Buscar

Nos diversos ensaios de dureza realizados em laboratórios metalográficos especializados, ou ainda, nos próprios laboratórios internos dos setores ...


Nos diversos ensaios de dureza realizados em laboratórios metalográficos especializados, ou ainda, nos próprios laboratórios internos dos setores de produção de peças das indústrias metalomecânicas, geralmente são utilizados os métodos conhecidos como Brinell, Vickers e Rockwell. Cada um destes métodos tem sua particularidade em relação às formas de medição da dureza dos materiais.

 

Entretanto, o método de ensaio de dureza Rockwell se destaca pela sua grande utilização nas empresas de produção de componentes, ferramentas e dispositivos, ou ainda em peças técnicas de diversos formatos que passaram por processos de tratamento térmico em metais para aumentar ou diminuir a sua dureza. Sendo assim, o ensaio de dureza Rockwell tem sido o mais recomendado em função de sua ampla gama de opções disponíveis para os diversos tipos de materiais.  

 

Assim sendo, considere que houve a necessidade de realizar um ensaio de dureza Rockwell normal em um lote de matrizes de um aço fabricadas na ferramentaria de uma indústria metalomecânica, ou seja, em um material de aço com camada endurecida. Em relação às características deste ensaio, é correto afirmar que

A) 

para este ensaio de dureza em aços endurecidos pode ser utilizada qualquer uma das escalas: Rockwell A, Rockweel B ou ainda Rockwell C, porém a mais adequada é a escala B.

 

B) 

o método de ensaio Rockwell deverá ser utilizado de acordo com a tabela técnica para aços com camada endurecida, ou ainda materiais de titânio, e deverá ser o ensaio Rockwell C, com penetrador de diamante do tipo cone de 120º.

 

C) 

para materiais de aços com camadas endurecidas, não há possibilidade de realizar o ensaio de dureza Rockwell em nenhuma das escalas, pois o penetrador não tem a resistência necessária para este teste.

 

D) 

a forma mais adequada para ensaios de dureza Rockwell em aços endurecidos é a Rockwell B, e deverá ser utilizado um penetrador com cone de 120º em diamante.

 

E) 

deverá ser utilizada a escala Rockwell C, juntamente com a utilização de um penetrador esférico de aço com 3,175 mm


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) a forma mais adequada para ensaios de dureza Rockwell em aços endurecidos é a Rockwell B, e deverá ser utilizado um penetrador com cone de 120º em diamante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais