Buscar

Trabalho de ética

Prévia do material em texto

Resultado de imagem para FACULDADE CEARENSE LOGO
FACULDADE CEARENSE
TRABALHO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
ALUNO: RUBENS DOS SANTOS BATISTA
MATRÍCULA: 18000267
TURMA: REC 42
Responsabilidade social ou filantropia? (Elenice C. Roginski M. Santos )
“Responsabilidade social não é sinônimo de filantropia, mas representa a sua evolução ao longo do tempo.”
Esse trecho, de certa forma revela que nem sempre as empresas praticaram a responsabilidade social, a filantropia era adotada nesse caso, no entanto as empresas começaram a praticar a filantropia de forma que a comunidade (funcionários, clientes, fornecedores) fosse beneficiada, mas que trouxessem um certo retorno para a organização, e essa prática foi se “moldando” com o passar do tempo. 
“As empresas estão cada vez sendo mais cobradas para que deixem transparente aos consumidores a sua preocupação com a comunidade e o que estão fazendo de concreto.” 
Nos dias de hoje, existem órgãos que são responsáveis para fiscalizar essa questão de responsabilidade social das organizações para com a sociedade, e por conta disso, há uma preocupação da parte das empresas em geral de deixar essa prática visível para todos.
“Estabelecer os valores éticos de uma empresa pode ajudá-la a criar relações sólidas com os seus acionistas, fornecedores, clientes, enfim, todos os seus parceiros, além de ajudá-la a cumprir a lei, a reduzir os conflitos internos e o número de processos legais.”
Isso nos mostra algo muito interessante, o quanto é importante uma empresa fazer as coisas da maneira correta, com valores éticos, e isso só traz benefícios para a mesma.
“Segundo GRAJEW (2001), o conceito de responsabilidade social está se ampliando, passando de filantropia, a relação socialmente compromissada da empresa com a comunidade, para abranger todas as relações da empresa: com seus funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, concorrentes, meio ambiente e organizações públicas e estatais.”
Como eu relatei na primeira observação, a responsabilidade social é basicamente uma evolução da filantropia, no entanto, com um planejamento da parte da empresa de forma que haja um retorno para a instituição, seja ele direta ou indiretamente.
“Para mudar esse quadro de déficits e desigualdades será necessário um elevado grau de maturidade social, formado por pessoas engajadas em ações sociais e por empresas socialmente responsáveis.”
Quanto mais essas práticas forem adotadas, mais a realidade da sociedade tende a sofrer uma grande melhora, socialmente falando.
“A empresa-cidadã cria uma imagem de excelência por sua atuação junto à sociedade, que se reflete em aumento da confiança, do respeito e da admiração de seus consumidores.” 
“Muitas empresas tem assumido essa responsabilidade, como por exemplo a Natura, e isso faz que a admiração e o compromisso dos clientes e parceiros só aumentem.”
“Segundo NEVES (1998), o balanço social é o conjunto de despesas feitas pela empresa, exigidas ou não por lei, que afetam positivamente a qualidade de vida da comunidade e da sociedade em geral. Exemplifica as ações: saúde, alimentação, transporte, creches, ecologia, educação, treinamento, etc.”
Podemos entender que o balanço social é uma forma da empresa “medir” as suas ações sociais de uma forma geral, fazendo uma combinação com o aspecto financeiro.
“O conceito de responsabilidade social é bastante amplo, e como conseqüência, a avaliação do grau de responsabilidade social de uma organização não é uma tarefa simples.”
Dessa forma, essa medição é realizada pelo balanço social, de forma que o mesmo avalia o nível de responsabilidade social corporativo.
“Já existem, e estão começando a ser utilizadas pelas empresas brasileiras, normas de Certificação quanto à sua atuação socialmente responsável. A SA 8000 e a AA 1000 certificam que uma empresa possui produtos ou serviços executados de forma socialmente correta. Podem ser comparadas à ISO 9000, de certificação de qualidade, e à ISO 14000, de certificação ambiental.” 
Essa é uma maneira das empresas comprovarem de certa forma que são socialmente responsáveis.
“Ao assumir um efetivo compromisso com a ética e a sustentabilidade social e ambiental do planeta, as empresas estão exercendo plenamente sua responsabilidade social e ajudando a construir um mundo melhor para todos.” 
Esse tópico, só reforça o que foi comentado em alguns tópicos a cima, a responsabilidade social é muito importante, e deve ser adotada.

Continue navegando