Buscar

Preservação da Caatinga

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Características e Importância da Preservação da Caatinga
A Caatinga é um dos seis biomas do Brasil, e se encontra nos estados de Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande Do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, e uma pequena parte do norte de Minas Gerais, dando cerca de 70% da região do nordeste.
Caatinga, seu nome vem de origem Tupi e significa floresta branca, isso deve ao fato de que durante o período seco a maior parte das plantas perdem suas folhas e os troncos ficam esbranquiçados. Sua vegetação conta com arvores baixas, tronco tortos e também é possível encontrar muitos espinhos na região a perda de suas folhas durante o período das secas funciona como um mecanismo de defesa para evitar a perda de água. Outra característica marcante no local são seus cactos que compõem boa parte da vegetação do bioma.
Mas infelizmente a Caatinga é um dos biomas mais danificados do Brasil, por conta do uso incessante de seu solo e recursos naturais ao longo de séculos, devido a isso o local se tornou pobre e seco. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial cerca de 45% de sua vegetação original foram danificados até o ano de 2010.
E isso sem dúvidas é algo inadmissível, dado de que a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e que seu desmatamento é extremamente prejudicial ao nosso planeta. Felizmente algumas instituições já estão tomando providências sobre o Ministério do Meio Ambiente veio a elaborar um plano para combater o desmatamento no local, seu objetivo é a criação de um planejamento que vise reduzir toda a degradação que está sendo causada.
Bibliografia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/caatinga.htm
10/03/2021

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais