Buscar

Acadêmico Avaliação 01

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Cintia Tamagno (2127913)
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512987) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	15396865
Parte superior do formulário
	1.
	A pesquisa deve fazer parte da vida acadêmica desde o seu início. Isso poderá ocorrer durante o curso de qualquer disciplina, não apenas nas disciplinas que exigem um trabalho específico de pesquisa. Entretanto, quando um acadêmico irá elaborar um projeto de pesquisa ou de Iniciação Científica, deve observar alguns requisitos para evitar erro no processo e obter maior eficácia no trabalho. Sobre os requisitos para se elaborar um projeto de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Deve ser ressaltado o problema a ser pesquisado no assunto de interesse, sem um problema claro não há pesquisa.
	
	b) A ideia da pesquisa pode surgir do interesse do aluno sobre um tema, pode ser de diversas áreas, como a social, política, econômica, ambiental, entre outras.
	
	c) O aluno deve elaborar o projeto a partir de seu próprio conhecimento do tema de interesse, evitando a leitura de outros textos sobre o tema, pois pode confundir-se e não fazer boa pesquisa.
	
	d) Deve-se sempre colocar no papel a proposta, inserindo a delimitação do tema, a problemática, justificativas, o método, os objetivos, entre outros itens.
	 
	 
	2.
	A motivação e dedicação para elaborar um projeto de pesquisa, o esforço posterior de executar a coleta de dados, a análise e discussão dos mesmos, é apenas uma parte do processo de se fazer ciência. Uma outra parte é a elaboração de um trabalho de divulgação dos resultados, que pode ser um artigo científico. Mesmo assim, ainda não terminou o processo, pois temos o desafio de submetê-lo para ser publicado em algum periódico científico. Sobre o processo de submissão de artigos científicos para revistas especializadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aceite prévio ou não do artigo dependerá de se a pesquisa está coerente com o objetivo do periódico e se está formatado de acordo com as normas da revista.
(    ) A avaliação do conteúdo da pesquisa é realizada por até três avaliadores de área, eles também verificam o nome do autor da pesquisa, para ver se as outras pesquisas dele estão coerentes com a atual.
(    ) Podem ser solicitadas alterações necessárias ao autor do artigo, caso tenha um parecer favorável, sendo que ao menos dois dos três referees precisam aprovar o trabalho.
(    ) Quanto aos periódicos científicos, podemos afirmar que precisam ter o International Standard Serial Number (ISSN), que indica a regularidade de publicação e o registro da revista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	3.
	De acordo com Lakatos e Marconi (1991), todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam esses métodos são ciências. Dessas afirmações, podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Com relação ao método científico, analise as sentenças a seguir:
I- Método é um conjunto de atividades sistemáticas e racionais.
II- Alcança conhecimentos válidos e verdadeiros.
III- Indica o caminho a ser seguido.
IV- O método precisa, indubitavelmente, ser testável e quantificável.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	4.
	Há uma classificação das Instituições de Ensino Superior que é proposta pelo Ministério da Educação e Cultura que parte da perspectiva de organização das mesmas. Podemos, deste ponto de vista, classificar as IES como Instituições Universitárias e Instituições não Universitárias. Comparando estes dois tipos de IES, podemos identificar diversas características que lhe são próprias e que esclarecem sua organização. Sobre estes dois tipos de IES, universitárias e não universitárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Universidades especializadas, como um tipo de Instituição Universitária, atua em área específica do conhecimento com excelência em seu serviço de ensino e qualificação do seu corpo docente.
(    ) Os Centros Federais de Educação Tecnológica são um tipo de Instituição Universitária que foca na formação de cunho mais técnico, oferecendo cursos especializados em educação tecnológica.
(    ) As Faculdades Integradas, um tipo de Instituição Não Universitária, possuem regimento unificado e compreendem vários cursos, sem a obrigatoriedade da pesquisa e extensão.
(    ) Uma Faculdade Isolada se diferencia das outras faculdades, pois é híbrida no quesito de ser tanto Universitária quanto Não Universitária, em termos de organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - V - V - F.
	 
	 
	5.
	As IEs são classificadas segundo suas especificidades quanto aos critérios acadêmicos, administrativos e formação. Outra característica que pode ser observada nas instituições quanto a sua finalidade e função. Sobre os aspectos que conceituam a função da mantenedora da instituição, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Pessoa jurídica que não a representa e que recebe recursos do Estado para custear os profissionais.
	
	b) Pessoa física que atende em parceria com o Estado as necessidades básicas da instituição de ensino.
	
	c) Pessoa jurídica que provê os recursos para atender ao funcionamento da instituição de ensino, representando-a legalmente.
	
	d) Pessoa física representada pela instituição de Ensino Superior para que realize a sua oferta.
	 
	 
	6.
	A divulgação da nossa pesquisa em artigos científicos é um caminho ideal para ampliar o conhecimento científico através do partilhar com a comunidade de pesquisadores em todo o mundo. Os artigos possuem certas particularidades em sua estruturação, assim também como há certos requisitos para que possam ser publicados em periódicos científicos. Sobre o artigo científico e suas particularidades, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma das diferenças que ocorrem comumente entre a estrutura de um artigo da área das ciências exatas e da área das ciências humanas, é que no primeiro elabora-se o material e métodos, e no segundo, ao invés disso, elabora-se uma fundamentação teórica.
II- As considerações finais, tal como a nota de agradecimento, são partes essenciais e imprescindíveis de qualquer modalidade de artigo científico, tal como o título, o resumo e a introdução.
III- As revistas em sua totalidade deixaram de receber artigos para submissão via e-mail, atualmente só recebem os artigos via o Open Journal System (OJS).
IV- Há rigores distintos para a publicação de artigos em revistas, no Brasil a classificação de acordo com as exigências é referenciada pela categoria Qualis, que pode ser desde Qualis C até A1.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	 
	7.
	O conhecimento científico pode ser compreendido como um saber sistematizado e ordenado em torno de uma teoria. Além disso, o conhecimento científico é considerado falível, ou seja, não é verdade absoluta ou definitiva, pois é passível de contestação e verificabilidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os conhecimentos científicos são cumulativos e indiscutíveis, tendo em vista que sua estrutura é construída por metodologias quantitativas.
	
	b) Os saberes tradicionais e a realidadecotidiana podem servir de estímulo para a realização de pesquisas e estudos científicos.
	
	c) Os principais elementos que caracterizam o conhecimento científico são a credibilidade, a confiança, a convicção e a aceitabilidade.
	
	d) As práticas cotidianas não exercem influência sobre o conhecimento científico, tendo em vista que este privilegia a indústria da inovação.
	 
	 
	8.
	Após o projeto de pesquisa elaborado, a parte de coleta dos dados, prevista no projeto, é executada. Com estes dados em mãos fazemos o seu registro de acordo com as técnicas de análise escolhidas no projeto. E damos sequência na pesquisa, até finalizarmos, o que nos conduz a necessidade de elaborar o relatório da pesquisa, que poderá ser em forma de artigo. Sobre a parte da pesquisa que deve estar presente no relatório ou artigo e que não está no projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Objetivos específicos.
	
	b) Justificativa.
	
	c) Resultados e discussão.
	
	d) Cronograma.
	 
	 
	9.
	As IEs recebem classificação de acordo com a legislação vigente no país, organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e quanto à formação. Assim, com relação à classificação acadêmico-administrativa, as instituições podem receber diferentes denominações, segundo suas especificações. Sobre as características que conceituam o centro universitário, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Constituem numa instituição pluridisciplinar com ampla produção intelectual institucionalizada e incentivo à pesquisa.
	
	b) Seria uma instituição disciplinar caracterizada pela formação de profissionais, segundo as áreas do conhecimento.
	
	c) Estrutura uma instituição pluricultural que estimula o intercâmbio dos estudantes com objetivo na pesquisa universitária.
	
	d) Consiste numa instituição pluricurricular, que perpassa uma ou mais áreas do conhecimento, e não atende à pesquisa institucionalizada.
	 
	 
	10.
	O artigo científico, para chegar em seu estágio final, divulgado em alguma revista especializada, precisa passar por um processo bem detalhado e minucioso, que exige atenção do pesquisador. Barrass (1979 apud EBERT; POSSAMAI; SIMON, 2017) sugere que existem alguns itens específicos que devem ser observados na própria escrita do artigo para que este seja aceito e seja divulgado. Todas as alternativas a seguir contemplam algum destes itens referidos anteriormente, EXCETO: 
FONTE: EBERT, Luis A.; POSSAMAI, Cleide T. N.; SIMON, Vanessa S. P. Perspectivas Profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
	
	a) Adaptabilidade.
	
	b) Referência fiel às fontes.
	
	c) Parcial e prolixo.
	
	d) Linguagem acessível ao público.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Continue navegando