “eugenia” para o que seria a melhoria de uma determinada espécie através da seleção artificial, em especial a espécie humana. O termo eugenia só foi criado em 1883 em sua obra “Inquiries into Human Faculty and Its Development”, publicada no ano seguinte após a morte de Darwin.
Tal como muitos dos pensadores da época, Galton acreditava que a “raça” humana poderia ser melhorada evitando cruzamentos indesejáveis. O objetivo de Galton era incentivar o nascimento de indivíduos mais notáveis ou mais aptos na sociedade e desencorajar o nascimento dos inaptos. Assim, Galton sugere o desenvolvimento de testes de inteligência para selecionar homens e mulheres brilhantes e destiná-los à reprodução seletiva.
Ele fundou a psicometria, onde tentava fazer a medição de faculdades mentais, e desenvolveu um ramo da psicologia preocupado com diferenças psicológicas entre pessoas, em vez de traços comuns. Ele introduziu o uso de questionários e pesquisas para coletar dados sobre conjuntos populacionais, trabalhos genealógicos e biográficos para estudos antropométricos
Galton acreditava que, se conseguíssemos encontrar a maneira de quantificar essa hereditariedade, poderíamos controlá-la e produzir humanos melhores, como fazemos com o gado e com as plantas. A esse novo programa de reprodução seletiva que permitiria tomar as rédeas da nossa evolução, se deu o nome de eugenia.
A eugenia sempre esteve historicamente associada a ideia de “higiene racial”, ligada às noções errôneas de saúde pública, especialmente no que diz respeito a hereditariedade. Em 1869, Francis Galton (1822–1911) propôs as primeiras medidas sociais destinadas a preservar ou melhorar as características biológicas.
IMPACTOS:
A eugenia: como movimento para criar seres humanos 'melhores' nos EUA influenciou Hitler.
Além dos camponeses, os imigrantes também estavam chegando aos EUA em grandes ondas vindos do sul e do leste da Europa, e uma onde de crimes, prostituição, alcoolismo e pobreza foram instaurados. Houve uma confluência de fatores nos primeiros 15 anos do século 20 nos Estados Unidos que criou um público para a eugenia.
A teoria de Galton foi bem aceita nos EUA, mas resultou em limpezas étnicas e esterilizações forçadas.
Em diversos países foram propostas políticas de “higiene e profilaxia social”, com o objetivo de impedir a reprodução de pessoas que possuíam doenças consideradas hereditárias e, também, exterminar portadores de problemas físicos e mentais.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-39625619
http://www.revistafenix.pro.br/PDF40/artigo_10_secao_livre_Leonardo_Dallacqua_Carvalhofenix_jul_dez_2017.pdf
https://netnature.wordpress.com/2018/07/31/francis-galton-a-eugenia-como-pseudociencia-e-o-nazismo/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando