Buscar

PROVA DE PORTUGUES 06 03 2021

Prévia do material em texto

Prova de Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação - Avaliação Objetiva
FAEL
06/03/2021
Questão 1 de 10
O quarto capítulo de nosso livro de curso (PAREJA, 2013) explica o fenômeno da coesão, bem como os diferentes tipos de coesão. Leia os enunciados de I a III, abaixo; repare que todos eles têm elementos coesivos destacados em negrito. Analise as afirmativas a seguir, e em seguida assinale a alternativa que corretamente determina que tipo de coesão está sendo exemplificada pelos enunciados.
I. João não gosta de maçãs. Ele prefere frutas mais ácidas.
II. O patrão fez comentários impróprios a sua secretária; a moça reagiu e foi demitida. Ela está processando o agressor.
III. Jonas perguntou para a filha se não queria um vestido de aniversário. A filha respondeu que tinha acabado de comprar um.
A - O enunciado I apresenta coesão por substituição (João = Ele).
B - Os itens assinalados nos enunciados não têm nada a ver com coesão.
C - Todos os enunciados demonstram coesão lexical.
D - Todos os enunciados demonstram coesão por elipse.
E - Todos os enunciados demonstram coesão por substituição.
Questão 2 de 10
Os trechos a seguir nas proposições foram extraídos do livro Política para não ser idiota, de Mário Sergio Cortella. Marque a alternativa em que a substituição do termo destacado, pelo que está entre parênteses, mantém a coesão e a coerência do texto.
A - A palavra consenso, às vezes, passa a sensação de que é necessário reduzir, abrandar as divergências – e, portanto (porque), impedi-las.
B - Há conflitos que resolvemos consultando um livro, como a divergência sobre um dado histórico, ou uma calculadora, quando não concordamos sobre o resultado de uma conta. No entanto (portanto), há outro tipo de conflito que diz respeito a valores, decisões.
C - Mesmo que (embora) votássemos, acabávamos escolhendo entre duas posições que já tinham, ambas, feito concessão ao outro lado.
D - O consenso se daria quando, em vez de uma votação, conseguimos aproximar os pontos de vista diferentes, chegando, talvez, à unanimidade. Mas esta é difícil e não pode ser imposta. Por isso (entretanto), gosto da ideia de um acordo que seja fruto de um processo de discussão e negociação.
E - Política se faz com senso crítico. Portanto (mas) isso tem de ensinado nos bancos escolares.
Questão 3 de 10
Sobre as características dos gêneros relatório e ata, é correto afirmar que:
A - São desdobramentos das resenhas temáticas.
B - São subgêneros dos gêneros científicos e acadêmicos.
C - São textos de base descritiva, somente.
D - São textos narrativos que devem ter como meta a objetividade da informação, utilizando da descrição.
E - São textos subjetivos que devem expressar a emoção de quem os escreve.
Questão 4 de 10
Podemos afirmar que dominamos uma língua quando conhecemos seu repertório de signos, as regras de combinação e as regras de uso desses signos. A língua pode ser escrita e falada. São duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico. A língua, além de oral e escrita, pode ser, pelo uso, classificada de dois modos: a modalidade culta ou norma-padrão e a modalidade coloquial, ou língua cotidiana. Diante do exposto, marque a alternativa que conceitua a norma culta/ padrão da língua:
A - A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
B - A modalidade culta é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão.
C - A modalidade popular é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
D - Língua padrão é aquela associada às gírias.
E - Língua padrão está associada às diferentes regiões de um país, valorizando o modo de cada grupo se comunicar.
Questão 5 de 10
O fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. Existem três tipos básicos de fichamento: o fichamento bibliográfico, o fichamento temático e o fichamento textual. (PAREJA, 2013, p. 42-43). Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente a relação sobre os tipos de fichamento.
A - O fichamento bibliográfico caracteriza-se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro.
B - O fichamento temático deve-se colocar o título e subtítulos conforme a obra original.
C - O fichamento temático tem como meta transcrever trechos literais da obra lida, podendo acrescentar algumas considerações do leitor.
D - O fichamento textual capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos, ligados às ideias principais.
E - O fichamento textual traz a contribuição do autor e da obra para produção de novos conhecimentos na área em questão.
Questão 6 de 10
Com base no que estudamos nesta disciplina, para que possamos dominar a linguagem como língua, é preciso que desenvolvamos várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. Que ações, irão gradualmente propiciar o desenvolvimento desse domínio?
A - criar, aplicar e escrever;
B - entender, expressar vontades e criar condições;
C - ler, falar e escrever;
D - Ouvir, falar, ler e escrever;
E - Ouvir, ler, entender e desenvolver a leitura;
Questão 7 de 10
Na escrita dos parágrafos de um texto, o autor recorre a vários recursos, como por exemplo, a sequência de elementos que estabelecem paralelo de ideias, relação de semelhança entre coisas ou fatos. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
A - Desenvolvimento por analogia, comparação e metáfora.
B - Desenvolvimento por assimilação e contraste.
C - Desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências.
D - Desenvolvimento por quantidade de informações.
E - Desenvolvimento por recorrência.
Questão 8 de 10
A coesão por elipse é uma forma de evitar a repetição desnecessária de um termo ou de uma expressão. Analise as sentenças abaixo (I—IV), e assinale a alternativa (a—e) que indica corretamente as sentenças onde ocorre coesão por elipse.
I. Irei com você; ele, com os pais. 
II. Você não sabe o que está dizendo, mas você sabe o que está fazendo. 
III. Já elaborou a carta? – Ainda não! 
IV. Fui à sessão de livros; meu irmão, à de revistas.
A - I, II e III.
B - I, II, III e IV.
C - I, III e IV.
D - II e IV.
E - III e IV.
Questão 9 de 10
O resumo é um dos gêneros textuais mais importantes. Analise as afirmações abaixo e assinale se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência.
I – O resumo precisa manter as informações principais do texto original.
II – Não é permitido o acréscimo de ideias em um resumo.
III – O resumo apresenta opiniões a respeito do texto.
IV – O resumo deve-se ater às informações principais do texto.
V – Pode-se acrescentar novas informações ao resumo.
A sequência correta é:
A - V – F – F – V – V.
B - V – F – V – V – F.
C - V – V – F – F – V.
D - V – V – F – V – F.
E - V – V – V – F – F.
Questão 10 de 10
Leia atentamente o seguinte texto: 
CIRCUITO FECHADO
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícarapequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. 
Autor: Ricardo Ramos 
Com base na leitura, e tendo em vista o fenômeno da coerência textual, podemos afirmar que:
A - É possível inferir que somente há coerência externa.
B - Há coesão elíptica.
C - Há elementos coesivos, contudo não há coerência interna.
D - No texto há coerência interna, apesar de não haver elementos coesivos.
E - O texto é totalmente incoerente, pois não há coesão.

Continue navegando

Outros materiais