A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
AV ESTUDOS DISCIPLINARES -

Pré-visualização | Página 1 de 3

Estudos Disciplinares
 
· Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A Internet possibilitou acesso aos documentos e registros que podem ser vistos e guardados a qualquer momento, em tempo real. Assim:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
o que era restrito e para poucas pessoas, torna-se comum e presente em alguns cliques e downloads;
	Respostas:
	a. 
o que era variado e para diferentes pessoas, torna-se massificado em alguns cliques, mas sem possibilidade de downloads;
	
	b. 
o que era amplo e para muitas pessoas, torna-se raro e impossível de ser encontrado em alguns cliques e downloads;
	
	c. 
o que era restrito e para poucas pessoas, torna-se comum e presente em alguns cliques e downloads;
	
	d. 
o que era restrito e para poucas pessoas, torna-se raro e impossível de ser encontrado em alguns cliques e downloads;
	
	e. 
o que era amplo e para muitas pessoas, torna-se comum e presente em alguns cliques e downloads
 
	Feedback da resposta:
	Comentário: a alternativa correta é a letra C. Conforme descrito no slide 33 da teleaula da Unidade II:
Selfie não é apenas um momento de egocentrismo: é uma exposição imagética, da cultura oralizada. Conhecer o mundo pela Internet, nos dias atuais, é a mesma coisa que saber as coisas pelos livros, rádios, televisão (principalmente no Brasil), registros que podem ser acessados e guardados a qualquer momento, em tempo real. O que era restrito e para poucas pessoas, torna-se comum e presente em alguns cliques e downloads.
	
	
	
· Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Das afirmações a seguir sobre “sendo preconceituoso (ou realista)”:
I) O excesso de imagens e sons faz com que tenhamos pouca memória ou vivência com o espaço ou momento registrado, seja via foto, vídeo, gravação de voz etc.
II) Sempre que recebemos um filtro ou conjunto de informações, corremos o risco de sermos “pré-conceituosos”, deixando de lado a nossa experiência ou percepção (baruio demais, mostra que a carroça traiz nada).
III) Desrespeitamos os valores e ritos locais e presenciais, pois estamos em vários lugares ao mesmo tempo, mas nunca na frente da pessoa (tempo acelerado e editado X tempo real e angustiante).
Após a leitura, quais das afirmações estão corretas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as afirmações (I, II e III).
	Respostas:
	a. 
 Afirmações II e III.
	
	b. 
 Afirmações I e III.
	
	c. 
 Afirmações I e II.
	
	d. 
 Nenhuma das afirmações
 
	
	e. 
Todas as afirmações (I, II e III).
	Feedback da resposta:
	 Comentário: a alternativa correta é a letra E. As três afirmações são corretas, pois indicam o cenário cotidiano em que nós estamos inseridos, ou seja, repleto de imagens e sons, distribuídos de forma demasiada e excessiva. A “hiperconectividade” faz com que estejamos presentes em vários lugares ao mesmo tempo, desrespeitando os ritos e as pessoas que fazem parte do mundo “presencial”.
	
	
	
· Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Se nos anos 1970/1980, a moda era ter QI (Quociente de Inteligência); na década de 1990, era importante desenvolver o QE (Quociente Emocional). Tempos depois, vivemos em Rizomas e Redes/SQ (Spiritual Quocient, início dos anos 2000), é possível notar o surgimento de um discurso que valoriza a postura de pessoas mais colaborativas e participativas (sem o famoso “mimimi” e “fofoca pro vizinho do lado”), empáticas e, principalmente, sociais. Estamos falando da:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
 Inteligência social.
	Respostas:
	a. 
 inteligência atitudinal.
	
	b. 
 Inteligência artificial.
	
	c. 
 Inteligência social.
	
	d. 
Inteligência algébrica.
	
	e. 
Inteligência argumentativa.
 
	Feedback da resposta:
	Comentário: A alternativa é correta é a letra C. Conforme registrado textualmente no TAB/UOL (http://tab.uol.com.br/inteligencia-social/), o século 21, em meio à explosão das mídias digitais e dos aparelhos móveis, valoriza e pede socorro à inteligência social, que nos permite entender o outro, reconhecer expressões e interagir (melhor) em sociedade - coisas que aprendíamos naturalmente, mas, sob o efeito colateral da revolução das novas tecnologias, precisamos agora de uma forcinha para assimilar.
	
	
	
· Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Das afirmações a seguir, qual é verdadeira?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Para Dawkins, meme consiste em uma unidade de evolução cultural, propagando-se de indivíduo para indivíduo.
 
	Respostas:
	a. 
O meme consiste em produzir conteúdos contextualizados, que evitam a memória prévia do leitor/visualizador.
	
	b. 
O site de Jonah Peretti, chamado Memepool, foi um dos precursores do meme, na Internet.
	
	c. 
Em suma, memes são “carinhas bem desenhadas” (as smiley faces) que fazem piada e estímulos de autoajuda às pessoas.
	
	d. 
O site Contagious Media, gerenciado por Joshua Schachter, é considerado uma fonte de viralização dos memes.
	
	e. 
Para Dawkins, meme consiste em uma unidade de evolução cultural, propagando-se de indivíduo para indivíduo.
 
	Feedback da resposta:
	Comentário: a alternativa é a letra E. Conforme descrito nos slides 26 e 27 da teleaula da Unidade II:
Em 1976, Richard Dawkins (biologo inglês) usou a expressão no livro “O gene egoísta”.  Meme consiste numa unidade de evolução cultural, propagando-se de indivíduo para indivíduo. Assim, a forma de transmissão de dados e conhecimento pode ser considerada meme: até mesmo uma religião ou piada interna que você compartilhe com seus amigos. A metáfora de Dawkins – e que a molecada usa muito – consiste em produzir conteúdos descontextualizados, mas que ativam a memória prévia: são “carinhas mal desenhadas” (as Rage Faces) que fazem piada ou ironias com um assunto ou tema. O meme, como muitas coisas na Internet, não tem uma fonte definida ou criador que diz: “isso é meu”; Segundo os sites You Pix e BuzzFeed, são duas vertentes de criação dos memes: a primeira seria o site de Joshua Schachter, chamado  Memepool, no final de 1999, mais ou menos;  A segunda linha de memes é registrada no site Contagious Media, gerenciada por Jonah Peretti, no início de 2000. Em ambos os casos, tais páginas tinham a intenção de divulgar as obras textuais e visuais que muitos criavam.
	
	
	
· Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Na teleaula você teve contato com as quatro fases da Internet. Assim:
I) A Internet 1.0 busca oferecer possibilidades de inserir dados, permitindo ao usuário a interação – direta ou indireta – com o conteúdo e possíveis proprietários da página. Além disso, é possível configurar o recebimento de determinados conteúdos, como RSS.
II) A Internet 2.0, além de ser uma “web inteligente”, antecipará decisões, por meio do banco de números e dados previamente estabelecidos em seus big data. Serão máquinas que estarão um passo à frente do nosso cotidiano, lidando com “inteligência artificial” (não confundir com o filme). Um exemplo seria um avião que, por meio de suas ferramentas e sensores, oferece ao piloto opções de voo sem a necessidade de decisões a serem tomadas rapidamente.
III) A Internet 3.0 consiste no envio e troca de informações, cuja estrutura é estática, repleta de textos e imagens de baixa resolução. Além disso, não há sequer a possibilidade de interação/alteração com os elementos inseridos. Nesse momento é possível apenas ler os conteúdos nela presentes.
IV) A Internet 4.0 é uma “web inteligente”, embora não permita a apropriação de conteúdos, reestilizando-os do seu jeito (vídeos, memes, troll faces etc.), ela também não possibilita acesso aos dados e cliques do usuário. Contudo, permite uma interação entre as suas escolhas e possíveis produtos ou serviços a serem ofertados ou vendidos.
Após a leitura, quais afirmações estão incorretas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as afirmações.
 
	Respostas:
	a. 
 Afirmações I, II e III.
 
	
	b. 
Afirmações II, III e IV.
 
	
	c. 
Afirmações I, II e IV.
	
	d. 
 Afirmações I, III e IV.
 
	
	e. 
Todas as afirmações.
 
	Feedback da resposta: