Buscar

APOL Objetiva 1 - CONTEÚDOS, TENDÊNCIAS E METODOLOGIAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
"A partir da nova orientação sobre a educação infantil, que inclui as crianças com necessidades especiais e da atual definição de educação especial como modalidade de ensino, o MEC elaborou o RCNEI abordando, também, as estratégias e orientações para a educação desses indivíduos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 38.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre o papel da RCNEI no ensino, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	É um documento elaborado por meio da discussão dos educadores infantis de cada instituição de ensino.
	
	B
	Inicialmente foi organizado para servir de embasamento do trabalho pedagógico do ensino fundamental.
	
	C
	Observa a individualidade de cada criança e a diversidade cultural do país.
Questão 2/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
“[...] cabe aos profissionais da educação infantil, da creche e da pré-escola refletir sobre suas ações com as crianças, ao lidar com toda a diversidade social, cultural e econômica expressa nas interações dos pequenos no espaço escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 73.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, o educador tem a função de auxiliar a criança a identificar suas próprias atividades na construção de quais ações? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ações morais e dependentes.
	
	B
	Ações autônomas e dignas.
Você acertou!
Questão 3/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
“A autonomia será um ponto essencial a ser conquistado pelo futuro professor de educação infantil ao elaborar sua proposta pedagógica na instituição em que atuará”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 57.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre os fundamentos norteadores relacionados aos princípios éticos da autonomia, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	São: responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum.
Você acertou!
-
Questão 4/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
“[...] ao iniciar uma atividade educativa, você pode propiciar momentos de troca, de interação, estimulando a reflexão sobre os saberes e as ideias entre as crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 80.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que descreve corretamente a quem compete a função social primordial de ensinar:
Nota: 0.0
	
	A
	Compete à família.
	
	B
	Compete à sociedade.
	
	C
	Compete à escola.
Questão 5/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia a passagem de texto:
“Os esfíncteres, musculatura que controla as funções fisiológicas de excreção, requerem certos níveis de amadurecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 103.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre os aspectos que influenciam o controle dos esfíncteres e a retirada das fraldas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Depende exclusivamente de aspectos biológicos.
	
	B
	Depende de aspectos biológicos, afetivos, emocionais e sociais.
Você acertou!
Questão 6/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o extrato de texto: 
“A rotina também cumpre o papel de desenvolver limites na infância, pois é por meio dela que os pequenos percebem o ambiente e as sucessões de acontecimentos que envolvem o seu cotidiano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 88.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre rotinas na educação infantil, de que forma podemos conhecer as opções de rotinas em centros de educação infantil? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Por meio dos projetos pedagógicos.
	
	B
	Por meio dos projetos político-pedagógicos.
	
	C
	Por meio dos planejamentos pedagógicos e no contato com profissionais da área.
Você acertou!
Questão 7/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
De acordo com o art. 227 da Constituição Federal do Brasil: '[...] assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito a vida, à saúde, a alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar comunitária'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 22.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a responsabilidade da educação de crianças pequenas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A responsabilidade da a educação das crianças pequenas é da creche e da pré-escola.
	
	B
	A responsabilidade da educação das crianças é exclusividade da família.
	
	C
	A responsabilidade da educação das crianças é exclusividade do Estado.
	
	D
	A responsabilidade da educação de crianças pequenas é da família e do Estado.
Você acertou!
Questão 8/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia a passagem de texto:
"[...] é necessário observá-la e estimulá-la a usar o penico ou o vaso sanitário – que deve ser do tamanho adequado -, perguntar se ela esta com vontade de ir ao banheiro, acompanha-la e ajuda-la com as roupas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 104.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a idade certa para estimular as crianças a deixarem as fraldas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	12 a 18 meses.
	
	B
	16 a 20 meses.
	
	C
	22 a 24 meses.
	
	D
	25 a 27 meses.
	
	E
	Depende do desenvolvimento da criança.
Você acertou!
Questão 9/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto:
“Pensar sobre cuidado, nessa concepção de integração às atividades educativas, é entender o cuidar com uma significação emocional, exigindo do profissional habilidades para as relações interpessoais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 71.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que descreve corretamente a dimensão do termo cuidar na primeira infância:
Nota: 0.0
	
	A
	Cuidado
implica cuidar do outro e do conhecimento em alguns aspectos.
	
	B
	Parte de um programa da formação consiste na educação informal da sociedade.
	
	C
	Distancia os componentes morais, cognitivos e sociais, inseridos em um contexto extracultural.
	
	D
	Destaca a irrelevância da atuação profissional na educação infantil.
	
	E
	A ação dos professores deve ser pensada de modo integrado.
Questão 10/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o excerto de texto:
“A Constituição de 1988 foi um grande avanço no que diz respeito à educação pré-escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: RAU, M. C. T. D. Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 44.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre as mudanças aplicadas na educação infantil pela Constituição brasileira de 1988, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O direito da criança passa a ser um dever da família.
	
	B
	A concepção de infância considera a criança um ser indefeso, compatível a educação compensatória
	
	C
	A educação infantil passou a ser subordinada a área da educação, o que representou um significativo avanço na superação de seu aspecto assistencialista.
Você acertou!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais