Buscar

Tecnologia e E-Commerce

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecnologia e E-Commerce
Utilização do ERP nas empresas
A empresa Expert Moda S.A. já está atuando no mercado há cerca de 16 anos com a expertise no oferecimento de produtos para modas masculina e feminina. Ela vem se destacando e crescendo de forma gradativa, mesmo com as inúmeras crises, e precisa estar cada vez mais estruturada sistemicamente para atender às demandas internas e externas desse segmento. É importante para seu futuro que seus departamentos funcionem de forma integrada, plena e ágil.
Considerando as premissas anteriores, veja os fornecedores nacionais de ERP relacionados no livro Sistemas Integrados de Gestão, de Caiçara Júnior, disponível na Biblioteca Virtual (p. 100). Em sua opinião, como o empresário da empresa Expert Moda S.A. deve agir para realizar a implantação de um sistema ERP para alavancar seus negócios? Escreva um texto de 15 linhas sobre o assunto. Você deverá avaliar no mínimo cinco pontos críticos em sua resposta. Pesquise também os sites dessas empresas fornecedoras e relacione as principais características dos sistemas oferecidos que atendam ao segmento desejado. Em seguida, comente a resposta de dois colegas fazendo uma ponderação positiva ou negativa do que foi avaliado por ele nos sites pesquisados.
 
Inicialmente, o empresário necessita desenvolver um pensamento de longo prazo e incluir o investimento para a implantação de um sistema ERP. O ERP por sua vez, é a sigla do Enterprise Resource Planning que também pode ser chamado de sistema integrado de gestão empresarial. Trata-se de um software que melhora a gestão no âmbito interno da empresa. Serve para otimizar processos, melhorar a atividade de vendas, recursos financeiros, estoque, compras, recursos humanos, produtividade, logística e etc. A finalidade é atuar como uma base de dados gerencial que oferte confiabilidade, onde os setores possam realizar as tarefas em ampla sincronia, evitando falhas na informação, erradicando os retrabalhos de forma desnecessária e a possibilidade de se reduzir custos. Como pontos críticos presentes na Expert Moda S.A, pode se destacar: Excessos de custos, a falta de controle nas tarefas, suporte médio na produtividade, níveis de insegurança e falta de organização. As principais características dos sistemas oferecidos para atender ao segmento desejado contemplam, respectivamente: O planejamento, redução de custos e controle financeiro, adaptação organizacional, padronização, segurança e melhora da gestão como um todo.
REFERÊNCIAS
CAIÇARA, J. C. Sistemas integrados de gestão: ERP: uma abordagem gerencial. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 100. Biblioteca Virtual.

Continue navegando