Buscar

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I TRABALHO SEMANA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I - CCJ0030 
Título 
Caso Concreto 2 
Descrição 
Caso Concreto 
Em meio a uma crise política e econômica em 2015, o Governo Federal apresentou ao Congresso Nacional um projeto de lei orçamentária com um déficit de 30,5 bilhões de reais. À época, questionamentos políticos e econômicos foram levantados e o cerne da questão gira em torno de um dos princípios orçamentários mais relevantes, que congrega todos os elementos da atividade financeira do estado. Indaga-se: 
1) A questão que se levantou é se estaria o poder executivo autorizado a propor um projeto de lei com este desequilíbrio? Identifique o princípio orçamentário referente e como os elementos do Direito Financeiro se relacionam no caso. 
2) Como ficaria com base na legislação atual? 
Questão objetiva 
Julgue os seguintes itens relativos à receita pública e marque a opção correta. 
a) Todo tributo advém da Receita Originária. 
b) Ingresso e receita constituem sinônimos. 
c) Os tributos constituem receita derivada cobrada mediante atividade administrativa vinculada ou discricionária. 
d) Receita originária é aquela em que o Estado atua como particular e receita derivada é aquela em que o Estado atua através do seu poder de império. 
e) Receita derivada é aquela em que o Estado atua como particular e receita originária é aquela em que o Estado atua através do seu poder de império.
RESPOSTA CASO CONCRETO 
1) A questão que se levantou é se estaria o poder executivo autorizado a propor um projeto de lei com este desequilíbrio? Identifique o princípio orçamentário referente e como os elementos do Direito Financeiro se relacionam no caso. 
O princípio que se relaciona com os elementos do direito financeiro é o princípio do equilíbrio orçamentário que corresponde ao fato de o gestor público estar preso a estimativa de receitas para realizar as despesas durante o exercício financeiro, conforme previsão em lei orçamentária.
Não seria possível propor projeto de lei com tamanho desequilíbrio, uma vez que no art.167, incisos II e III da CF, diz que são vedadas as realizações de despesas que excedem os créditos orçamentários ou adicionais.
2) Como ficaria com base na legislação atual? 
Essa questão trata do princípio da exclusividade, previsto no;
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
§ 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
RESPOSTA QUESTÃO OBJETIVA
Julgue os seguintes itens relativos à receita pública e marque a opção correta
d) Receita originária é aquela em que o Estado atua como particular e receita derivada é aquela em que o Estado atua através do seu poder de império

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando