Buscar

Estudo de Caso Multiculturalismo relações étnico raciais Multiculturalismo e sua diversidade cultural Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso - Multiculturalismo: relações étnico-raciais Multiculturalismo e sua diversidade cultural Brasileira.
Comentário: O multiculturalismo é garantido pelo governo canadense desde 1971 e todas as formas de manifestação cultural são toleradas e respeitadas, sejam pelos povos nativos ou dos imigrantes que chegaram ao país após o processo de unificação das províncias e territórios (1867). Pode-se firmar que a cultura do Canadá é um reflexo da mistura de povos que uniram forças para transformar o país em uma grande nação. Assim como todo sistema possuem pontos positivos e negativos, podemos citar alguns no sistema de multiculturalista no Canadá também. Pontos positivos: Diversidade cultural que proporciona novos conhecimentos para a vida. Outro ponto positivo é a união do governo com outros órgãos em favor do desenvolvimento das relações raciais, auxiliando e ajudando as pessoas (nativos e imigrantes) se adaptarem com a diversidade cultural. Pontos negativos: As discriminações nas comunidades racializadas no Canadá. Outro ponto negativo é que os imigrantes perdem suas origens para se tornarem canadense e fazer partes da sociedade. E definições do certo e errado, verdade ou mentira, de acordo com a outra cultura.
Os pontos positivos do sistema multiculturalista canadense deveria visto, praticado, reconhecido e oficializado por lei em todo mundo. Em Mairiporã-SP seria muito importante a população ter esse contato com a diversidade de culturas, crenças e costumes, com o objetivo de conscientizar sobre importância de respeitar a multiculturalização mesmo sendo diferentes das suas e que não somente a sua é a certa e verdadeira, além de enriquecer a sociedade com novas experiências e valorizar a cultura dos imigrantes locais. Estudando o projeto baiano “educação e multiculturalismo formação para a diversidade – em pauta, pode-se mencionar que seu objetivo principal é o desenvolvimento e inserimento em projetos escolares o respeito, a conscientização da diversidade cultural e o combate a desigualdade. Já o projeto carioca “escola do amanhã” olhando pelo lado multicultural tem como característica a junção dos valores positivos dos elementos entre culturas diferentes e expressão cultural diferente, visando sempre na diminuição da desigualdade cultural vividas pelos alunos. As características e objetivos dos projetos citados tem por objetivo a valorização do multiculturalismo, a importância das diversidades culturais que contribuem com o enriquecimento cultural e a diminuição da desigualdade.
Projetos assim seriam de suma importância em minha cidade, uma vez que não temos nada no momento. Poderia ser trabalhado nas escolas por meio de projetos e programas educacionais tanto para as escolas privadas e da rede pública, englobando todas as disciplinas, exemplo: Geografia – trabalhar os estados, países e municípios pesquisando sobre crenças e culturas, apresentar as pesquisas em forma teatro, seminários, palestras. Além da sala de aula, poderia trabalhar com a comunidade conscientizando sobre a importância de respeitar as diversas crenças e culturas através de um programa de oficinas nos centros comunitários.

Outros materiais