Buscar

Mayra_Soares_Questinário_4

Prévia do material em texto

Pró-Reitoria de Graduação – PROG
Centro de Ciências Agrárias – CCA
Curso de Medicina Veterinária
 
Disciplina: Biologia Celular e Molecular
Professora: Maria do Socorro Costa Oliveira Braga
Aluna: Mayra Gonçalves Soares
Data: 23/09/2020
Estudo-dirigido
1) Cite e caracterize as fases o período da interfase
Resposta: O período da interfase divide-se em três fases: G1,S e G2.
G1- Temos o DNA em forma de cromatina; é a fase mais longa do ciclo; nela a célula aumenta de tamanho, sintetiza proteínas e RNA; Nessa fase existem dois pontos de controle que verificam se há sinais de DNA danificado ou algum sinal externo para que interrompa a divisão e se não houver nenhum impedimento a célula passa para a segunda fase;
S- Aqui ocorre a síntese do DNA, ou seja, a duplicação do DNA esse processo denomina-se replicação para que a partir desse momento as cromátides passem a ter uma cópia idêntica de si que permanece unida a ele pela porção central da cromátide chamada de centrômero e esses dois cromossomos idênticos são denominados cromátides-irmãs e são genéticamente idênticas. Agora temos duas cromátides. Além disso, os centríolos começam a ser duplicados também.
G2- A célula continua sintetizando proteínas, duplicando organelas; os centríolos se deslocam para pólos da célula com o auxílio de dineínas e cinesinas que são proteínas que auxiliam na separação das células; é também um período de condensação da cromatina onde elas iram se enrolar com as histonas possibilitando a visualização do cromossomo na forma de y; nessa fase também há pontos de controle para que a célula verifique o meio interno e externo e decida se a divisão celular procederá e caso nada impossibilite o processo, o período de G2 é finalizado com sucesso e a célula passa para a etapa de divisão conhecida como fase M.
2) Cite e descreva os checks points de cada fase da interfase
Resposta: G1: 1° ponto de checagem de tamanho; ponto de checagem de nutrientes e fatores (condições favoráveis para a divisão); ponto de checagem p/ DNA danificado;
G2: 2° ponto de checagem de tamanho: pausa antes da mitose, se necessário; ponto de checagem para total replicação do DNA.
3) Cite o período da interfase que pode aparecer tumores malignos.
Resposta: Um erro na divisão celular produz células aneuplóides; Cromossomos extras ou truncados alteram a quantidade relativa de milhares de genes. Grupos de enzimas que normalmente cooperam para a replicação ou a correção do DNA começam a falhar, levando numerosas células aneuplóides à morte; Algumas células aneuplóides sobrevivem e geram prole diferente geneticamente, também aneuplóide; Finalmente, uma ou mais células adquirem uma mistura de cromossomos aberrantes, que dá um ou mais dos “superpoderes” do câncer. Tais células continuando a proliferar, sem controle, originam uma hiperplasia celular heterotípica, ou uma neoplasia maligna in situ (no sítio, local, de origem); Dependendo do tipo de neoplasia, após anos ou décadas, as células aneuplóides malignas adquirem, gradualmente, a habilidade de invadir os tecidos vizinhos e, ou de disseminarem-se à distância, vias sanguínea ou linfática, para outros órgãos, constituindo-se as metástases.
4) Descreva o check point do fuso mitótico.
Resposta: O ponto de checagem M é também conhecido como ponto de checagem do fuso: aqui, a célula examina se todas as cromátides irmãs estão corretamente ligadas aos microtúbulos do fuso. Como a separação das cromátides irmãs durante a anáfase é um passo irreversível, o ciclo não irá continuar até que todos os cromossomos estejam firmemente ligados a pelo menos dois filamentos do fuso em lados opostos da célula.
5) Cite e caracterize as fases da mitose.
Resposta: A primeira fase da mitose é chamada de prófase, geralmente a mais longa do processo, nessa fase os centríolos terminam o trajeto em direção aos pólos da célula, deslocamento iniciado na interfase, e emitem fibras do fuso mitótico que é uma estrutura formada por microtúbulos com a função de separar os cromossomos, algumas dessas se conectam aos centrômeros deles e ao final dessa fase a carioteca irá romper e desaparecer 
 A segunda fase é denominada metáfase onde temos o início do alinhamento dos cromossomos ao eixo central formado a placa equatorial, cada cromossomo deve estar preso a fibras dos dois pólos do fuso para que não haja problemas na destribuição entre as células filhas.
A terceira fase chamada de anáfase é uma etapa caracterizada pela separação das cromátides, é onde ocorre o encurtamento das fibras do fuso fazendo com que cada parte do cromossomo seja separada em pólos opostos gerando cromossomos independentes.
A quarta e, finalmente, última fase é chamada de telófase e nessa etapa começa a formação de novas membranas e o reaparecimento dos nucléolos formando duas novas células cada uma delas ficará com metade do DNA original. A conclusão da mitose estabelece o cenário para a citocinese que é o processo de divisão dos citoplasmas.

Continue navegando