Buscar

Logística e Legislação Tributária

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Resenha Crítica de Caso
CLAUDEMIR OLIVEIRA RODRIGUES
 Trabalho da disciplina Logística e Legislação Tributária
 		 	 Tutor: Prof.(a) 
Carolina Barbosa Lima Barrocas 
Uberlândia
2020
Impacto das legislações Tributárias no Mercado
O Governo Espantou as Montadoras que Viriam ao País
	Ambos os artigos nos mostram como as políticas tributárias podem e acabam impactando nos processos de desenvolvimento de mercado, industrialização e mudanças tecnológicas dos países, estados ou municípios.
	O Brasil possui uma das mais pesadas cargas tributárias do mundo, o que além de afastar grandes investidores, gera altos custos ás empresas locais e torna nossos produtos muito caros, tornando inviável a importação de produtos industrializados, muito pelo contrário, mesmo com as barreiras impostas pelo governo, tachando absurdamente os itens importados, em determinados momentos é mais barato importar do que comprar um item nacional. Principalmente quando se trata de itens de tecnologia.
	Nosso país possui dimensões continentais o que encarece em muito o custo final dos produtos que são movimentados pelo nosso território. Quanto mais longe estiver o consumidor final da fonte produtora, mais caro pagará pelo bem. Imaginem por exemplo o custo de um bem adquirido via importação que entrou pelo porto de Santos em SP e será consumido por um cliente em Macapá.
	Sabe se que a região norte do Brasil e extremamente carente de industrias e tecnologia, sendo necessário que a grande maioria venha de fora dos estados. Nesse caso estamos falando de mais de 3000 km de distância, somente em território nacional. Um caminho sinistro, cheio de armadilhas tributárias, estradas mal pavimentadas, quando existe pavimentação, falta de estruturas e serviços básicos que dificultam a chegada da mercadoria ao seu destino e oneram ainda mais o custo do produto.
	Dá se á essa conjuntura de fatores o nome de custo Brasil, que dependendo do caso pode até dobrar o valor do bem.
	Hoje ao se formar o preço de um produto o fabricante tem um conjunto de fatores, que pode se alterar de acordo com o material a ser utilizado na produção, até mesmo produtos nacionais tem o seu preço alterado dependendo da região onde é adquirido. A carga tributária e o custo de transporte são fatores influenciadores no valor de produção do bem.
	Depois de produzido e acabado, o fabricante precisa colocar o seu produto no mercado, e eis que novamente começa a enxurrada de impostos e custos operacionais, onerando mais uma vez o produto... e novamente, dependendo da região para onde esse bem será enviado, a carga tributária e o custo operacional torna-se um peso grande na formação de preço.
	Não bastasse o custo da produção e distribuição, a mercadoria chega ao seu destino e agora será oferecida ao seu usuário final, e novamente lá estão eles, custos operacionais, tributos e impostos... e, dessa vez o consumidor final paga o custo de toda a cadeia que foi incluso no preço final do produto que está adquirindo. A carga tributária juntando-se aos custos operacionais, principalmente os custos de movimentação podem até dobrar o valor do bem.
	Pra piorar a situação, além do fato de quanto mais distante dos centros industriais, mais difícil e caro se torna a operação logística, temos a questão tributária que não possui um padrão, e é instituído e cobrado pelos âmbitos, federais, estaduais e municipais. Ficando á cargo de cada um o calculo do percentual a ser cobrado. No Brasil os impostos e tributos representam a maior fatia da arrecadação dos estados e municípios, tornando os cada vez mais imprescindíveis para manter as contas no azul.
	 No Brasil, cerca de 85% da produção industrial e comercial está localizada nos pólos sul e sudeste, região que fica margeada pelo mar. Desde a Bahia até o Rio Grande do Sul. Ficando mais concentrado na região Sul e Sudeste. 
	Hoje pra se conseguir trazer uma industria para o interior do Brasil é necessário que haja um contraponto, o fabricante sairá do pólo industrial, desde que ele tenha algum benefício em troca. Esse benefício em geral é em forma de desoneração tributária de longo prazo. Há então á partir daí uma situação chamada guerra fiscal, travada entre estados e municípios... e que na sua grande maioria acaba causando benefícios em alguns locais e prejudicando os demais.
	Há muito se fala em reforma tributária, mas pouco se fez até agora, trata-se de um tema complexo e de interesse mútuo, e nessa reforma ninguém quer sair perdendo. O tema já foi discutido me plenário federal, debatido amplamente em várias instituições publicas e privadas, e é consenso geral que a carga tributária precisa ser revista e aliviada para que nos tornemos um país com condições de entra no mercado global. Hoje nossas exportações são basicamente formadas por commodities agrícolas e agropecuárias. A nossa participação no mercado mundial de tecnologia e indústria é pífio, e mesmo o nosso consumo de tecnologia e industrializados vem quase que todo de importações.
	Nós possuímos tudo o que precisamos para fomentar uma indústria de tecnologia e produção, o que nos falta é infraestrutura e políticas publicas que aportem as indústrias instaladas em solo nacional, sejam elas nacionais ou estrangeiras.
 (
4
)

Continue navegando

Outros materiais