Buscar

avaliação de Estado e políticas públicas

Prévia do material em texto

1. As manifestações políticas ocorridas no Brasil no dia 15 de março de 2015 tinham por pauta o fim da corrupção na política. Dias depois, a Operação Zelotes, deflagrada pela Polícia Federal, desvendou um grande esquema de sonegação fiscal de empresas brasileiras junto à Receita Federal. A partir dessa afirmação, é possível dizer que:
Alternativas:
· A corrupção é externa ao Estado e as empresas é que o corrompem.
· A corrupção se instalou no Estado brasileiro devido a práticas empresariais.
· A corrupção está na formação do Estado brasileiro e desdobra-se em outras esferas da sociedade.
checkCORRETO
· A corrupção é um problema apenas do Estado.
· A corrupção é um fenômeno da atualidade do Estado brasileiro.
Resolução comentada:
A corrupção é um dos elementos da formação do Estado brasileiro, constituído por práticas como o coronelismo e o patrimonialismo. Por tal, a corrupção estendeu-se para outras esferas da sociedade, como a economia e a vida social, atingindo as relações sociais, cunhando expressões como “jeitinho brasileiro” ou a famosa “Lei de Gerson”, na qual sempre tem quem quer levar vantagem. A Operação Zelotes deflagra isso, mostrando que a corrupção está presente em diversas esferas da sociedade brasileira e não apenas no Estado.
Código da questão: 42184
2) A Lei Federal nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, tornou obrigatória a introdução da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio. A partir do debate sobre multiculturalismo, é possível dizer que o objetivo dessa ação é:
Alternativas:
· Afirmar a presença da diversidade na formação social brasileira, produzindo discriminação. 
· Produzir a diferenciação e consequente discriminação.  
· Entender a raiz multicultural e reduzir a discriminação racial e étnica.
checkCORRETO
· Produzir a diferenciação com vistas a reduzir a discriminação.
· Produzir a diferenciação sem produzir igualdade. 
Resolução comentada:
A introdução dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio tem por objetivo afirmar a presença da diversidade cultural, racial e étnica na formação social brasileira, de forma a gerar conhecimento sobre o tema, compreendendo a raiz multicultural da formação social brasileira, promovendo assim a redução da discriminação e o preconceito, pelo entendimento da formação do povo brasileiro.
Código da questão: 42183
3) “O neoliberalismo compreende a liberação crescente e generalizada das atividades econômicas, englobando produção, distribuição, troca e consumo. Funda-se no reconhecimento da primazia das liberdades relativas às atividades econômicas como pré-requisito e fundamento da organização e funcionamento das mais diversas formas de sociabilidade, compreendendo não só as empresas, corporações e conglomerados, mas também as mais diferentes instituições sociais. [...] O poder estatal é liberado de todo e qualquer empreendimento econômico ou social que possa interessar ao capital privado nacional e transnacional. Trata-se de criar o ‘Estado mínimo’, que apenas estabelece e fiscaliza as regras do jogo econômico, mas não joga”. (Octavio Ianni, Globalização e neoliberalismo. São Paulo em Perspectiva. v.12, n.2, p.27-32, 1998, p.28)
Partindo desse pressuposto, é possível dizer que:
I. O neoliberalismo cria condições para a globalização.
II. A expansão do neoliberalismo é fundamental para a afirmação do capital global e a constituição de uma classe de capitalistas globais.
III. O neoliberalismo atua tanto em caráter político como econômico, permitindo, através da regulação (ou ausência de) estatal, a expansão dos mercados.
Estão CORRETAS as afirmações:
Alternativas:
· Todas as afirmações estão corretas.
checkCORRETO
· I e II.
· II e III.
· Somente a I.
· I e III.
Resolução comentada:
Todas as afirmações estão corretas, visto que o neoliberalismo, através de sua atuação estatal, permite a expansão dos mercados, constituindo condições favoráveis para a construção de uma classe de capitalistas globais, o que é permitido pela globalização, que consegue desenvolver-se dada as condições geradas pelo neoliberalismo.
Código da questão: 42163
4) É possível dizer que as políticas de ação afirmativa para não brancos (negros e indígenas) para acesso a universidades e empregos públicos implantadas no Brasil são caminhos para a realização do ideal do multiculturalismo? Porque?
I. Sim, porque elas permitem a produção da igualdade pela afirmação da diferença e da diversidade, reduzindo discriminações históricas.
II. Sim, porque elas questionam a existência de uma única raça e uma única cultura.
III. Não, porque elas promovem a discriminação.
IV. Sim, porque elas consideram que a nação brasileira é constituída por várias culturas e raças.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas:
· II e IV.
· I e II.
· I, II e IV. 
checkCORRETO
· Apenas a III.
· I e IV.
Resolução comentada:
As políticas de ação afirmativa são experiências de multiculturalismo, porque questionam a existência de uma única raça e uma única cultura, afirmando a existência de várias culturas e raças e de suas diferenças. Essas afirmações são importantes para marcar a diversidade cultural, a qual é essencial para a produção da igualdade. Em contextos multiculturais, a produção da igualdade – acessos iguais a todos os direitos – deve ser feita pela consideração e respeito as diversidades culturais. No caso brasileiro, considerando o multiculturalismo e a discriminação histórica com os não brancos, as políticas de ação afirmativa tornam-se essenciais para a realização do ideal multiculturalista.
Código da questão: 42182
5)
Cultura pode ser definida, em termos antropológicos, como as formas de ser e viver de um grupo ou de uma sociedade, as quais compreendem as suas crenças, ideias, costumes e valores, conformando uma identidade cultural. Partindo desse pressuposto, podemos definir multiculturalismo como:
Alternativas:
· O reconhecimento da existência de diversas culturas em diversos territórios, sem a afirmação das diferentes identidades culturais.
· O conjunto integrado de diversas culturas em uma única cultura.
· O reconhecimento da existência de diversas culturas em diversos territórios, sem a afirmação das diferentes identidades culturais.
· O reconhecimento da (co)existência de diversas culturas em um mesmo território ou localidade, representando a diversidade étnica e racial e a afirmação de diferentes identidades culturais.
checkCORRETO
· A negação da (co)existência da diversidade cultural em um mesmo território e, consequentemente, das identidades culturais.
Resolução comentada:
O multiculturalismo pode ser definido como o reconhecimento não apenas da existência de diversas culturas em um mesmo território, mas da coexistência entre elas, o que implica em respeito a diversidade cultural, étnica e racial, e a afirmação das identidades culturais, por meio da liberdade de exercício de ritos, manifestações, mobilização de símbolos, entre outras ações representativas da manifestação da identidade cultural.
Código da questão: 42165
6) Milton Santos, importante teórico da globalização, em seu livro A Natureza do Espaço (São Paulo: EDUSP, 2006) afirma que a globalização e a expansão do sistema capitalista tendem a universalizar as técnicas de produção e informação.
Partindo desse pressupossto, é possível dizer que:
I. A tendência à universalização das tecnologias de informação e comunicação implicam padronização dos comportamentos ao redor do globo.
II. A tendência à universalização das tecnologias de informação e comunicação provocam, inevitavelmente, a afirmação das culturas locais.  
III.  O avanço das tecnologias de informação e comunicação e sua universalização pelo território global são inevitáveis.
IV. O avanço das tecnologias de informação e comunicação e sua universalização pelo território global não implicam universalização dos comportamentos.
Estão CORRETAS somente as afirmações:
Alternativas:
· I, II e IV.
· II e IV.
1. II e III.
1. II, III e IV.
1. I e III.
checkCORRETO
Resoluçãocomentada:
Segundo a afirmação de Milton Santos, o avanço das tecnologias de informação e comunicação e sua universalização pelo território global é inevitável, o que resulta em uma padronização dos comportamentos ao redor do território global, dado a expansão de uma dada cultura hegemônica, a cultura ocidental capitalista.
Código da questão: 42162
7)Pequim, 03/05/2014.  “Após três décadas de crescimento econômico vertiginoso, a desigualdade de renda na China ultrapassou a dos Estados Unidos e está entre as maiores do mundo – junto com a do Brasil. [...]Pelo estudo da universidade norte-americana, o Gini chinês atual é de 0,55. Em 1980, quando o país começava sua abertura econômica, o índice era de 0,3”.
Fonte: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/05/1448922-china-ultrapassa-os-eua-no-quesito-desigualdade-segundo-estudo.shtml>. Acesso em 23. Ago. 2015.
A abertura econômica chinesa implicou na introdução do modo de produção capitalista, de suas relações de produção e de classe. Analisando a notícia acima e essa afirmação, é possível dizer:
Alternativas:
· O aumento da desigualdade de renda na China pode ser creditado mais a manutenção do Estado comunista do que ao desenvolvimento do capitalismo em território chinês.
· O índice de Gini chinês aumentou após a introdução do modo de produção capitalista, o que indica que o capitalismo e a globalização são, inerentemente, produtores de desigualdade.
checkCORRETO
· Não existe relação entre aumento da desigualdade e introdução do modo de produção capitalista na China;
· O aumento do índice de Gini, que mede a desigualdade de renda, independe do processo de globalização e de seus efeitos;
· A globalização provocou efeitos positivos na sociedade chinesa;
Resolução comentada:
O modo de produção capitalista, por si só, é produtor de desigualdades, dado que concentra nas mãos de poucos os recursos produtivos e os produtos oriundos dessa produção. Quando associado ao processo de globalização, que tem por objetivo expandir a atuação do capitalismo territorialmente, ele provoca aumento dos níveis de desigualdades em países nos quais, antes da adoção do modo de produção capitalista, esses níveis eram mantidos baixos, como no caso chinês.
Código da questão: 42161
8)Tomando por base o conceito de Jean Baudrillard, qual a definição de massa?
Alternativas:
· Amontoado social que absorve o social e o político, neutralizando-os, sem homogeneidade e características identitárias.
checkCORRETO
· Amontoado social sem identidade social, mas com identidade política.
· Todo social cuja base política é fundamental para a constituição de uma identidade comum.
· Todo social que se move por meio de uma identidade comum.
· Todo social no qual o social e o político se distinguem.
Resolução comentada:
A massa é entendida como um contingente heterogêneo no qual diversos indivíduos, sem distinção identitária, absorvem o todo social e político, tornando-os nulo, sem crítica ou ação.
Código da questão: 42173
9)A igualdade considerada a _______ de tratamento diferenciado é uma construção social em constante ________, pois as sociedades são constituídas sobre _________ de classe, de raça, de etnia que se tornam critérios de hierarquização. Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem as lacunas da frase anterior.
Alternativas:
· Ausência, consenso, diferenças.  
· Presença, disputa, homogeneidades.
· Ausência, consenso, homogeneidades.  
· Ausência, disputa, diferenças.  
checkCORRETO
· Presença, disputa, diferenças.  
Resolução comentada:
A ausência de tratamento diferenciado, como pressupõe a noção de igualdade, é uma construção social e encontra-se constantemente em disputa, visto que a sociedade é constituída de diferenças de diversos tipos, as quais constituem barreiras para a construção da igualdade.
Código da questão: 42189
10)“No nosso texto constitucional vigente, encontramos vários preceitos de discriminação positiva, tais como no art.7º, XX , art.145, § 1º, art. 170, IX, art. 179, bem como encontramos também, em leis infraconstitucionais, como por exemplo no Código do Consumidor, na lei eleitoral e outras. O princípio da igualdade, assim, no nosso texto constitucional não se resume apenas ao aspecto formal, isto é, que vede qualquer criação de tratamento diferenciado ou privilégios dirigidos a determinados grupos que se encontrem em condições muitas vezes indignas. Tal princípio tem em si incorporada a concepção da igualdade material, visando esta ao acolhimento da adoção de medidas de discriminação positiva dirigidas a tornar a igualdade fática e real, de modo a que sejam plenamente alcançados os objetivos consignados no art.3º da Constituição Federal”. (NICZ, Alvacir Alfredo. O Princípio da Igualdade e sua significação no estado democrático de direito. Âmbito Jurídico. Disponível em < http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8420>. Acesso em 22 set. 2016).
Lei o texto acima e responda. É possível dizer que a Constituição Federal brasileira considera:
I. O Brasil um país multicultural, mas não desigual.
II. Que a discriminação cultural promove desigualdade no acesso a bens materiais.
III. O Brasil um país multicultural e desigual, sendo necessárias medidas para a promoção da igualdade.  
IV. Que a discriminação cultural não resulta em desigualdade no acesso a bens materiais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas:
· I e IV.
· II e IV.
· II e III. 
checkCORRETO
· I e III.
· Apenas II.
Resolução comentada:
O texto constitucional assume que é preciso políticas, no caso de discriminação positiva, que promovam o respeito a diferença, existente em nossa formação, dada a diversidade cultural. Também assume que essas diferenças foram por muito tempo negligenciadas, ou mesmo discriminadas, o que promoveu acesso desigual a bens materiais, resultando em uma grande desigualdade econômica e social. 
Código da questão: 42193

Continue navegando