Buscar

av Discursiva tendencia RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico: Judite Beatriz Noatto (1398409)
Disciplina: Tendências em Recursos Humanos (RHU20)
Avaliação: Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:514072) ( peso.:4,00)
Prova: 20967905
1-- O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso, tanto as pessoas quanto as organizações defendem seus objetivos diante dessa competitividade. Nesta constante corrida contra o tempo e seus concorrentes, o que se destaca é obter um diferencial competitivo, ou seja, fazer algo diferente. Desse modo, as pessoas se especializam em suas habilidades e as organizações buscam estratégias que somadas ao desenvolvimento de seus profissionais, apresentam-se ao mercado competitivo com maior força. Compreendendo a competitividade, descreva as ações que as organizações podem aplicar no mercado para se manterem competitivas. ( * Máximo 4000 caracteres )
A vantagem competitiva traz para a organização um constante processo de aprendizagem, uma vez que o ambiente é cada vez mais dinâmico, e a estratégias relacionadas a preço, produto, pontos de vendas são atualizadas e revisadas com frequência. No entanto, são estratégias facilmente copiadas pela concorrência. A diferenciação que torna realmente uma empresa com vantagem competitiva vem de pessoas; logo, os gestores descobrem práticas intangíveis como a busca e retenção de pessoas, para que ocorra o processo de aprendizagem, é preciso que as pessoas estejam abertas a novos desafios, buscar novas competências e novos recursos, uma das formas de desenvolver competências, que podem levar a organização a desenvolver a vantagem competitiva, pode vir de relações com universidades e centros de pesquisa, a crescente valorização do capital humano e da capacidade da pessoa fazer diferente para os resultados organizacionais, tem estimulado práticas de gestão estratégica de recursos humanos voltados não só para retenção de pessoas, mas também ao comprometimento das pessoas com os objetivos organizacionais, e dentro da gestão de recursos humanos, é preciso gerenciar as pessoas e suas competências, de modo que elas possam se desenvolver e agregar valor para a empresa e para si, e é o capital humano que garante a maior diferenciação das empresas no mercado, pois um time de funcionários engajados, alinhados aos objetivos da empresa e motivados a darem o seu melhor, esforça-se constantemente para agradar seus clientes. Como consequência disso, cada vez mais as organizações investem no desenvolvimento de departamentos de RH estratégicos, alinhados à alta gestão e profundamente envolvidos na construção de uma cultura organizacional Assim, como sabemos, as competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos que os funcionários colocam em prática dentro da organização, tendo como base também a atitude, que estão dividida em duas abordagens, sendo que a competência técnica se refere à pessoa conseguir desempenhar, de modo adequado, sua função; e a competência comportamental se refere à pessoa ser criativa e flexível e conseguir mostrar qual é seu diferencial competitivo.
2.	Retenção de talentos é o nome dado à ação de manter os bons funcionários nas organizações, evitando que eles saiam por inúmeros motivos e acabem indo trabalhar em empresas concorrentes. Monteiro (2010) apresenta os 18 motivos, classificados em ordem de frequência, para os funcionários permanecerem em seus empregos. Disserte sobre três desses motivos.
FONTE: MONTEIRO, R. Talentos: busca e retenção. In: MARRAS, Jean Pierre (Org.). Gestão estratégica de pessoas: conceitos e tendências. São Paulo: Saraiva, 2010. ( * Máximo 4000 caracteres )
1- Progresso na carreira, aprendizado e desenvolvimento. -- O trabalho deve ter um clima organizacional que seja favorável a uma boa qualidade de vida, onde o trabalhador consiga ser ele mesmo e ainda demonstrar todo o meu potencial, a busca pela qualidade de vida não é somente preocupação do próprio indivíduo, mas de toda uma sociedade.
2- Trabalho e desafio excitantes, é criar e desenvolver uma cultura adaptativa que ofereça qualidade de vida e se preocupe com a saúde do funcionário, garantir um ambiente de trabalho atraente e capaz de proporcionar-lhes a satisfação da maioria das necessidades individuais, os melhores talentos buscam oportunidades mais interessantes, condições mais estimulantes, onde se sintam mais motivados.
3- Trabalho de conteúdo enriquecedor, fazendo a diferença e trazendo contribuição, é imprescindível que se saiba trabalhar em grupo, tenha espírito de liderança, carisma, comunicabilidade e equilíbrio emocional para um bom desempenho profissional, associado ao conhecimento técnico e administrativo. Dentro de uma organização estes aspectos são primordiais, e através destas habilidades, que o funcionário saberá lidar com diferentes situações que possam vir acontecer na empresa. Essas são as novas exigências do mercado.
- Ótimas pessoas. - Ser parte de uma equipe. - Bom chefe.
- Reconhecimento pelo trabalho bem feito. - Ambiente agradável. - Autonomia, sentido de controle sobre meu trabalho. - Flexibilidade - por exemplo, quanto ao horário de trabalho e formas de se vestir. - Salários e benefícios justos.
- Liderança inspiradora. - Orgulho da organização, sua missão e qualidade nos produtos.
- Ótimo ambiente de trabalho. - Localização. - Segurança no emprego. 
- Empresa amigável à família. - Tecnologia de ponta.

Continue navegando