Buscar

Resultado - Ensaio Dureza Rockwell

Prévia do material em texto

AULA 3 – ENSAIO DE DUREZA ROCKWEL
INTRODUÇÃO:
O ensaio Rockwell, que leva o nome do seu criador, é hoje o processo mais utilizado no mundo inteiro, devido à rapidez e à facilidade de execução, isenção de erros humanos, facilidade em detectar pequenas diferenças de durezas e pequeno tamanho da impressão. Neste método, a dureza é obtida através da diferença entre a profundidade de penetração. A carga do ensaio é aplicada em etapas, ou seja, primeiro se aplica uma pré-carga, para garantir um contato firme entre o penetrador e o material ensaiado, e depois aplica-se a carga do ensaio propriamente dita. A leitura do grau de dureza é feita diretamente num mostrador acoplado à máquina de ensaio, de acordo com uma escala predeterminada, adequada à faixa de dureza do material, conforme apresentada na Figura 5.
	
	
Figura 5 – Mostrador utilizado para a medida de dureza Rockwel.
OBJETIVO:
Determinar a dureza de diversos metais através do ensaio de dureza Rockwel.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
- Colocar o corpo de prova na mesa da máquina
- Aproximar o corpo de prova do endentador até aplicar a pré-carga
- Aplicar a carga de ensaio
- Após 15 segundos, remover a carga
- Obter a dureza através do mostrador
- Determinar qual material é mais duro
RESULTADOS:
	Material
	Escala
	HR
	Observação
	1030
	B
	81,16
	HR < 99 – ensaio aceitável
	1030
	C
	0,5
	HR < 20 – ensaio não aceitável, válido escala B
	1045
	B
	92,73
	HR < 99 - ensaio aceitável
	1045
	C
	14,56
	HR < 20 - ensaio não aceitável, válido escala B
	1060
	B
	102,26
	HR > 99 – ensaio estourou a escala B, válido escala C
	1060
	C
	22,33
	HR > 20 - ensaio aceitável
	1080
	B
	109,9
	HR > 99 – ensaio estourou a escala B, válido escala C
	1080
	C
	37,06
	HR > 20 - ensaio aceitável
EXPLICAÇÃO E COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS:
Para elaborar o ensaio foram utilizados 4 tipos de materiais, os quais foram submetidos a uma pré-carga e em seguida a uma carga de força completa obedecendo as duas escalas Rockwell, escala B e C, para resultar na perfuração do material para efeitos de medição e comparação.
Após 15 segundos da aplicação da carga total(F), a carga foi removida e realizada a medição da perfuração formada nos 4 materiais. Ao medir as perfurações foi constatada a diferença de penetrações formadas entre elas.
Com as medições já coletadas foram comparados os dados medidos no ensaio da escala B e da escala C, onde foi levantado que algumas medições estavam dentro do aceitável somente na escala B e outras somente na escala C.
Dentro das medições aceitáveis, o material que apresentou maior dureza foi o 1045 na escala B, com 92,73 HRB.
CONCLUSÕES:
Através do ensaio de Dureza Rockwell foi possível notar as diferentes medições de dureza relativas as mudanças de material e também de escalas, onde concluíu-se que alguns materiais tiveram o valor de dureza aceitável somente perante a escala B e outros somente com a escala C, e que alguns materiais devido sua dureza, ficaram fora do aceitável pela escala C e outros estouraram a escala B conforme observações da tabela de resultado.

Continue navegando