Buscar

Perguntas de Revisão Neurofisiologia da Cognição e do Comportamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão Neurofisiologia
1. Defina quais são as funções corticais ou cognitivas específicas de cada região do córtex cerebral:
Occipital: processamento da visão;
Parietal: processamento da organização espacial, córtex somatossensorial e tato;
Temporal: processamento da memória (consolidação), da compreensão da linguagem, das emoções, da audição;
Frontal: córtex motor (função voluntária), consciência da articulação da fala (função motora), atenção, raciocínio, inteligência, abstração, pensamento; julgamento;
Pré-frontal: funções executivas
2. O que é plasticidade neural? Relacione com a aprendizagem.
A plasticidade neural é a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões sinápticas entre os neurônios a partir da experiência e do comportamento do indivíduo. É natural e essencial para o aprendizado, para o desenvolvimento das funções neuropsicológicas e motoras do indivíduo. Assim, é possível continuar a estimular o indivíduo, seja por meio de psicoterapia, de exercícios específicos e de treinamentos, de maneira que quanto maior a quantidade de estímulos, melhor será o nível de funcionamento.
3. O que é neurotransmissão excitatória e neurotransmissão inibitória?
São sinapses por meio das quais os impulsos nervosos são conduzidos de um neurônio a outro ou de um neurônio a uma célula. A excitatória é aquela que resulta em um novo impulso nervoso. A transmissão inibitória é aquela que impede a passagem de impulsos subsequentes. Quimicamente, a diferença é que as sinapses excitatórias aumentam a permeabilidade da membrana a todos os íons, incluindo sódio, potássio e cloreto. Já a sinapse inibitória aumenta a permeabilidade da membrana pós-sináptica somente aos íons cloreto e potássio, ocorrendo influxo de íons sódio. Essa diferença química resulta na atuação diferente dos neurotransmissores, controlando a condução de impulsos nervosos.
4. Quais os neurotransmissores envolvidos na neurotransmissão excitatória e inibitória?
Excitatórios: acetilcolina, aspartato, dopamina, noradrenalina e histamina
Inibitórios: ácido gama-aminobutírico (GABA), glicina, dopamina e serotonina.
5. Qual a região encefálica envolvida no processo cognitivo?
6. O que é processo controlado e processo automático? Quais as regiões cerebrais envolvidas?
Processos atencionais automáticos (ser pego por algum estímulo sem intenção, ou, por aprendizagem selecionar um estímulo em vez de outro) e os controlados (escolher um estímulo de acordo com sua vontade).
7. Qual a relação entre memória e aprendizagem?
A memória e aprendizagem estão extremamente relacionadas, sendo processos complementares. Sem memória não existiria aprendizagem, e os processos estariam sempre a iniciar-se, não seriam possíveis a fixação e a invocação do que foi aprendido quando bem quiséssemos.
8. Onde é processada a memória imediata?
Memoria imediata ou de curto prazo é limitada em tamanho e duração. Consiste na faculdade de guardar uma informação na memória durante em média alguns minutos, e de poder recuperá-la durante esse intervalo. É processada principalmente no córtex pré-frontal.
9. O que é memória de trabalho e onde é processada?
Refere-se ao arquivamento temporário da informação para que várias tarefas cognitivas sejam executadas. Gerencia a organização, a reorganização e o reagrupamento de um fluxo de informações (ex: leitura, cálculo) tendo assim fraca capacidade de estocagem. É processada principalmente pelo córtex frontal, córtex parietal, córtex cingular anterior e partes do gânglio basal.
10. Descreva características da demência de Alzheimer e quais as regiões cerebrais afetadas neste tipo de demência.
Cognição: dificuldade em pensar e compreender, confusão mental, delírio, desorientação, esquecimento, invenção de coisas, dificuldade de concentração, incapacidade de reconhecer coisas, perda de memória recente;
Comportamento: agitação, agressão, inquietação, irritabilidade, mudanças de personalidade, repetição sem sentido das próprias palavras, dificuldade de exercer funções do dia a dia;
Psicológicos: Alucinação, depressão ou paranoia;
Musculares: contrações musculares rítmicas ou incapacidade de coordenar movimentos musculares;
Com a doença, o córtex cerebral encolhe, danificando as áreas das memórias, pensamento e planeamento. O encolhimento do córtex cerebral é especialmente grave na zona do hipocampo, uma área que desempenha um papel fundamental na formação de novas memórias. Os ventrículos (espaços cheios de líquido no interior do cérebro) têm tendência a aumentar.
11. Por que o paciente com Alzheimer tem dificuldade com aprendizagens novas?
Pelo comprometimento de sua memória, principalmente a de curto prazo. Não havendo funcionamento da memória de curto prazo, consequentemente não há aquisição de novas aprendizagens.
12. Descreva o que são funções executivas, qual sua importância e qual a região cerebral que as processa:
As funções executivas são as habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações. Processadas no córtex pré-frontal, são elas: resolução de problemas, organização de ideias, flexibilidade cognitiva, motivação, planejamento, fluência verbal e não verbal, categorização, tomada de decisão, controle inibitório, regulação emocional, e memória de trabalho ou operacional.
13. Quais as diferenças entre o processamento do hemisfério direito e do hemisfério esquerdo?
O hemisfério esquerdo é denominado verbal por processar representações verbais e escritas, sendo responsável pelo comportamento lógico, detalhado, cauteloso, organizado. Enquanto que o hemisfério direito, designado visual, seu processamento é mais relacionado a imagens e símbolos, sendo então onde residem a criatividade, a intuição e as habilidades artísticas.
14. Quais as regiões cerebrais envolvidas no processo de articulação da fala e da compreensão da linguagem?
A área auditiva do córtex cerebral, no lobo temporal, áreas da linguagem (área de Wernicke e área de Broca), porção inferior do lobo temporal, lobo parietal, áreas de controle motor e as responsáveis pela memória.
15. O que são as afasias?
Transtornos neurológicos ocorridos por lesões nas áreas de linguagem, de Broca ou Wernicke, que podem resultar na dificuldade da compreensão do que é escutado e de expressar-se verbalmente.
16. O que é a afasia de Broca e a afasia de Wernicke?
Afasia de Broca é um transtorno neurológico caracterizado pela dificuldade em se expressar verbalmente, porém com a compreensão preservada. Já a afasia de Wernicke é uma alteração na linguagem oral e escrita, tornando a comunicação sem muita precisão. 
17. Explique quais são as regiões encefálicas que processam a atenção e qual a importância de cada uma delas no processo da atenção:
As estruturas da parte superior do tronco encefálico e a formação reticular seriam as responsáveis pela manutenção do tronco cortical de vigilância e manifestação da reação de alerta geral, enquanto o córtex límbico e a região frontal estariam relacionados ao reconhecimento seletivo de um determinado estimulo, inibindo respostas e estímulos irrelevantes.
18. Quais são as perdas neurais no TDAH?
A principal região afetada é o Sistema Atencional Anterior (composto por áreas na região frontal, os gânglios da base e o corpo estriado); a segunda região alterada é o Sistema Atencional Posterior (composto pelo tálamo e lobo parietal), cujo neurotransmissor relevante é a norepinefrina.
19. Qual a função do locus ceruleus no processo da atenção e onde está localizado?
É importante núcleo da função reticular, localizado na porção superior da ponte e inferior do mesencéfalo, na altura do colículo inferior. Representa um dos núcleos do Sistema Ativador Reticular Ascendente (SARA). Seus axônios projetam-se para diferentes áreas corticais e representam umas das fontes mais importantes de noradrenalina para o córtex cerebral. O dano axonal do locus ceruleus está relacionado à prejuízo na atenção seletiva.

Outros materiais