Buscar

Efeitos deletérios do O2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: Daniel Sant’Anna Lack
Prof.: Dayse Lucid Brasileiro
Matéria: Fisioterapia Pneumofuncional Intensiva
Efeitos deletérios do oxigênio
Sabe-se que o tempo e as concentrações de Oxigênio dependendo da forma usada, podem levar a disfunções pulmonares devido a alterações no Sistema Nervoso Central, cardiovascular, pela liberação de radicais livres e efeitos tóxicos. A toxicidade do Oxigênio em relação ao tempo de exposição: 
· 12 - 24 horas: traqueobronquite, tosse seca, redução da CV, dor subesternal, diminuição da atividade mucociliar. 
· 24 - 36 horas: parestesias, náuseas, vômitos, diminuição acentuada da CV, alteração da síntese proteica nas células endoteliais. 
· 36 - 48 horas: diminuição da complacência pulmonar, capacidade de difusão e aumento da diferença arterio-alveolar de O2. 
· 48 - 60 horas: inativação do surfactante, edema alveolar por aumento da permeabilidade. 
· Acima de 60 horas: Pulmão de Sara e morte (PRESTO, 2003). 
Segundo Filho, (1998), altas taxas de Oxigênio no ar inspirado podem causar diretamente lesões no epitélio do trato respiratório, ocasionando edema pulmonar. À proporção que o edema pulmonar evolui, se tem o extravasamento de proteínas, levando a redução das propriedades do surfactante, diminuindo a tensão superficial e contribuindo para o colapso alveolar. Devido à alta exposição de Oxigênio, achados experimentais mostraram disfunções como atelectasias, edema alveolar intersticial, derrame pleural e modificações na função e estrutura celular. Avaliando os efeitos da toxicidade é preciso estabelecer uma criteriosa administração de oxigênio, para que, o uso elevado de concentrações não venha prejudicar a hemodinâmica do mesmo e levá-lo a óbito.
FILHO, Luiz V.F. Silva; Doença pulmonar crônica neonatal. Jornal de Pediatria, Vol. 74, Nº4, 1998. 
PRESTO, B.L. V; PRESTO L.D.N. FISIORERAPIA RESPIRATÓRIA:UMA NOVA VISÃO. Rio de Janeiro, 2003.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais