Buscar

ATIVIDADE - Estimulação de bebes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso: Pedagogia Turma: 2018/2 Semestre: 4º 
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo: Centro Educacional Junior São Gabriel do Oeste MS
Acadêmico: Jaqueline Fernanda Gonçalves RGM:053.11637
ATIVIDADES
Será um único portfólio de atividades com 4 questões. Vejam a seguir.
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)
1) Qual é influencia da afetividade no processo de aprendizagem da criança?Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem? Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4 
A afetividade é um conjunto de reações psíquicas de um indivíduo, e é a primeira reação psíquica que se manifesta no bebê. As experiências vividas pelas crianças nos primeiros anos de vida contribui para a formação da arquitetura do cérebro, pois através de estímulos as crianças irão se desenvolver, assim sendo capazes de definir se o cérebro formará uma base forte ou fraca para a aprendizagem ao longo da vida, os neurônios se conectam de acordo com o desenvolvimento da crianças sendo propiciado a partir de estímulos e relações afetivas da família que contribui para sua segurança e confiança facilitando a exploração do meio em que vive, quando a família não tem uma relação afetiva e acolhedora e, não contribui para a criança explorar o meio em que vive, os neurônios terão uma poda nas suas conexões em áreas que nessa fase deveria estar tendo novas conexões afim de ampliar sua aprendizagem e desenvolvimento.
2) Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0
O apego seguro traz segurança para a criança e permite o desenvolvimento através da exploração que o cuidador propiciará no momento em que está com ela, quando a criança passa por um momento de stress e não é atendida pelo cuidador prejudica as neuro conexões no cérebro causando sérios danos na aprendizagem e raciocínio, nos primeiros anos de vida através do apego seguro e exploração do meio com a criança, essas neuro conexões são aumentadas, porém se o stress for permanente sem interrupções, sem um auxílio de um adulto essas neuro conexões diminuirá, prejudicando no desenvolvimento cognitivo da criança, por isso é tão importante o apego seguro, em uma situação de desconforto a criança se sentirá protegida ao ser atendida, tendo um equilíbrio emocional que contribui para seu pleno desenvolvimento.
3) A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na
pedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva; é implementada através de programas
construídos com a finalidade de.... Discorra sobre a finalidade da estimulação precoce.
A estimulação precoce tem a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integral da criança, contribuindo para adquirir capacidades sendo destinada para crianças de zero a três anos a fim de prevenir déficit, a estimulação é formada por um conjunto de atividades que desenvolve a coordenação motora da criança, linguagem, socialização, afetividade, identidade, autonomia, constrói o processo cognitivo desenvolvendo a inteligência. Através da estimulação precoce descobre retardo no desenvolvimento motor ou situação de risco, pois quanto antes descobrir uma deficiência no desenvolvimento melhor será para obter resultados satisfatórios no tratamento.
4) Escolha um enfoque de programa de estimulação descrito na aula 4 e crie um exemplo de atividade, usando:: 
	Nome da atividade
	
	Objetivo da atividade 
	
	Enfoque de estimulação
	
	Área de estimulação pretendida e Benefícios para a criança
	
	Desenvolvimento da atividade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais