Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

XILEMA
É o tecido responsável pelo transporte de água e solutos a todas as partes vegetais, armazenamento de nutrientes e suporte mecânico.
No desenvolvimento da planta surge dois tipos de xilema primário, o protoxilema, que se desenvolve primeiro, adquirirem parede secundária lignificada precocemente e consequentemente apresentam diâmetro menor. E o metaxilema, que amadurece mais tarde e possui maior diâmetro, em função da deposição de parede secundária ocorrer tardiamente.
O xilema secundário apresenta os mesmos tipos celulares básicos do sistema primário. A diferença é que os tipos celulares do xilema primário estão organizados apenas no sistema axial, enquanto que no secundário, além do sistema axial, ocorre também no sistema radial
Células do xilema, elementos de vasos e traqueídes
Os traqueídes e os elementos de vaso na maturidade perdem seus protoplasmas, o que os tornam aptos para o transporte de água e sais minerais
Os elementos de vasos perdem a parede terminal por um processo de dissolução, o que origina a placa de perfuração.
Os parênquimas, classificados em axial, associados ao crescimento vertical da planta e radial que participam no crescimento lateral da planta.
O parênquima axial pode ser classificado ainda de acordo com sua localização em relação aos vasos condutores.
O parênquima radial é composto de três tipos diferentes de células, procumbentes, quadradas e eretas
Anéis de crescimento
É a atividade do câmbio vascular no decorrer de cada ano e que são características úteis para datar a idade de uma árvore.
Cerne e alburno
Regiões do xilema secundário que se mantém funcional, apresenta-se mais clara e é denominada de alburno. 
O cerne pode conter óleos, resinas, gomas, compostos fenólicos, substancias que são frequentemente responsáveis pela coloração mais escura e que dá maior durabilidade do cerne, são células do alborno inativas
Lenho
Plantas lenhosas que se desenvolvem em áreas inclinadas ou terrenos instáveis, aplicam grandes forças para sustentação produzindo o que chamamos de lenho de reação.
A disposição regularmente em séries horizontais e paralela dos elementos celulares do xilema secundário é denominada de lenho estratificado.
Os principais grupos vegetais que produzem xilema secundário ou madeira são as eudicotiledôneas lenhosas e as gimnospermas ( Lenho de compressão ) em angiosperma ( Lenho de tração )