Buscar

lista de exercícios_2020 2

Prévia do material em texto

1º Bimestre
	Semestre: 
	Turma:
	Data: 
	Disciplina: Farmacologia 
	
	Professora:
	
	Aluno(a):
Exercício de fixação 
Questão 1
Uma senhora de 70 anos deu entrada na emergência do hospital de seu município com o seguinte quadro: hipovolemia, arritmias, sudorese, náusea, agitação e confusão mental. A realização de alguns exames hematológicos e bioquímicos apontou proteinúria, inibição dos fatores VII, IX e X da coagulação, acidose metabólica, entre outros achados. Ao ser questionada sobre o ocorrido, a responsável pela senhora informou que a mesma apresentava humor deprimido há cerca de um mês e que poderia ter sido uma tentativa de suicídio ao ingerir uma quantidade grande de comprimidos de ácido acetilsalicílico (AAS). Explique como, através dos conhecimentos das propriedades farmacocinéticas, tratar a superdosagem de AAS.
· É administrado carvão ativado o mais rápido possível, visto que reduz a absorção de aspirina. Em caso de intoxicação moderada ou grave, são administrados líquidos contendo bicarbonato de sódio por via intravenosa. É adicionado potássio ao líquido, a menos que exista dano renal. Essa mistura desloca o ácido acetilsalicílico da circulação sanguínea para a urina. Se o estado de saúde da pessoa piorar apesar de outros tratamentos, a hemodiálise (que coloca um rim artificial [dialisador] para filtrar os venenos) pode remover a aspirina, outros salicilatos e ácidos do sangue. Os outros sintomas, tais como febre ou convulsões, são tratados conforme necessário.
Questão 2
Paciente de 78 anos, com febre de início súbito (maior que 38,5°C) e artrite intensa de início agudo, quadro não explicado por outras condições, sendo residente em área endêmica. Foram feitos alguns exames laboratoriais, como isolamento viral, PCR, presença de IgM (coletado durante a fase aguda ou de convalescença), creatinina (1,5 mg/dl). O paciente foi diagnosticado com Chikungunya. Por relatar dor refratária à dipirona e ao paracetamol, foi indicada a utilização da codeína 30 mg a cada 4 horas (posologia usualmente utilizada do fármaco). Após três dias de utilização do medicamento, o paciente deu entrada no Pronto Socorro com depressão respiratória (característica de superdosagem). Com base nos parâmetros farmacocinéticos, indique e justifique o que pode ter levado ao aumento da ação do fármaco no organismo e o que poderia ter sido feito para evitar o surgimento do quadro clínico.
Características farmacocinéticas:
A codeína liga-se fracamente às proteínas plasmáticas; possui meia vida de 2,5 a 4 horas; cerca de 10% da dose é desmetilada para morfina no fígado; a eliminação primária é essencialmente renal (5 - 15%), sendo que cerca de 10% são excretadas sem modificação.
O início da ação analgésica por via oral ocorre entre 30 a 45 minutos e a duração da ação analgésica é de 4 horas. O pico do efeito analgésico é obtido entre 60 a 120 minutos.
· Pacientes idosos são mais susceptíveis a efeitos de depressão respiratória, pois seu metabolismo e eliminação são mais lentos. Para estes pacientes são recomendadas baixas doses ou longo intervalo entre as doses. Pacientes idosos geralmente com hipertrofia ou obstrução prostática e enfraquecimento da função renal, apresentam retenção urinária quando fazem uso de analgésico opioide. 
Questão 3
Explique a relação entre volume de distribuição e ligação a proteínas plasmáticas.
· O volume aparente de distribuição reflete um equilíbrio entre a droga nos tecidos, que diminui a sua concentração plasmática e torna o volume aparentemente maior, e a sua ligação às proteínas plasmáticas, que aumenta a concentração plasmática e torna o volume aparente menor.
· In
Questão 4
Explique como a indução/inibição enzimática pode afetar a biodisponibilidade e resposta terapêutica.
· Aumenta a depuração hepática da droga; Diminui a meia-vida sérica da droga; Diminui as concentrações séricas da droga livre e total; Diminui os efeitos farmacológicos se os metabólitos forem inativos.
Questão 5
Explique como a presença de alimentos no estômago pode afetar a biodisponibilidade.
· Paralelamente, o nutriente pode influenciar na biodisponibilidade do fármaco por meio da modificação do pH do conteúdo gastrintestinal, esvaziamento gástrico, aumento do trânsito intestinal, competição por sítios de absorção, fluxo sanguíneo esplâncnico e ligação direta do fármaco com componentes dos alimentos.
Questão 6
Complete a figura abaixo:
Concentração plasmática
Tempo
CONCENTRAÇÃO Max P/ EFEITOS ADVERSOS
PICO
JANELA TERAUPEUTICA
INTENSIDADE
CONCENTRAÇÃO MINIMA P/ EFEITOS DESEJAVEIS
Inicio de ação
INICIO DO EFEITO
Questão 8:
São características da ação específica dos fármacos: 
a) Necessita de uma ligação com os receptores; 
b) Não decorre de interação com receptor; 
c) Resulta de propriedades físico-químicas; 
d) Todas estão corretas.
Questão 9:
Qual das seguintes características dos fármacos facilita o seu transporte através das membranas biológicas? 
a) fármaco não ionizado 
b) fármaco de grande tamanho molecular
c) fármaco ionizado
d) fármaco hidrofílico.

Continue navegando